Universidade Antonianum é apresentada aos Capítulares no 19º dia do Capítulo Geral

Capítulo Geral

O 19º dia de trabalhos capitular, sexta-feira da 3ª semana de Capítulo, esteve dedicado principalmente as atividades das diversas Comissões, que têm como tarefa definir as propostas que deverão ser discutidas em Assembleia, nas áreas mais importantes para nossa vida como as relações fraternas e com a Criação, formação e estudos, , vida de oração e devoção, governo e serviço, de autoridade, carisma de pobreza e estilo de vida, orientações para a gestão econômica da Cúria, missão ad gentes ou novas formas de evangelização. Dada a complexidade do trabalho, antes de apresentar as propostas, em plenário, foi facultado às respectivas Comissões disporem de maior tempo possível para uma oportuna reflexão e discussão. A isto se dedicou a primeira sessão da manhã.

Na segunda sessão, a Assembleia Capitular acolheu a Magnífica Reitora da Pontificia Universidade Antonianum, Ir. Mary Melone, e seu Vice-Reitor, Fr. Agustín Hernández Vidales, convidados a acompanhar-nos para relatar ao Capítulo Geral a atual situação da Universidade da Ordem. Na apresentação que de ambos fizeram ao Ministro Geral, não faltou o agradecimento ao predecessor de Ir. Mary na função de Reitor, Fr. Martín Carbajo Núñez.

Reitora e Vice-Reitor do Antonianum, depois de agradecerem tudo o que a Ordem e as Instituições da mesma mais diretamente implicadas estão fazendo por sua Universidade, deram conta de uma realidade acadêmica que, ainda que enfrente dificuldades, como a escassez de professores e alunos, e também as de tipo econômico; supõe uma oferta acadêmica de qualidade e um serviço a toda a Família Franciscana. Isto se traduz na dedicação acadêmica, à significatividade eclesial do franciscanismo e sua tradição e a formação para a evangelização; também em atenção a temas de interesse franciscanos como a paz, justiça e integridade da criação, ecumenismo e diálogo interreligioso, estudo crítico das fontes de franciscanismo, inclusive a perspectiva franciscana do estudo.

O Ministro Geral expressou, em nome de todos os Capitulares, o reconhecimento pelo trabalho que realiza a Universidade e seus responsáveis, e convidou a seguir dando passos na qualidade e relevância evangélica da mesma.

o trabalho da tarde, novamente dedicado às Comissões, contou, durante o habitual intervalo para merenda, com a atuação musical que ofereceram os componentes de um grupo de peregrinos japoneses vinculados à Família Franciscana.

Esta atuação, assim como a recreação que seguiu-se à Oração das Vésperas e do jantar, foram sinais de alegria em meio ao trabalho de reflexão e discernimento que ocupou a maior parte do dia.

Fonte: capitulumgenerale2015.ofm.org

Veja a apresentação da Magnífica Reitora da Universidade Antoninaum