Capitulares vão ao encontro do Papa Francisco

Capítulo Geral

O 16º dia do Capítulo Geral 2015, terça-feira, 26 de maio, ficará, sem dúvida, profundamente gravado na memória dos irmãos capitulares; fazendo uma pausa na dinâmica do Capítulo, apesar de ser um momento igualmente importante do mesmo, pudemos aproveitar de uma audiência privada com o Papa Francisco.

O dia começou antes do habitual, visto que às 7h30 estava prevista a saída até Roma… Depois de uma viagem tranquila, às 10h45 estávamos já caminhando pela Via da Conciliação, caminho do «Porão de Bronze», onde nos esperava às 11h30. Era nítida a emoção de todos, sobretudo enquanto esperávamos o momento de acessar a «Sala Clementina», donde teve lugar a audiência…

Depois de uma espera que parecia maior que o previsto, começamos a percorrer os corredores e escadas vaticanas até que, finalmente, nos conduziram à Sala Clementina, onde, mal sentamos, apareceu a figura do Papa Francisco, entre os aplausos de todos. Participou também na audiência Mons. José Rodríguez Carballo, Arcebispo Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica e ex-Ministro Geral.

O Ministro Geral saudou o Papa Francisco, apresentando também os trabalhos que estes dias estamos realizando no Capítulo Geral. Na continuação, o Papa dirigiu una palavra em que recordou a consideração que a Ordem tem y tem tido ao longo do tempo entre os cristãos, incentivando-a para seguirmos comprometidos com a evangelização com a mais genuína experiência franciscana. Também fez um convite especial a seguir aprofundando a confiança nas relações fraternas como condição necessária para superar as dificuldades, e insistiu no valor da minoridade como sinal especial de nossa vida.

Concluído seu discurso, Papa Francisco quis saludar um por um a todos os Capitulares, momento especialmente intenso para todos.

Uma vez finalizada a audiência e muito contentes com o encontro vivido, nos encaminhamos ao Santuário Romano do «Divino Amor», onde, depois do almoço, pudemos visitar a igreja e o entorno do Santuário, muito venerado na Província e na cidade de Roma. A seguir empreendemos a viagem de regresso a Santa Maria dos Anjos, cansados, mas ainda emocionados pela experiência e dispostos a retomar o ritmo cotidiano de nosso Capítulo.

Fonte: capitulumgenerale2015.ofm.org

 

Confira o discurso do Papa Francesco (em italiano)

 

Veja o vídeo da Audiência com o Papa: