Cultura Nordestina em meio a Trezena de Santo Antônio

O mês de junho tradicionalmente é conhecido no Nordeste por sua grande força cultural e expressão do povo que aqui mora. Junto com a devoção aos santos juninos, não pode faltar forró, quadrilha e comida.

Notícias

06.06.2023 15:21:22 | 1 minutos de leitura

Cultura Nordestina em meio a Trezena de Santo Antônio

         Quando falamos a palavra junho, com certeza já vem um misto de coisa boa na sua cabeça. Vem música no ritmo do forró, vem também cheiro de comida de milho e claro, muita devoção a Santo Antônio, São Pedro e São João. Embora vindas de Portugal, a tradicional Festas juninas ganhou ainda mais cor e um ritmo bem diferente no Nordeste se espalhando depois para todo o Brasil até se tornar um dos maiores movimentos culturais de nosso país.

        Nos primeiros dias do mês de junho, a Festa é comandada por Santo Antônio. Do Ceará a Bahia em nosso território provincial, é possível participar após as celebrações de quermesses animadas de música e muita animação. O encontro ao redor da mesa da Eucaristia e da Palavra se torna compromisso de fraternidade com nossos irmãos e irmãs e este convívio acontece também em torno das Festas nos patamares e corredores de nossos Conventos.

        Na Paróquia Santo Antônio em Aracaju, Sergipe, todas as noites uma programação aguarda os fiéis no patamar da Igreja Matriz. As bandeirolas coloridas, a iluminação festiva, barracas e música ao vivo convidam os fiéis a ficarem mais um pouco e saborear do melhor de nossa cultura. Frei Francisco Gonçalves, pároco na Colina, falou para o nosso site sobre a importância de trazer expressões regionais para o trezenário. “É importante favorecer os momentos lúdicos dentro da Trezena, para que cada vez mais nossa Festa tenha a cara do povo. Percebemos que isso faz com que as pessoas busquem a Colina para os momentos devocionais, mas não deixa de passar nas quermesses.” Frisou o frade.

        Frei Francisco lembrou ainda da importância de trazer esta festa como sinal da resistência do povo nordestino, valorizando assim nossa cultura e ainda lembrou: “Aqui não se trata de uma diferenciação do que é profano e sagrado, tudo faz parte da vida, nos anima e nos alegra nas lutas diárias.”.

        Em Aracaju o Trezenário do padroeiro lembra o Ano Vocacional e a reflexão acerca da sinodalidade com o tema: Com Santo Antônio, rezemos e trabalhemos pelas vocações para uma Igreja Sinodal. As celebrações acontecem no pátio da Igreja Matriz com a Trezena às 18h30 e a Celebração Eucarística às 19h30. Como gesto concreto das festividades, a cada noite os fiéis são convidados a levar um alimento específico.

Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Imagem: PASCOM - Paróquia Santo Antônio Aracaju, SE e Paróquia Santo Antônio Campo Formoso, BA
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma