V Congresso de Formação e Estudos tem dia de votação marcado de emoção
Confira como foi a programação do último dia de Congresso de Formação, marcada pela votação das propostas elaboradas nos últimos dois dias pelos grupos de trabalhos., como nos é apresentado por Frei José Hélio.
Notícias
30.07.2022 21:43:54 | 3 minutos de leitura

Neste sábado se concluiu o V Congresso de Formação e Estudos. “Repensar a formação para uma vida renovada, uma fé apaixonada e uma missão encarnada”, esse foi o tema que norteou os nossos dias de Congresso. Todos esses dias pudemos lançar um olhar verdadeiramente aprofundado para a nossa realidade social, o lugar que estamos. É a partir dessa realidade que Francisco ainda faz suscitar vocações para a Ordem, para o carisma. Essa realidade cheia de desafios e marcada por grandes desigualdades e ofuscamento do norte, nos impele a dar uma resposta mais amorosa e acolhedora como frades menores e formadores de jovens que abraçam o nosso carisma.
O olhar para a realidade foi um olhar que abarcou também a nossa realidade porque nos fez perceber que estamos profundamente inseridos numa realidade, num tempo específico marcado por uma crise de época. Estando nós inseridos nessa realidade, fomos impelidos a olhar e repensar a nossa missão na formação a partir dela e do carisma que trazemos como grande legado presenteado pelo nosso pai Francisco e mãe Clara.
Esse foi o percurso que desejamos fazer e acreditamos, com esperança, que fizemos. A manhã deste sábado foi marcada pela votação das propostas elaboradas nos últimos dois dias pelos grupos de trabalhos. As novas propostas desejam renovar a nossa formação. “Como Ordem e como vida religiosa atravessamos muitos desafios, mas não podemos ficar com saudade da glória de tempos passados e lamentando os tempos atuais. Também não podemos ficar de braços cruzados esperando que Deus atue. Deus atua, mas em e através de nós. Irmãos, em tempos de hipermodernidade é possível viver o Evangelho, o tempo presente oferece muitas possibilidades de renovação, devemos ser frades do século XXI”. Essas palavras nos foram dirigidas na celebração eucarística que concluiu nosso congresso pelo Frei Fernando, representante do Secretariado de Formação e Estudos da Conferência.
Agora as propostas serão encaminhadas para outras instancias e brevemente confirmadas pelo Capitulo Provincial.
O postulante Abraão nos presenteou, ao final do congresso, com um belo poema que nasceu do intenso olhar para as nossas reflexões e decisões ao longo desses dias de congresso. Transcrevemos ele aqui para que a arte ganhe espaço, que ela nos recorde a intuição de Francisco de Assis, nos aponte um caminho leve e nos faça reconhecer Francisco como um jovem com olhar apurado e afetivo. Que é capaz de sentir-com, amar até as lágrimas. E formação precisa disso porque é tarefa de amor.
Ando procurando Francisco para perguntarQual o segredo, o segredo para amarCertamente não está nas sandálias Ou no bonito do bem falar
Oh me conta Francisco aonde é que estáTambém não está nas paredesOu nos prédios que sobre mim está Oh me conta Francisco qual o segredo, o segredo para amar
Procurei em alguns livrosE nada de encontrarOh que tarefa difícilPor isso me conta Francisco aonde é que está
Der repente escuto uma vozÉ Francisco a falarDizendo oh querido meninoBuscando descobrir sozinhoNunca vai encontrar
Chama os teus irmãosPara nessa tarefa ajudarPorque é caminhando juntoRepensando em conjuntoQue a gente consegue acertar
É por isso que é no caminhoDando a mão pro vizinhoQue a gente vai chegar lá
Fonte: Frei José Hélio, OFM