Região episcopal São Francisco das Chagas realiza caminhada penitencial ao Santuário de Canindé

A 1º edição da Caminhada Penitencial da Região Episcopal São Francisco das Chagas que compõem a Arquidiocese de Fortaleza foi realizada no último dia 24 de março e movimentou os fiéis na busca de uma conversão em pleno período quaresmal

Notícias

28.03.2025 16:13:30 | 3 minutos de leitura

Região episcopal São Francisco das Chagas realiza caminhada penitencial ao Santuário de Canindé

 De passo em passo, revezando a condução da cruz penitencial e com cantos e orações, os fiéis participaram da I Caminhada Penitencial realizada pela Região Episcopal São Francisco das Chagas que compõe os municípios de Canindé, Paramoti, Itapebussu, Caridade e Campos Belos da Arquidiocese de Fortaleza/CE. Este evento lembra as tantas caminhadas que sempre marcaram a história do povo de Deus. Um dos textos bíblicos bastante lembrados neste período recorda o trajeto de 40 dias que o povo hebreu passou pelo deserto na busca da Terra prometida, vivendo tempos de provações e conversão.

       A caminhada saiu nas primeiras horas da manhã do último dia 23 de março da Comunidade Boa Vista onde está localizada a Capela de São Brás, na entrada do Município de Canindé. O trajeto de pouco mais de 4km conseguiu traduzir o esforço e a dedicação dos fiéis na busca de uma conversão e reconciliação. No percurso os padres e religiosos que atuam na região atenderam confissões e deixaram uma mensagem penitencial a todos.

       Ao se aproximar das intermediações da Basílica de São Francisco, outros romeiros e devotos se uniram a procissão que foi conduzia até a Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes onde foi realizada a Santa Missa presidida pelo reitor do Santuário, Frei Gilmar Nascimento e concelebrada por outros sacerdotes.

       “A mensagem que ecoa desta liturgia é a da Conversão” assim o Vigário Episcopal da região iniciou sua homilia apontando este movimento de mudança de vida como elemento indispensável para celebração da Páscoa do Senhor. Seguindo o itinerário proposto pela liturgia da palavra do Terceiro domingo da Quaresma, Frei Gilmar convidou a todos para seguir o exemplo de Moisés, colocar os pés no chão e assim, ao se despojar se aproximar de Deus por inteiro.  

       O reitor do Santuário lembrou ainda que em meio ao processo de conversão quem nos acompanha é a própria Misericórdia de Deus que acontece não por nosso merecimento, mas pela graça que atua em nossa história. “Deus não nos corta, cava ao nosso redor e nos cuida para que possamos dar frutos” destacou o frade ao lembrar a imagem da figueira narrada no Evangelho.

       Dentro do tempo proposto pela Campanha da Fraternidade que reflete sobre o tema da Ecologia Integral, Frei Gilmar “pediu de coração” para que depois da caminhada penitencial realizada todos possam olhar para os seus irmãos e familiares com mais misericórdia sendo um reflexo da imagem de Deus e assim dando frutos de amor para os outros.

       Em sintonia e seguindo a convocação do arcebispo Dom Gregório Paixão, OSB, a Caminhada Penitencial na Arquidiocese de Fortaleza de 2025 abrangeu além da capital as outras regiões episcopais que envolvem a Serra, as praias e o sertão. Como forma de unidade todas as paróquias e áreas pastorais no território arquidiocesano foram convocadas para realizar um trajeto tendo como objetivo conclamar os fiéis à reconciliação

Fonte: Serviço de Comunicação Provincial
Imagem: Rogério Sales / Santuário de São Francisco das Chagas
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma