Casa do Pão é inaugurada em Recife como Gesto concreto do 18º Congresso Eucarístico Nacional
A Casa do Pão é o legado do XVIII CEN e funcionará na rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife promovendo acolhida e espaço para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Notícias
15.11.2022 13:18:46 | 1 minutos de leitura

Foi inaugurada na manhã deste dia 15 o espaço "Casa do Pão" localizada na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio. A preparação para abertura do espaço começou logo cedo das dependências do Convento Santo Antônio com os preparos dos alimentos para serem ofertados aos bispos, religiosos, leigos e os futuros assistidos do espaço.
O de inauguração deu início com a acolhida dos presentes e a leitura de um trecho do Evangelho de São Mateus onde Jesus apresenta em um sermão escatológico, a necessidade de acolhimento dos pequenos, famintos, nus, prisioneiros etc como a ele mesmos. A partir do texto bíblico Dom Fernando Saburido, Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife apresentou o motivo central a criação do projeto. "Queremos ver em cada um de vocês esta realidade que o Evangelho nos aponta. Cada um que tiver acesso a esta Casa do Pão será acolhido como o próprio Cristo que vem ao nosso encontro. Será ele o nosso esforço pessoal e comunitária para que possamos ver no outro a face do Cristo" frisou o prelado.
Dom Fernando lembrou ainda que no Congresso Eucarístico Nacional de 1939 realizado também na capital Pernambucana, teve como legado a construção da Igreja Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, segundo o bispo dessa vez o legado não poderia ser outro a não ser a construção de um espaço que favoreça Pão em todas as mesas. "Que possamos com este gesto colaborar para que diminua as desigualdades sociais, para que possamos nos irmãos mais necessitados. Peçamos a Deus para que essa casa nunca pare de funcionar." afirmou o arcebispo lembrando ainda da necessidade da participação de voluntários e colaboradores nas atividades da Casa.
Seguindo rito, o cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima, em Portugal, enviado especial do Papa Francisco, Dom António Marto conduziu a benção do espaço sedido pela Santa Casa de Misericórdia e foi realizada oficialmente a inauguração da Casa do Pão com a visitas dos presentes as dependências do centro ao som de músicas nordestina embaladas por músicos, entre eles o também sanfoneiro Dom Fernando Arêas Rifas, Bispo da Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney (RJ).
Na mesa junto com homens e mulheres em situação de vulnerabilidade social se sentaram bispos, religiosos e participantes do Congresso. As palavras de Dom Helder e seu carinho pelos mais necessitados ganhavam eco na festa preparada e aguardada como um dos momentos mais importantes do evento.
Mil refeições foram preparadas e servidas em marmitas na estrutura montada para acolher os presentes além ainda de outras ações como o projeto Banho do Bem garantindo higiene pessoal.
Na Casa do Pão, serão ofertados diversos serviços, tais como uma lavanderia, para que as pessoas em situação de rua possam fazer a higienização adequada das próprias roupas. Haverá vestiários com banheiros e chuveiros, para banhos dignos e área para os cuidados básicos de higiene pessoal.
O espaço ainda oferecerá atendimentos médico, psicológico e jurídico. Terá também grupos de apoio, oficinas e cursos profissionalizantes, refeitórios, além de uma capela para atividades religiosas e uma padaria, para consumo próprio e vendas dos produtos no local. A manutenção da Casa do Pão ficará a cargo de voluntários e do diaconato da Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com instituições públicas e privadas
Programação de Encerramento
A tarde foi reservada para a programação final do 18º CEN. No Centro de Convenções de Pernambuco (CEN), a Feira Católica e as Exposições Testemunhas de Santidade e das Pastorais Sociais, tem início logo mais, às 8h, com encerramento às 14h. A partir das 15h, os fiéis irão se reunir no Marco Zero, no Bairro do Recife.
A programação final do evento contará com as apresentações musicais do padre Damião Silva, anfitrião da celebração de encerramento e show do padre Reginaldo Manzotti. As participações serão realizadas no palco montado no local, às 15h.
A Celebração Eucarística de Conclusão do congresso terá início na sequência, às 16h. Uma procissão inicial terá como ponto de partida a Igreja Madre de Deus, na mesma região. O cortejo seguirá pela Boulevard Rio Branco até a praça do Marco Zero. O rito contará com a presença de aproximadamente 1.200 padres e 200 bispos, que participaram do 18º Congresso Eucarístico Nacional. Os religiosos irão concelebrar com o cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima, em Portugal, enviado especial do Papa Francisco, Dom António Marto.
Após o rito litúrgico, uma procissão com o Santíssimo Sacramento – ato solene em que a Eucaristia é levada num ostensório pelas vias, com cânticos e participação do povo cristão dando testemunho público de fé e de piedade – vai seguir até o pátio da Basílica do Carmo do Recife, num percurso de 3,5 km.
O cortejo sairá após a celebração religiosa, com previsão às 18h, e seguirá pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Avenida Dantas Barreto e Pátio da Basílica do Carmo.
Ao final da peregrinação devocional, será dada a benção do Santíssimo Sacramento, última atividade do 18º CEN. Após o encerramento, será feito o anúncio da sede do 19º Congresso Eucarístico Nacional, com previsão de ser realizado em 2027.
Na ocasião, a réplica do ostensório produzido exclusivamente para o 18º CEN será enviada para a diocese ou arquidiocese anfitriã da próxima edição, ação inédita dentro da programação dos congressos eucarísticos.

Fonte: Comunicação Provincial | Congresso Eucarístico Nacional | CNNB Nordeste 2