ESCRITÓRIO GERAL DE JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO
Suas áreas de atuação estão ligadas na formação, coordenação, comunicação e colaboração nas atividades em defesa da vida. "O Escritório Geral de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), na Cúria dos Frades Menores auxilia o Ministro Geral e seu Definitório animando e coordenando tudo o que tem a ver com a Justiça, Paz e Integridade da Criação, em conformidade com as Constituições Gerais, os Estatutos Gerais, e as decisões dos Capítulos Gerais e dos Conselhos Plenários da Ordem "(EPP, art.1 )
JPIC NA CONFERÊNCIA DOS FRADES MENORES DO BRASIL – CFMB
A Conferência Brasileira, composta por 9 entidades, tem a disposição um confrade no serviço de animador do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação, formando uma equipe de 9 animadores, dentre eles há um coordenador em nível de Conferência que tem a missão de animar o serviço nas entidades.
O Serviço de Justiça, Paz, e Integridade da Criação, da Conferência Brasileira (CFMB) se reúne uma vez por ano, procurando reunir-se sempre em entidades diferentes para proporcionar o conhecimento das nossas realidades. Os encontros são realizados afim de planejar, avaliar as atividades do Serviço e, também, avaliar como estamos assumindo as prioridades do JPIC da Conferência e da Ordem, bem como conhecer mais de perto o que cada Entidade está realizando enquanto Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação em suas Instituições.
NOSSAS ESTRUTURAS
Temos um Regimento Interno do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação que trata sobre a casa comum e seus diversos desafios, que vão desde a dimensão da natureza, dimensão humana e econômica, percebendo que estão interligados.
Dentre nossas estruturas existe, em meios digitais, o JPIC MEDIA que atua na divulgação e formação dos nossos serviços através das mídias sociais, de maneira que estas ações possam chegar ao maior número de pessoas, multiplicando, assim, o serviço junto aos mais empobrecidos.
FORMAÇÃO
A formação á vida franciscana, dos frades de vocação laical e presbiteral, sejam eles da Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), ou não, é um processo contínuo de crescimento e conversão, que visa conduzir o frade a um conhecimento de si e de outrem, à um aprofundamento e desenvolvimento de sua dimensão humana-cristã e franciscana. Juntamente com a formação intelectual e acadêmica, quer, também, que o jovem tenha uma nova visão de mundo, da sociedade e da Igreja, presentes em sua vida.