Celebramos hoje a Solenidade do Perdão de Assis

O dia 2 de agosto tem um caráter todo especial para a Família Franciscana. Celebrar o Perdão de Assis é celebrar o amor fraterno e misericordioso sempre presente no coração de Francisco e de seus irmãos. Saiba mais um pouco desta história e como obter a Indulgencia Plenária.

Artigos

02.08.2022 07:00:02 | 6 minutos de leitura

Celebramos hoje a Solenidade do Perdão de Assis

        A Família Franciscana, celebra neste dia 2 de agosto o dia do Perdão de Assis. Nesta Data, lembramos o dia de Nossa Senhora dos Anjos, a indulgência do Perdão de Assis e ainda a Dedicação da Basílica que recebe este Título Mariano localizada em Assis. A Celebração deste dia volta o nosso olhar para todas estas lembranças, mas algo deve ser ainda mais significativo e não pode ser esquecido. que é característica da acolhida e da misericórdia que é próprio desta solenidade. 

        A experiência de Francisco com aquela pequena Igreja dedicada a Virgem Maria, mostra um grande abraço do próprio Deus na experiência do pobre de Assis e daqueles que também viriam seguir o seu propósito de Vida. É naquela Igreja, onde Francisco acolhe a vontade de Deus para sua vida e é neta também onde contribui com o início de outras formas de vidas como é o caso das Clarissas e porque não dizer a dos leigos Franciscanos. A porciúncula era a referência, o lugar em que todos os anos os frades se encontrariam para celebrar e ler os capítulos da Regra. É também nesta pequena porção, que Francisco busca obter junto ao Papa Honório a indulgência onde não seria necessária uma oferta em dinheiro, nem muito menos estaria limitada ao tanto especifico de ano, mas estaria totalmente relacionada ao número de almas alcançadas pelo perdão. 

        A pequena Igreja que foi o berço de toda Fraternidade Franciscana, neste dia 2 de agosto, se expande para todas as Igrejas Franciscanas espalhadas pelo mundo. O santo propósito em volto desta data não encontra fronteiras e pode ser vivenciado por todo o fiel que busca viver esta experiência com um Deus que acolhe e que ao mesmo tempo deseja gerar em nosso meio verdadeiros irmãos e irmãs. 

        A mensagem franciscana desta data é sempre atual. Em conversa com Frei Pedro Júnior, guardião do Convento São Francisco em Salvador na Bahia, o mesmo destaca que em torno do nascimento desta data encontramos os grandes conflitos existentes na realidade de Francisco e que o provoca a ver os desafios dos homens que não buscam mais a Deus, não buscam mais estabelecer relações fraternas e assim o mesmo busca indicar um novo caminho baseado no desejo de olhar para o outro como um irmão e não como inimigo. "Não é muito diferente hoje. A pandemia por exemplo nos mostra o quanto somos pequenos e o quanto precisamos do outro e da misericórdia de Deus. O perdão de Assis nos ajuda a ver o outro como alguém que eu posso ajudar e possa contar como um irmão. No meio de tanta polarização, indiferença tanto política como religiosa, o Perdão de Assis lembra que somos todos irmãos." frisa Frei Pedro Júnior. 

Indulgência Plenária

        Uma das memórias que fazemos com esta data, era o desejo de Francisco com a indulgência plenária, de mandar todos para o Paraiso. E o meio para a busca de uma vida mais conforme a vontade de Deus seria através do perdão pleno dos pecados onde o santo nos diz: "todos vós que hoje vindes e todos aqueles que virão cada ano, neste dia, com um coração bom e contrito, obterão a indulgência de todos os seus pecados."

        Segundo o Catecismo da Igreja Católica, "pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório a remissão das penas temporais, consequências dos pecados” (CIC, §1498) Através deste ato que vai além da confissão, o fiel tem a culpa e a pena de seus pecados reparadas. 

       Frei Pedro Júnior, lembra para quem irá busca-la neste dia que algo indispensável é o desejo de acolher a misericórdia, mas ao mesmo tempo de ser sinal desta misericórdia para os outros. "Nós franciscanos nascemos para mostrar o rosto misericordioso de Cristo, se é essa a nossa vocação então não deve faltar em nós esta característica diante do outro" afirma o frade. 
   
        Como alcançar a indulgência do Perdão de Assis? A forma resumida de resposta a esta pergunta podemos encontrar na própria fala de Francisco que diz: "quero que todos quantos se achegarem a essa igreja, confessados e arrependidos e, como convém, absolvidos pelo sacerdote, se tornem libertados da pena e da culpa, no céu e na terra, desde o dia do Batismo até o dia e a hora de sua entrada na mencionada igreja." O grande desejo que partiu do coração de Deus para Francisco durante aquela imersão na oração como nos relata as fontes, chega aos nossos dias e para obtê-la, é necessária a Confissão, a participação na Missa e a Comunhão, a renovação durante a visita à igreja da própria profissão de fé recitando o Credo e o Pai Nosso e, por fim, a oração segundo as intenções do Papa e pelo Papa.

        Em todo o nosso território provincial você pode encontrar com facilidade meios para o alcance desta indulgência. Atenção para alguns horários abaixo:

Santuário de São Francisco das Chagas, Canindé CE: Confissão 8h às 11h e das 14 às 17h e Missas as 6h, 9h e 18h.

Paróquia Nossa Senhora das Dores, Fortaleza CE: Confissão das 14h30 Às 17h e Missa às 18h30

Paróquia Imaculada Conceição, Mossoró RN: Confissão das 9h às 11h e Missa Às 19h

Paróquia São Francisco, Capina Grande PB: Confissão das 8h30 às 11h e das 14h30 às 16h30 e Missa às 19h. 

Paróquia Nossa Senhora do Rosário, João Pessoa PB: Confissão a partir das 15h e Santa Missa às 17h

Convento Santo Antônio, Recife PE: Missa às 12h

Santuário Santo Cristo, Ipojuca PE: Visitação ao Santuário das 9h Às 11h, Confissão 14h30 Às 17h e Missa Às 19h 

Paróquia Imaculada Conceição, Pesqueira PE: Confissão das 9h às 11h e das 14h30 às 17h, a Missa acontece às 17h na Capela da Casa São Francisco

Convento São Boaventura, Triunfo PE: Santa Missa às 7h 

Paróquia Santo Antônio, Campo Formoso BA: Confissão das 15h às 19h e Missa às 6h na Capela Conventual e Às 19h30 na Igreja Matriz

Paróquia São Gonçalo, São Francisco do Conde BA: Santa Missa às 17h

Convento São Francisco, Salvador BA: Missas Às 8h e 17h e atendimento de confissões para quem procurar no local

Paróquia Santo Antônio, Aracaju SE: Confissão das 14h30 às 16h30 e Missa às 17h

Convento Nossa Senhora dos Anjos, Penedo AL: Confissão durante toda manhã e Santa Missa às 18h30

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: Frei Lorrane Clementino, OFM | Frei José Hélio, OFM
Mais em Artigos
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma