Assembleia reúne Frades Menores do Brasil

Cfmb_220916g

No período de 20 a 23 de setembro, em Rondinha, na cidade de Campo Largo–PR, ocorreu a Assembleia Ampliada da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil (CFMB). Nesta Assembleia estiveram presentes todas as Entidades do Brasil, entre elas, a Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil.

Representaram a nossa Província: Frei João Amilton dos Santos – Ministro Povincial; Frei Sérgio Moura Rodrigues – Moderador da Formação Permanente; Frei Rogério Rodrigues – Secretário Provincial para a Formação e os Estudos; Frei Gilmar Nascimento da Silva – Secretário Provincial para Evangelização e Missão; e Frei Pedro Júnior Freitas – Coordenador Provincial do Serviço de Animação Vocacional.

No dia 20, às 07:00h, foi celebrada a Eucaristia, presidida por Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial da Imaculada Conceição. Em sua homilia Frei Fidêncio também explanou sobre a estrutura da bela capela onde ocorrera a celebração, com toda a simbologia de sua arquitetura. Este primeiro dia foi dedicado à formação com a seguinte temática: “Uma Igreja em saída formada para a missão”. O assessor foi Dom Frei Belisário, Arcebispo de São Luís – MA.

Na parte da manhã foi trabalhado o documento pós-sinodal do Papa Francisco, Evangelii Gaudium. O bispo apresentou uma síntese do documento comentando alguns pontos relevantes. À tarde continuou apresentando uma parte do discurso do Papa Francisco no encontro com a comissão de coordenação do CELAM – Conferência Episcopal Latino Americano, a saber: “As tentações da Igreja segundo o Papa Francisco”. Dentre as tentações foi enfatizado o clericalismo – ‘o pároco clericaliza o leigo e este o pede para ser clericalizado’.

No final da tarde foi realizada a apresentação de alguns momentos assumidos pelo SIFEM – Secretariado Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão, durante o triênio 2013 – 2016. Em seguida foi apresentado também um histórico e a atual situação da conhecida fraternidade interprovincial que atualmente assume a missão de Roraima, destacando-se como tem sido bonito o trabalho desta fraternidade junto aos povos indígenas. Os frades têm investido na formação das lideranças daquele lugar. Após a partilha de alguns frades, que passaram por aquela fraternidade, encerrou-se as atividades deste dia.

No dia 21 (quarta-feira), às 7:00h, a Santa Missa foi presidida por Frei Marco Aurélio, Ministro Provincial da Província do Santíssimo Nome e até então, Provincial de referência do SIFEM. Durante este dia cada serviço se encontrou para partilhar a caminhada, elaborar propostas e indicar os nomes para assumirem os serviços do próximo triênio. Para a Equipe Executiva do SERFE foram eleitos: Frei Vicente Paulo – Província da Santa Cruz (Delegado); Frei Sérgio Moura – Província de Santo Antonio (Representante da Formação Permanente); Frei Leonardo Valeriano – Província da Imaculada Conceição; e Frei Diego – Província da Imaculada Conceição (Representante do SAV). E para a executiva do SIFEM: Frei César Külkamp – Província da Imaculada Conceição – (Delegado); Frei Gilmar Nascimento – Província de Santo Antônio (Secretário); e Frei Luís Mendez – Província de São Francisco do Sul (Coordenador do JPIC).

Equipe Executiva do SERFE

Equipe Executiva do SERFE

No dia 22 (quinta-feira), às 7:00h, a Santa Missa foi presidida por Frei Hilton Farias de Souza, Ministro Provincial da Província de Santa Cruz. Pela manhã os serviços finalizaram suas atividades e à tarde foi realizado um passeio por alguns pontos turísticos de Curitiba-PR.

No último dia as atividades foram iniciadas com a Celebração da Santa Missa presidida por Frei Inácio Delazarri, Ministro Provincial da Província de São Francisco de Porto Alegre – RS e atual Presidente da CFMB. Frei Inácio frisou na sua fala que “nos reunimos aqui como irmãos e menores do Brasil em nosso tempo”. Antes da bênção final o Presidente da celebração agradeceu pelo carinho e o acolhimento da Província da Imaculada Conceição. No final da manhã foi realizada a avaliação da assembleia nos seus respectivos grupos. Em seguida, Frei Delazzari, representante dos provinciais, apresentou as decisões para o triênio. Por fim, convidou a todos para a oração final e bênção de envio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *