Sacramento da Penitência (confissão) e o Tempo Quaresmal

Saiba mais sobre o Sacramento da confissão, tão procurado neste tempo Quaresmal, a partir de uma reflexão de Frei João Pedro, OFM.

Artigos

10.03.2023 12:14:21 | 1 minutos de leitura

Sacramento da Penitência (confissão) e o Tempo Quaresmal

       No Evangelho de São João 20, 23, encontramos o próprio Jesus comunicando aos seus discípulos a autoridade de perdoar pecados. Aqui, temos a prova de que o próprio Senhor ressuscitado instituiu o Sacramento da confissão, mostrando que sua misericórdia não se esgota, pelo contrário, é eterna, como nos diz o salmo 136 (135). 

       Trazendo para nossa Mãe a Igreja Católica, o Catecismo nos ensina com profundidade, sobre o referido assunto, mostrando a ação eficaz do Espírito Santo em tal sacramento. Vejamos o que nos diz o parágrafo 1422: ‘’Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo são reconciliados com a Igreja que feriram pecando, e a qual colabora para sua conversão com caridade, exemplo e orações’’.  

       Percebemos aqui a importância concreta que o sacramento traz para nossa vida humana, social e, sobretudo, espiritual, nos reconciliando com Deus e com seu corpo que é a Igreja. É de grande valia ressaltar que quando o fiel se confessa é toda a Igreja que se confessa e recebe o perdão dos pecados, trazendo assim a paz de volta para seu coração.

       Ainda o parágrafo 1438 nos lembra os tempos e os dias de penitência para a prática deste sacramento. ‘’ Ao longo do ano litúrgico (o tempo da quaresma, cada sexta feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes da prática penitencial da Igreja (Cf. SC 109-110; CIC Can. 1249- 1253; CCEO, can 880-883). Esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e a esmola, à partilha fraterna (obras de caridade e missionárias). 

       Diante disso, somos chamados neste tempo favorável a vivermos com intensidade o sacramento da reconciliação, fazendo nosso exame de consciência e perdoando uns aos outros, como o Senhor e Mestre nos ensina. É cabível ressaltar, o tema da campanha da fraternidade: “fraternidade e fome”, pois a Igreja do Brasil nos faz este apelo. Saciar a fome e dar melhorias a tantos irmãos e irmãs que passam por necessidades, não somente fome de pão (alimento), mas de tantas outras coisas, inclusive de fraternidade. 

       Portanto, abramos o nosso coração e saibamos acolher o perdão de Deus e mudemos de vida, para melhor servirmos a Deus e aos irmãos.

Saiba os horários de atendimento de confissão em nosso Território Provincial neste tempo Quaresmal:

Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas, Canindé-CE: Todos os dias, na parte da manhã de 8h as 11h e a tarde das 14h as 16h. As confissões acontecem no Complexo São Damião.
Paróquia Nossa Senhora das Dores, Fortaleza-CE: Quinta e Sextas das 14h30 as 17h.
Paróquia Nossa Senhora do Rosário, João Pessoa-PB: Terça, quarta e quinta a partir das 15h
Paróquia São Francisco de Assis, Campina Grande-PB: Terça e quinta das 8h as 11h e das 14h as 17h. Aos sabados das 8h as 11h. Multirão de Confissão dia 22.03 a partir das 19h,
Convento Santo Antônio, Lagoa Seca-PB: Sexta das 14h30 as 17h30
Convento São Francisco, Olinda-PE: Segunda a Sábado das 8h as 11h
Paróquia São Miguel, Ipojuca-PE: Terça, quarta, quinta e sexta das 14hh30 as 17 
Convento São Boaventura, Triunfo-PE: Procurar a portaria do Convento
Paróquia Santo Antônio, Aracaju-SE: Terça a Sextas das 14h30 as 16h30
Paróquia São Gonçalo, São Francisco do Conde-BA: Quarta e Quinta feira as 9h no Convento Santo Antônio


Web Santo Antônio · Boa Notícia #05 - Podcast Ciranda Franciscana, Confissões no Tempo Quaresmal E Muito Mais

Fonte: Frei João Pedro, OFM
Mais em Artigos
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma