Santo Franciscano do Dia
22.Jun - Bem-aventurada Florida Cevoli (Lucrécia Helena)
AUMENTAR FONTE +
DIMINUIR FONTE -
 Bem-aventurada Florida Cevoli (Lucrécia Helena)
Virgem da Segunda Ordem Franciscana (1685-1767), beatificada por São João Paulo II em 16 de maio de 1993, comemorada a 12 de junho.

Filha de família nobre, Lucrécia Helena nasceu em 11 de dezembro de 1685, e foi entregue às monjas de S. Martinho de Pisa para elas se encarregarem da sua educação. Entretanto começou a sentir cada vez mais forte a vocação para a vida religiosa, e aos 18 anos entrou no mosteiro das clarissas capuchinhas de Perúsia, Úmbria, com o nome de Sóror Florida.

Orientada por Santa Verônica de Juliani, mestra de noviças, ambas ardiam no mesmo desejo de se conformarem inteiramente com Cristo crucificado. Desempenhou no mosteiro os mais variados ofícios, desde cozinheira a mestra de noviças e finalmente a abadessa, sempre com grande espírito de serviço, e com notável carisma de governo. O exemplo da própria vida era o mais eficaz convite à observância e à prática da virtude.

As suas devoções prediletas foram à Eucaristia, a Cristo crucificado e à Senhora das Dores. Era solícita a socorrer os necessitados, e preocupava-se para que os trabalhadores do convento fossem tratados com toda a justiça. Com os trabalhos manuais das religiosas procurava ajudar as igrejas pobres. Duas intenções que nunca esquecia nas orações eram pela difusão da fé e pelos benfeitores. Morreu em 12 de junho de 1767, com 82 anos de idade.
Saiba mais
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma