PALAVRA DO PROVINCIAL

CAMINHADA DA PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL

 Frei João Amilton dos Santos, OFM, Ministro Provincial

Frei João Amilton dos Santos, OFM, Ministro Provincial

A Ordem dos Frades Menores (OFM) é uma das Entidades Religiosas mais simpática do mundo pelo seu carisma e forma de vida. São Francisco é admirado pelo mundo todo porque seu estilo de vida é puramente evangélico. A Regra dos Frades Menores é esta: “Observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade”.

A sensibilidade de Francisco era tamanha, pois tinha um amor incondicional pelos seres da criação. Em tudo de belo que estava ao seu alcance, ele louvava a Deus. Em seus ensinamentos de mestre e de líder colocava a humanidade acima de tudo, cuidava, motivava, ouvia, corrigia e irradiava alegria, esperança e confiança no Criador como soberano e absoluto.

Francisco vivia e recomendava a seus irmãos a levarem uma vida de oração, penitência, pobreza, humildade e alegria.  Francisco aconselhava os irmãos que quando saíssem pelo mundo, sejam mansos, pacíficos, modestos, afáveis e humildes, tratando a todos honestamente e como convém (Regra Bulada, 3). Exortava os irmãos ao trabalho manual, queria vê-los juntos com os camponeses da região.  A personalidade cativante de Francisco, a força de suas palavras e o testemunho de vida passaram a atrair jovens que pediam para ser companheiros e discípulos.

A Missão da Ordem

A Ordem Franciscana está espalhada pelo mundo todo. Estamos presentes no Continente Africano, Oriente Médio, América Latrina, América Setentrional, Europa Oriental e Ocidental, Ásia e Oceania. Mais do que nunca somos chamados a reacender a paixão de viver a vida evangélica, despertar a esperança e estimular a colaboração interprovincial. Tudo isso é de extrema necessidade, se quizermos  garantir a vida e a vitalidade da Ordem no mundo. Nosso Ministro Geral, Frei Michael Perry já refletiu isso no Capítulo Geral de 2015. As Províncias e Custódias precisam, mais do que nunca e com urgência, preparar frades para as missões, ad gentes e inter gentes, pois o mundo tem sede de Deus e precisamos ir ao encontro desse povo sedento de paz, justiça e vida nova.

A Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Nossa Província está espalhada por esse extenso Nordeste, da Bahia ao Ceará, uma casa em Belém, uma missão com os índios Tiriyós e dois conventos na Alemanha. Enfrentamos muitos e novos desafios. Mas também muitos passos positivos temos dado como frades menores na Província, na Ordem, na Igreja, na política e no mundo. Não podemos perder de vista o ponto de partida, sabendo onde queremos chegar, vivendo o presente com os pés no chão e a cabeça erguida tomando o rumo certo, com o testemunho de simplicidade, desprendimento e confiança em Deus, acreditando na Província e no que fazemos.

Vamos mesclar dentro de nossa Fraternidade Provincial as forças, os dons e carismas, experiências de vida para a gente atingir a meta. A fraternidade é a instância ideal e privilegiada onde, com a força da oração, dos capítulos conventuais, retiros espirituais, no diálogo e iluminados pelo Espírito Santo, vamos saber direcionar as determinações da Igreja e da Ordem, que é, evangelizar os mais desprovidos de tudo neste mundo.

A vida em Fraternidade

A fraternidade é o espaço em que se aprende a articular a dimensão pessoal e comunitária. A fraternidade é o lugar privilegiado para reconhecer e acolher a vontade de Deus em tudo. A fraternidade tem como base de sustentação o convívio fraterno que se dá através da partilha do evangelho, da Regra, da vida de oração, as experiências pastorais, o capítulo conventual e os encontros promovidos pela Província e a Ordem. Para tudo isso tomar seu rumo, cada frade tem que ter um projeto de vida.

Governo da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Governo da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Evangelização e Missão

A Evangelização e Missão da Província é ampla. Ela já começa na fraternidade, onde há cooperação mútua, respeito e acolhimento pelo que cada um faz dentro da fraternidade e fora dela.  A nossa Evangelização e missão é diversificada:  temos trabalhos paroquiais, trabalhos em santuários, projetos sociais e trabalhos sociais, acompanhamos grupos específicos, grupos religiosos, instituições, formação diversas, retiros e acompanhamentos personalizados, temos frades em missão fora da Província outros tipos de atividades, como palestras para grupos de jovens, colégios e Santas Missões em paróquias da Província ou fora dela. Além disso administramos casas de encontros e bens da Província.

Formação

A Província tem uma equipe que assume a Formação desde o Aspirantado ou Animação Vocacional até a Formação Permanente. Todas as etapas da vida religiosa e em todas as idades da vida, vivemos em contínua formação. A formação básica, dinâmica e progressiva vai desde o despertar vocacional até a Profissão Solene. A formação tende a educar responsavelmente à liberdade, mediante um itinerário dinâmico que compreende todas as dimensões da pessoa e da vida cotidiana, para que, como frade menor, torne-se responsável e interiorize todos os valores dos encontros de formação na vida franciscana. Na caminhada da formação permanente, nós temos: retiros anuais, encontros de formação para todas as idades, capítulos, Conselhos Plenários, além de cursos específicos na linha profissional e de idiomas.

Olhando para São Francisco, a vocação do Frade Menor apresenta-se como um caminho em constante vir a ser e nunca completo, mas sempre em busca. São Francisco, interceda por nós. Que na graça de Deus e de sua companhia possamos ser sinais de esperança no mundo.

 

assinatura amilton

Ministro Provincial