Frei Lorrane participa da Marcha Franciscana e renova seus Votos no México

Frei Lorrane Clementino partilha conosco suas última experiência em seu estágio fraterno-missionário no México. O mesmo participou de uma Marcha Franciscana refletindo sobre elementos de nossa espiritualidade e fez a renovação de seus votos no último dia 2 de agosto.

Notícias

03.08.2022 14:34:36 | 4 minutos de leitura

Frei Lorrane participa da Marcha Franciscana e renova seus Votos no México

     O mês de julho sempre foi marcante para mim, pela alegria do reencontro que experimento desde 2017 como Fraternidade Provincial. É o mês que realizamos encontros de frades professos temporais, frades irmãos, o retiro espiritual e por fim a renovação dos votos religiosos. Este ano vivi uma experiência diferente. O encontro foi com irmãos de outro país, de outra província e de outra cultura. Mesmo sendo diferente, foi um tempo vivido pela alegria do encontro e vou lhes contar um pouco dessa experiência.

     Depois de 6 meses vivendo no México, bem mais acostumado com seu ritmo e jeito próprio, pude reencontrar os irmãos professos temporais para alguns dias de retiro. Aconteceu de 25 a 30 de julho em uma comunidade de Tenosique, chamada “Estapilla”. É um povoado que para ter acesso é preciso atravessar um rio em canoa e sem acesso a sinal de telefone e internet. Éramos 19 frades, vindos de diversos lugares do sudeste mexicano. Nos hospedamos em uma escola de crianças, dormimos em colchonetes, celebrávamos os momentos orantes na capela da comunidade e com vários fiéis, os próprios moradores faziam as comidas e partilhavam conosco e foi um momento ímpar, diferente dos retiros que fiz até hoje. 

     O retiro foi conduzido pelo Frei Alfredo Andalón, OFM, sobre a temática da Sinodalidade, Vida Fraterna e o Cuidado da Criação. Durante as exposições dos temas, compartilhávamos nossas experiências e pude mostrar um pouco da nossa vivencia espiritual no Brasil e contribuir com a reflexão. Tivemos a oportunidade de praticar atividades físicas com os jovens da comunidade e tivemos um momento de lazer em um balneário totalmente ecológico e dentro da nossa temática. 

     Particularmente, pude ter a oportunidade de interiorizar melhor a minha vida e caminhada e rezar pelos os que me pediram orações. Estar desconectado do “mundo social” por mais de uma semana foi bastante enriquecedor e me ajudou a me conectar mais com Deus.

     A Província São Felipe de Jesus tem a tradição de realizar um Marcha Franciscana nos dias 01 e 02 de agosto, por ocasião da celebração do Perdão de Assis. Cada ano é realizada em uma fraternidade diferente e este ano a fraternidade de Tenosique foi a escolhida. A temática para esta edição foi os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas que será celebrado em 2025 e várias atividades foram realizadas nesse dia em uma chácara ecológica mantida pelos frades. Pessoas vindas de vários lugares do território da Província foram chegando e sendo acolhidas na mística ecológica e por ser uma região com bastante presença de povos originários, rituais e orações próprias da cultura foram incrementadas durante esses dias. 

     Chegaram em torno de 700 pessoas, dormimos nesta chácara, compartilhamos a comida, celebramos a Hora Santa Eucarística, fizemos um ritual de reconciliação com a Mãe Terra e caminhamos por 12km até o Centro de Convenções da cidade para celebrar assim o Perdão de Assis e encerramento da Marcha Franciscana.

  
     Foi nessa celebração que, depois de uma semana em retiro, renovei os votos religiosos junto com os 18 frades professos temporais. Foi presidida pelo Ministro Provincial Frei Gabriel Romero e concelebrada por outros frades vindos de outras fraternidades. Foi um momento muito emocionante, recordei dos momentos de renovação de outros anos e uma memória de tudo o que vivi até aqui. Também é marcante saber que sou bem acolhido no meio de outros frades que sabem que sou de outra instituição, mas que me acolhem como que eu fizesse parte dessa fraternidade provincial. Nas mãos do provincial, que estava como delegado de Frei João Amilton, senti uma grande pertença à esta grande Ordem e como um irmão universal. 

     Por fim deixo aqui o meu agradecimento à Província Franciscana de santo Antônio por acreditar em minha vocação e permitir que eu pudesse dar mais um passo. Ao mesmo tempo agradeço às Província Franciscana São Felipe de Jesus por me acolher tão bem aqui em terras mexicanas. A experiência que estou vivendo aqui, está me moldando para que eu seja um homem novo. 

Fonte: Frei Lorrane Clementino, OFM
Imagem: Província Franciscana San Felipe de Jesús
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma