Trezena de Junho, é tempo sagrado na Província

De 1º a 13 de Junho é muito comum ver nas Igreja franciscanas de nossa Província muita devoção a Santo Antônio, o santo português que ganhou um espaço especial no coração do povo Brasileiro.

Notícias

13.06.2022 22:40:11 | 4 minutos de leitura

Trezena de Junho, é tempo sagrado na Província

        Parafraseando a música "Santo Antônio" de Maria Betânia, de fato não tem como no início do mês de Junho com o colorido e as festanças que envolve a programação dos Trezenários espalhados pelas nossas Paróquias e Conventos não se encantar com este tempo que é sagrado  e motivo de muita alegria para os devotos de Antônio. 

        Das dezenove (19) Casas entre Convento e Paróquias espalhadas em nossa Território Provincial oito (8) tem o Santo Português como Padroeiro. Mas claro, sendo Santo Antônio padroeiro de nossa Província, todas as fraternidade de alguma forma buscam expressar a devoção ao santo através de uma programação festiva. 

        Depois de dois anos com algumas restrições os devotos voltaram a lotar nossas Igrejas e participar dos momentos sociais e de procissões. Na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Fortaleza no Ceará por exemplo neste dia treze (13) de Junho aconteceu a primeira procissão após o tempo forte das regras sanitárias e de acordo com o Pároco Frei Macelo Freitas, foi uma alegria ver as pessoas nas calçadas, janelas demonstrando sua fé. "Até então só tínhamos realizado carreatas, e posso dizer que não é a mesma coisa ver o povo de Deus fazendo suas orações e caminhando juntos, como o povo em busca da terra prometida em busca da esperança" frisou Frei Macelo. 

       No interior da Paraíba, a pouco mais de 133km da Capital João Pessoa, o Convento que tem o santo como Padroeiro celebrou com entusiasmo a Festa do Santo que contou esse ano com a volta das atividades no pátio da Igreja. Frei Wellighton Buarque que assumiu recentemente o guadianato do Convento fala que a festa contou com uma boa participação de fiéis e foi uma oportunidade para refletir sobre temas que são refletidos na atualidade de nossa Igreja, tanto a proposta da Campanha da Fraternidade 2022 como o processo sinodal inaugurado pelo Papa Francisco no ano passado. 

       Em Campo Formoso na Bahia, a Igreja que recentemente foi reinaugurada contou com um programação rica em momento de religiosidade como por exemplo as romarias dedicada as comunidades, escolas, vaqueiros etc. Subindo mais um pouco em direção a capital baiana, Salvador o Convento que tem como patrono São Francisco acaba dando espaço para acolher neste tempo de forma mais intensa os devotos e fiéis que vem em busca do pão de Santo Antônio e acompanhar os benditos tradicionais. 

       Na sede do Governo Província, a pequena Igreja dedicada a Santo Antônio, ficou repleta de fiéis que tradicionalmente todos os anos vão até ao Convento abençoar os seus pães, para que também possam ser partilhados. O Altar central que traz uma imagem do santo com estilo barroca ficou ladeada das bandeiras do Vaticano, do Brasil e ainda do Estado de Pernambuco a quem o Santo Antônio é padroeiro. Os jovens pré postulantes que estão participando de um encontro no Convento de Olinda, assumiram a liturgia da Noite. O jovem Moysés Dias ressaltou que foi muito bonito ver a Igreja lotada e ao mesmo tempo acompanhar a procissão acompanhada de orações e da banda da Polícia Militar.

      Entre a programação repleta de significados dentro dos festejos, é muito fácil notar no olhar e nos gestos de povo, a esperança de tempos melhores onde como diz a canção da artista baiana, a saúde voltando por outro caminho, o amor nascendo de novo no ninho e a maldade que se torna flor da alegria.

Comunicação Províncial

  • Fortaleza, CE
  • Campo Formoso, BA
  • Campo Formoso, BA
  • Campo Formoso, BA
  • Campina Grande, PB
  • Campina Grande, PB
  • João Pessoa, PB
  • Recife, PE
  • Recife, PE
  • Mossoró, RN
  • Salvador, BA
  • Salvador, BA
  • Lagoa Seca PB
  • Fortaleza, CE
  • Aracaju, SE
  • Aracaju, SE
Imagem: Pascom das Paróquias
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma