Santo Franciscano do Dia
24.Jun - Santa Vicenta Gerosa
AUMENTAR FONTE +
DIMINUIR FONTE -
Santa Vicenta Gerosa
Virgem da Ordem Terceira de São Francisco (1784-1847), fundadora das Irmãs da Menina Maria, canonizada por Pio XII em 18 de maio de 1950.

Vicenta Gerosa nasceu em Lovere, na Lombardia, de família de comerciantes abastados e prósperos. Passou num colégio parte da infância, pouco alegre por causa de perda de familiares e vicissitudes políticas. Também teve de se acostumar ao trabalho, e a sua ocupação preferida era recolher outras jovens e treiná-las em trabalhos domésticos e em oração em comum. Ajudaram-na muito dois santos sacerdotes, empenhados igualmente em obras de caridade. Conferiu-lhe novo impulso a chegada de Bartolomea Capitânio. Vicenta sentiu-se logo contagiada pelo seu entusiasmo, e resolveu fundar com ela uma Congregação consagrada à caridade para com os necessitados, especialmente os doentes. Já anteriormente se inscrevera na Ordem Terceira de São Francisco, e do franciscanismo recebera um espírito profundamente evangélico.

Em 1833, apenas com 26 anos, morre Bartolomea. O seu desaparecimento parecia comprometer tudo. Mas Vicenta foi aconselhada a continuar a obra, e foi pouco a pouco superando as dificuldades burocráticas por parte do governo austríaco e da Igreja, até que foi possível em 25 de março de 1835 receber candidatas ao novo instituto. A partir daí, a obra crescia e as casas multiplicavam-se. A grande epidemia da cólera em 1836 mostrou ao povo aquelas irmãs como verdadeiros anjos de caridade. Em 1841 começaram a celebrar-se cerimônias de profissão religiosa.

Vicenta era naturalmente o número um na congregação, mas não quis assumir o título de superiora; considerou-se apenas como a “irmã mais velha”. Redigiu para o Instituto umas Constituições apropriadas, orientadas à formação espiritual e intelectual das novas irmãs. Sem extraordinários dotes intelectuais e sem grande cultura, foi uma óptima diretora espiritual e uma hábil organizadora.

Descobrira o Crucificado, ou seja, o secreto valor do sacrifício e da paciência, que lhe permitiam viver sempre em serenidade e confiança.

Em 1840 uma carta apostólica de Gregório XVI aprovava o Instituto de Lovere. Quando a “irmã mais velha” faleceu em 20 de junho de 1847 com 63 anos de idade, já havia 24 casas das Irmãs da Menina Maria espalhadas pelo mundo desde a Palestina à América. Foi um dos motivos que levou Pio XII a proceder à canonização de Santa Vicenta, em 18 de maio de 1950.
Escute a história deste Santo Franciscano
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma