Arquivo da categoria: Mais Notícias…

Frei Hugo Fragoso celebra sua páscoa definitiva

frhugo

No dia em que a Igreja celebra a memória de todos os fiéis falecidos, Frei Hugo Fragoso Batista celebrou sua páscoa definitiva, por volta das 20h na enfermaria do Convento São Francisco em Salvador, na presença de seus confrades.

Frei Hugo Fragoso nasceu aos 16 de julho de 1926 na cidade de Teixeira no sertão paraibano. Filho de José Fragoso e Maria José, foi o quarto filho de sete irmãos.  De 1939 a 1941 estudou o curso ginasial no Colégio Seráfico de São Pedro Gonçalves em João Pessoa – PB, seguindo logo após, de 1942 a 1944, para o curso clássico em Lagoa seca – PB. Ingressou no noviciado em 1945, em Olinda– PE, e, por costume das Ordens Religiosas trocou o nome de batismo (Luis) para Hugo. Emitiu os primeiros votos em 1946, os votos solenes em 1949, e foi ordenado presbítero em 1951, seguindo logo depois para Roma, onde morou até 1956 e doutorou-se em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Antoniano.

Frei Hugo ensinou na Faculdade Franciscana de Teologia em salvador de 1956 a 1967. Lecionou também História da Igreja no instituto Teológico do Recife (ITER), do qual foi membro cofundador. Retornou à capital baiana, onde ensinou História da Igreja, na Universidade Católica de Salvador de 1970 a 1991.  Foi Professor visitante do Instituto de Teologia de Ilhéus –BA e de Fortaleza – CE. Fez Parte da Comissão de Estudos da História da Igreja da América Latina (CEHILA), cujo objetivo era proceder a uma releitura e reelaboração da História da Igreja a partir do povo, dos indígenas e do excluído. Em 2003 publicou o livro São Francisco do Paraguaçu – Uma História sepultada sob Ruínas, além de uma série de monografias sobre a História do Brasil e da Ordem Franciscana.

Prestou o serviço de assistência espiritual as Fraternidades de OFS do Convento de São Francisco e da Pequena Família Francisca (PFF) em Salvador até quando, impossibilitado pela idade e saúde frágil, recolheu-se à Enfermaria do Convento de São Francisco na capital baiana, vindo a falecer na noite de ontem. A Missa de Corpo presente será celebrada hoje, dia 03/11/2016, às 15h, seguido do Sepultamento.

Uma nova forma de inserção: um caminho de solidariedade

wiliames

Frei Willames da fraternidade São Francisco de Assis de São Salvador da Bahia, está a quase um ano inserido no meio dos esportes por meio da arte e filosofia do Karatê, tendo assim seus treinos na Academia Sinai Karatê Clube com o professor Hamilton Faria (Dono da academia).

Hoje é portador da faixa amarela (segunda faixa). Nesta Academia o professor preocupa-se muito em incutir nos jovens atletas os valores e virtudes presente nos fundamentos do Karatê: Esforçar-se para formação do caráter; Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão; Criar o intuito de esforço; Respeitar acima de tudo; Conter o espírito de agressão.

Além do mais, são também apresentados nas aulas os valores cristãos. Com tudo isso, o professor Hamilton teve o anseio de fazer o dia das crianças de algumas se tornar especial. Idealizou um pequeno festival e logo Frei Willames e seus companheiros aderiram ao desejo do professor tornando seu desejo também: ajudar ao próximo, pois se temos algo, é sinal que Deus nos deu forças para tê-lo, é sinal de partilha.

E ocorreu no ultimo dia 09 de outubro, um domingo, a apresentação dos seguintes seguimentos: Karatê, Muay thai, Boxe, com o intuito de arrecadar doações de roupas, brinquedos e alimentos para duas instituições: Hospital Martagão Gesteira, que trata de crianças com câncer, e o Abrigo Tia Conça, que acolhe crianças com o vírus do HIV.

Graças a Deus as pessoas foram muito generosas e acolheram a campanha, e as doações serão organizadas e entregues nos dias que se seguem. Uma experiência rica e diferente ao mesmo tempo de se inserir na vida do povo de Deus e de trabalhar junto com outras expressões cristãs, pois seu Professor é cristão da Igreja Batista.

presentes

 

Mensagem do Ministro Provincial para a Festa de São Francisco

Nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis, Rogai por Nós!

saofranciscoPrezados Irmãos da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.

O Senhor vos dê a Paz!

Alegremo-nos com mais uma festa de São Francisco, este Santo que continua vivo e presente em nossas vidas pessoais, na vida das fraternidades e em nossas pastorais paroquiais e frentes missionárias.

Neste dia em que a Ordem Franciscana com todo empenho comemora esta data festiva, que haja uma comunhão de pensamentos, palavras, orações e ações, em prol do nosso carisma, que é, servir aos pobres, de modo especial os abandonados de suas famílias e os renegados da sociedade.

O jovem Francisco, certa vez, na Igreja de São Damião, o Crucifixo lhe disse: “Francisco, restaura minha Igreja! Porque ela está em ruínas”.

Vamos dizer nós, hoje, a São Francisco: Restaura a Igreja, nossa Ordem, nossas fraternidades, nossas famílias, nossas comunidades, nossas cidades, os governantes, o povo que sofre, nosso Brasil e o mundo todo que passa por sérios problemas.

São Francisco, nos ajude, para que vejamos um Novo Céu e uma Nova Terra entre nós.

O belíssimo louvor de São Francisco a Deus corresponde ao sentido de que ele dá sua vida por amor ao Evangelho, aos pobres e louva a Deus por meio de suas criaturas. A humanidade toda deve encontrar motivos todos os dias para louvar a Deus.

Boas Festas e Viva nosso Pai São Francisco!

 

Frei João Amilton dos Santos, OFM
Ministro Provincial da Província de Santo Antônio do Brasil

Assembleia reúne Frades Menores do Brasil

Cfmb_220916g

No período de 20 a 23 de setembro, em Rondinha, na cidade de Campo Largo–PR, ocorreu a Assembleia Ampliada da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil (CFMB). Nesta Assembleia estiveram presentes todas as Entidades do Brasil, entre elas, a Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil.

Representaram a nossa Província: Frei João Amilton dos Santos – Ministro Povincial; Frei Sérgio Moura Rodrigues – Moderador da Formação Permanente; Frei Rogério Rodrigues – Secretário Provincial para a Formação e os Estudos; Frei Gilmar Nascimento da Silva – Secretário Provincial para Evangelização e Missão; e Frei Pedro Júnior Freitas – Coordenador Provincial do Serviço de Animação Vocacional.

No dia 20, às 07:00h, foi celebrada a Eucaristia, presidida por Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial da Imaculada Conceição. Em sua homilia Frei Fidêncio também explanou sobre a estrutura da bela capela onde ocorrera a celebração, com toda a simbologia de sua arquitetura. Este primeiro dia foi dedicado à formação com a seguinte temática: “Uma Igreja em saída formada para a missão”. O assessor foi Dom Frei Belisário, Arcebispo de São Luís – MA.

Na parte da manhã foi trabalhado o documento pós-sinodal do Papa Francisco, Evangelii Gaudium. O bispo apresentou uma síntese do documento comentando alguns pontos relevantes. À tarde continuou apresentando uma parte do discurso do Papa Francisco no encontro com a comissão de coordenação do CELAM – Conferência Episcopal Latino Americano, a saber: “As tentações da Igreja segundo o Papa Francisco”. Dentre as tentações foi enfatizado o clericalismo – ‘o pároco clericaliza o leigo e este o pede para ser clericalizado’.

No final da tarde foi realizada a apresentação de alguns momentos assumidos pelo SIFEM – Secretariado Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão, durante o triênio 2013 – 2016. Em seguida foi apresentado também um histórico e a atual situação da conhecida fraternidade interprovincial que atualmente assume a missão de Roraima, destacando-se como tem sido bonito o trabalho desta fraternidade junto aos povos indígenas. Os frades têm investido na formação das lideranças daquele lugar. Após a partilha de alguns frades, que passaram por aquela fraternidade, encerrou-se as atividades deste dia.

No dia 21 (quarta-feira), às 7:00h, a Santa Missa foi presidida por Frei Marco Aurélio, Ministro Provincial da Província do Santíssimo Nome e até então, Provincial de referência do SIFEM. Durante este dia cada serviço se encontrou para partilhar a caminhada, elaborar propostas e indicar os nomes para assumirem os serviços do próximo triênio. Para a Equipe Executiva do SERFE foram eleitos: Frei Vicente Paulo – Província da Santa Cruz (Delegado); Frei Sérgio Moura – Província de Santo Antonio (Representante da Formação Permanente); Frei Leonardo Valeriano – Província da Imaculada Conceição; e Frei Diego – Província da Imaculada Conceição (Representante do SAV). E para a executiva do SIFEM: Frei César Külkamp – Província da Imaculada Conceição – (Delegado); Frei Gilmar Nascimento – Província de Santo Antônio (Secretário); e Frei Luís Mendez – Província de São Francisco do Sul (Coordenador do JPIC).

Equipe Executiva do SERFE

Equipe Executiva do SERFE

No dia 22 (quinta-feira), às 7:00h, a Santa Missa foi presidida por Frei Hilton Farias de Souza, Ministro Provincial da Província de Santa Cruz. Pela manhã os serviços finalizaram suas atividades e à tarde foi realizado um passeio por alguns pontos turísticos de Curitiba-PR.

No último dia as atividades foram iniciadas com a Celebração da Santa Missa presidida por Frei Inácio Delazarri, Ministro Provincial da Província de São Francisco de Porto Alegre – RS e atual Presidente da CFMB. Frei Inácio frisou na sua fala que “nos reunimos aqui como irmãos e menores do Brasil em nosso tempo”. Antes da bênção final o Presidente da celebração agradeceu pelo carinho e o acolhimento da Província da Imaculada Conceição. No final da manhã foi realizada a avaliação da assembleia nos seus respectivos grupos. Em seguida, Frei Delazzari, representante dos provinciais, apresentou as decisões para o triênio. Por fim, convidou a todos para a oração final e bênção de envio.

Frei Macelo Freitas realiza profissão perpétua na Festa das Chagas de São Francisco

WhatsApp Image 2016-09-21 at 7.49.13 PM

“Campo Formoso é um garimpo, Deus é o garimpeiro e as vocações são as pedras preciosas”.Com essas palavras Frei Macelo Freitas concluiu os agradecimentos da ocasião que, sem dúvida, marcou sua vida para sempre. Foi o momento em que, depois de oito anos de caminhada na Vida Religiosa, deu seu SIM definitivo em busca da perfeição da caridade pelos votos de Obediência, Sem próprio e Castidade.

 O dia, que já era envolvido pela mística da Festa da Impressão das Chagas de Cristo em Francisco, tornando-o mais conforme ao Amor doado na Cruz, culminou com a Celebração Eucarística presidida pelo Frei João Amilton, Ministro Provincial da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, e concelebrada por confrades de diversas partes do Nordeste, a família religiosa e o povo de Deus, onde se encontravam os familiares do frade professando.

WhatsApp Image 2016-09-21 at 7.49.10 PMOs preparativos já acenavam para a alegria da ocasião. Campo Formoso, que amanheceu com clima agradável, deixava tudo ornado de harmonia e tranquilidade para entregar à Ordem dos Frades Menores um filho seu, natural daquela terra. Tudo transcorreu com muita simplicidade e sem atropelos: leituras, cantos e serviços do altar em geral confluíram para isso. O canto “cheio de amor” entoado pelo coral dos jufristas iniciava a celebração, comunicando o clima que inseriu a todos na mística do amor de Francisco por Cristo, ao mesmo tempo que clamava para que o professando vivesse esse amor por todos os dias da sua vida.

Após as palavras de incentivo do Ministro Provincial e feita a Profissão Religiosa conforme prescreve o Rito, os frades presentes acolheram o confrade com um abraço, ressaltando o valor da fraternidade ensinado por Francisco.

Após a celebração todos foram recepcionados em um dado lugar para festejar a alegria da entrega com música, comida, bebidas e bastante clima de fraternidade. Que a Alegria que chagou o coração de Francisco inflame o coração do nosso irmão Frei Macelo do mesmo Santo Amor. Muitas felicidades pelo seu Sim e que Deus cumule de perseverança sua vida.

 Frei Faustino dos Santos, OFM

 

WhatsApp Image 2016-09-21 at 7.46.37 PM

WhatsApp Image 2016-09-21 at 7.49.01 PM

WhatsApp Image 2016-09-21 at 7.46.31 PM

Agenda Franciscana 2017 terá temática mariana

agenda17_div

Ela acaba de chegar para acompanhar você o ano inteiro, em comunhão com o Ano Jubilar Mariano que será decretado pela CNBB, no próximo dia 12 de outubro. A Agenda Franciscana 2017 reveste-se, desta vez, da cor do manto de Nossa Senhora e, internamente, de mensagens franciscanas sobre a devoção à Virgem Maria.

A proposta da Agenda Franciscana é visibilizar o carisma franciscana através de um instrumento que muitos religiosos ou agentes de pastorais utilizam para marcar seus compromissos. A agenda de bolso, produzida pela Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil desde 2013, também é uma forma de colaborar com os serviços vocacionais e de comunicação dos franciscanos.

Em 2017 o design e as mensagens da Agenda procuram recuperar a grande celebração nacional, os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Com preço acessível, a Agenda Franciscana 2017 pode ser adquirida em nossos conventos e paróquias franciscanas.

 

Cânticos das Criaturas será tema da Festa de São Francisco em Canindé

cartazfesta2016“Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão sol, pelo irmão fogo, pela irmã água…” Assim rezava e cantava São Francisco no cântico das criaturas que foi escrito no final de sua vida, no outono de 1225, após receber os estigmas em São Damião. As palavras que já carregam quase 800 anos de história, irão ressoar forte nos dias de Festejos a São Francisco das Chagas em Canindé, no Sertão Central do Ceará. A festa tem início dia 6 de outubro e segue até o dia 16 do mesmo mês.

A escolha do tema, feita pelo reitor do Santuário de Canindé, Frei Marconi Lins, com a colaboração de Frei João Sanning, lembra o primeiro ano da encíclica Laudato sí, na qual o Papa Francisco discute a importância do cuidado com a Casa comum e mostra como São Francisco foi um homem místico e peregrino que vivia com simplicidade, e numa maravilhosa harmonia com Deus, com os outros, com a natureza e consigo mesmo (LS, 10). Celebrando ainda em 2016 o 8º centenário do Perdão de Assis e o Ano da Misericórdia, a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé recorda que é preciso se comprometer com a vida no planeta.

No lançamento do Cartaz, que aconteceu no dia do Perdão de Assis, em 2 de agosto deste ano, Frei Marconi ressaltou que é necessário trazer para hoje o mesmo cuidado e amor com a criação de Deus vivenciada por Francisco a mais de 800 anos. “Queremos através da oração, escritos e testemunhos, tornar São Francisco mais conhecido a cada ano durante os dias da Festa entre seus romeiros e paroquianos” frisou o reitor.

 

Elaboração do cartaz do Festejo 2016

Para a confecção do cartaz deste ano, o Santuário contou novamente com a colaboração do artista Fabiano Chaves que afirmou ter procurado ao máximo representar a ternura franciscana com um mínimo de informação e ressaltar um São Francisco acolhedor de braços abertos, louvando ao Senhor com todas as criaturas.

Falando sobre algumas características da região presente na arte, o artista revela que buscou demonstrar nossa vegetação fauna e flora; imagens que lembram os tempos bons de inverno, pois o romeiro busca São Francisco na esperança de dias melhores. Diante desse cenário nordestino, Frei Joãozinho sugeriu a Serra do Arirão, localizada na Caiçara, distrito de Canindé.

 

 

imagem_caninde

220 anos da imagem de São Francisco presente no Altar Mor

Para os Romeiros que chegam a Basílica de São Francisco, a imagem do santo presente no altar mor há 220 anos é sinal da presença de São Francisco. A imagem, que foi ofertada pelo Coronel Jerônimo Machado para a inauguração da Igreja, dedicada ao santo em 1796, é única e foi feita especialmente para Canindé.

O Sacristão da Basílica, Aglairton Agostinho, que presencia diariamente gestos de devoção diante da imagem, relata que aquilo que atrai os romeiros ao Santuário de Canindé não é tanto o valor artístico da imagem de São Francisco, mas a veneração para com o santo seráfico.

 

 

Comunicação na Festa de São Francisco

Pelo terceiro ano consecutivo, o setor de mídias digitais do Santuário cria uma página oficial para divulgar e informar os detalhes da Festa de São Francisco. Romeiros, visitantes e paroquianos podem, assim, conferir os horários das missas, visualizar fotos e vídeos, além de ter acesso a outras informações da Novena. A página foi desenvolvida com a colaboração a aluna Thais Melo do Ensino Médio, do 3º Ano, do curso de Informática, da Escola Profissional Capelão Frei Orlando.

Durante os Festejos 2016, o Santuário utilizará também seus vários meios de comunicação para deixar ainda mais informados os romeiros. Sites, rádios e Web TV farão todo o trabalho de cobertura da Festa. As Rádios São Francisco AM e Santa Clara FM ganham uma programação especial para os festejos, totalmente voltada para o carisma franciscano.

O Diretor administrativo do Sistema de Comunicação Provincial, Frei Paulo Santos, afirma que pretende, além das ondas do Rádio, alcançar ainda mais com o público da internet com os novos sites das emissoras e as redes sociais.

A Web TV Paz e Bem pretende, através de um programa diário, formar e informar os romeiros sobre o dia a dia dos Festejos. Sites disponibilizados pelo santuário mostram aos romeiros os espaços do Santuário, como abrigos, zoológicos e outros espaços religiosos e ainda a campanha dos Benfeitores e o site santuariodecaninde.com.

O Festejo, que receberá visitantes de todo o Brasil, em virtude das eleições, acontece este ano de 6 a 16 de outubro.

Colaboração: Roberto Alves, Canindé-CE

Frades se reúnem para refletir sobre o Serviço de Comunicação

Reunião de articulação entre frades responsáveis pelos serviços de comunicação aconteceu em São Paulo

O evangelho de Jesus cristo é uma “Boa Notícia”. A missão dos frades, sonhada por São Francisco é viver o evangelho e anunciar esta boa notícia, como menores em nosso tempo.  Diante de uma sociedade hiperconectada, cabe aos franciscanos atualizar e buscar compreender como usar e agir estes instrumentos digitais. Baseado neste novo apelo contemporâneo, começou-se um movimento de articulação dos serviços de comunicação das províncias franciscanas do Brasil.

A primeira reunião, de caráter informal, aconteceu em São Paulo, entre os dias 7 a 9 deste mês, na sede da Província Imaculada Conceição. Frei Gustavo Medela, acolheu na sede provincial Frei Marcos Carvalho, da Província Santo Antônio do Brasil, e Frei Malone Rodrigues, da Província São Francisco de Assis do Rio Grande do Sul. Também participou da reunião, via videoconferência, Frei Oton Junior, que partilhou um pouco da sua experiência quando esteve à frente do serviço da comunicação na Província Santa Cruz.

Após esta primeira reunião, os frades pretendem apresentar uma proposta para a Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB), de um serviço articulado entre as províncias e custódias, que busque formar e informar, baseado nos princípios franciscanos. A ideia dos frades é organizar já no primeiro semestre do ano que vem, uma reunião com todos os frades que trabalham nos serviços de comunicação, reunido representantes das nove entidades franciscanas do Brasil.

Para Frei Malone, “este é um primeiro passo, para uma frente que pode se transformar em um grade instrumento de evangelização e irradiação do carisma franciscano, tanto para as entidades como também para o Brasil”.

 

Juventude Franciscana de Campo Formoso prepara Congresso

perfeitaalegria

A JUFRA (Juventude Franciscana) da Paróquia Santo Antônio de Campo Formoso-BA realizará de 02 a 04 de setembro, no Instituto Educacional Nossa Senhora de Fátima, o XXIV Congresso com o tema Juventude em busca da Perfeita Alegria.

O congresso é um instrumento de formação e conscientização religiosa, social, cultural e humana e recebe jovens de Campo Formoso e região. Haverá palestras com Frei Francisco Rogerio, OFM, de Mossoró e Regivaldo Gomes, de Andorinha, animação contando com a presença de Rudy Marlos e o moderador Frei Diego Sales, OFM.

Os Gt’s com Frei Ricardo Gomes, OFM, Irmã Cristiane, professor Tadeu, Frei Diego Sales, OFM e Regivaldo Gomes, popular Birica. Oração, apresentação do balé Buterfly de Carla Carvalho, Puxada da Juventude, adoração e missa com Frei Lenilson Santana, OFM.

E no dia 03 de setembro haverá o The Voice Juvenil, premiando as três vozes mais belas do congresso. Cantores de Campo Formoso estão convidados a inscrever-se na Loja Opção e Secretaria do convento. Inscrição Limitada!

Colaboração: Dejeane Santos, Secretária Fraterna da Jufra de Campo Formoso

Província celebra Perdão de Assis e Profissões Solenes em Penedo-AL

Nas ruas da cidade de Penedo o marrom dos hábitos franciscanos anunciava: era dia de Festa. Festa do Perdão de Assis, Festa de Santa Maria dos Anjos, festa pela consagração de Frei Dennys Santana e Frei Edilson dos Santos, dois filhos da terra que logo mais se incorporariam definitivamente à Ordem dos Frades Menores.

Do povo de Penedo se ouvia aqui e acolá: “Nunca vi tanto frade assim. Até no Barro Vermelho os frades foram…”. O bairro periférico, considerado por muitos como um dos mais violentos, foi um dos que recebeu a visita dos frades que, com a ajuda de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, levaram a Eucaristia aos doentes e idosos não podiam mais se deslocar até a Igreja.

IMG_0644

A festa do Perdão de Assis motiva para o Sacramento da Confissão.

Este foi apenas um dos sinais das graças experimentadas na cidade alagoana, cuja presença franciscana remonta ao século XVIII. Para marcar a Festa do Perdão de Assis, que é também a Festa de Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da Ordem Franciscana e também do Convento de Penedo, a manhã começou com a Oração na Catedral, e logo depois do envio dos frades para visitas, alguns presbíteros ficaram disponíveis para atender em confissão os fiéis que queriam receber a misericórdia de Deus através da indulgência plenária concedida naquele dia.

Sobre a indulgência e o sentido da festa do Perdão de Assis, Dom Valério Breda, Bispo da Diocese de Penedo, explicou bem a tradição franciscana, colocando-se também ele, logo depois, disponível a atender os fiéis juntamente com o Ministro Provincial, Frei João Amilton, OFM e outros presbíteros.

Chagava a noite, e com ela outros frades, religiosos e religiosas, presbíteros, familiares e amigos de Frei Dennys e Frei Edilson, que se acomodavam na belíssima Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, ainda mais bem ornamentada para a ocasião. A aglomeração de frades na Sacristia expressava a alegria do reencontro entre irmãos no sorriso e nos abraços, até que finalmente a procissão tomou forma e adentrou pelo templo secular dedicado à Virgem Mãe de Deus.

Seguindo-se os ritos da Santa Missa, foi proclamado o Evangelho da Anunciação do Senhor. Frei João Amilton, Ministro Provincial e Presidente da Celebração, destacou em sua homilia a importância de Maria na Ordem Franciscana, explicou o sentido da Festa do Perdão de Assis e procurou atualizar para a vida de todos o seu sentido, que nada mais é do que a experiência da misericórdia de Deus, sobretudo neste ano Jubilar, mas que deve se refletir na misericórdia que cada um deve ter também para com o seu próximo.

Profissão dos Votos Temporários

Profissão dos Votos Temporários

Antes do Rito de Profissão Solene, doze frades de profissão temporária da Província foram convidados também a renovar seus votos na Ordem dos Frades Menores. A etapa da Profissão Temporária, na qual os frades renovam por um ano os votos de obediência, castidade e nada de próprio, é uma preparação para a profissão Solene, quando se é incorporado à Ordem definitivamente.

Momento sem dúvida emocionante da Profissão Solene é a prece litânica. O canto da ladainha arrancou lágrimas tanto dos presentes quanto dos professandos que, prostrados ao chão, reviviam momentos significativos de sua vida e expressavam seu desejo de entrega total ao Senhor para, com Ele, nascer para uma vida nova. Por fim, Frei Dennys e Frei Edilson emitiram seus votos perpétuos nas mãos do Ministro Provincial, de quem recebeu a benção de Consagração e, logo depois, a acolhida calorosa de todos os demais confrades.

IMG_0848

Frei Dennys e Frei Edilson emitiram votos perpétuos na Ordem dos Frades Menores.

Partilhada a Palavra e a vida, partilhou-se também a Eucaristia, alimento que sustenta a caminhada dos consagrados e consagradas na construção do Reino. Em agradecimento à Igreja de Penedo, que gerou os dois novos filhos para a Ordem dos Menores, recordou-se o Centenário da Diocese, trazendo ao altar a imagem de sua Padroeira, Nossa Senhora do Rosário. A assembleia, em coro, cantou o hino da Padroeira, diante da qual Frei Dennys rezou uma oração de Consagração.

Para concluir, Frei Edilson agradeceu a todos aqueles que colaboram para a caminhada vocacional dos dois professos solenes, desde os familiares, passando pela Província, até o povo de Deus, que com suas orações, intercede pela perseverança dos consagrados. Convidados ao altar, todos os frades cantaram de forma solene a benção de São Francisco, pedindo as graças de Deus para todo o povo.

Confira algumas imagens deste dia!