Delegação da Conferência do Brasil e Cone Sul participa do Capítulo das Esteiras em Assis

Com a participação de leigos franciscanos, irmãos e irmãs de toda a Família Franciscana, o Capítulo é uma grande celebração da fraternidade.

Notícias

06.06.2025 14:47:44 | 4 minutos de leitura

Delegação da Conferência do Brasil e Cone Sul participa do Capítulo das Esteiras em Assis

       Seguindo os mandatos do Capítulo Geral de 2021, que convidava à escuta de cada irmão e irmã presentes na caminhada franciscana, em especial os jovens, o Capítulo das Esteiras, realizado em Assis após ter sido celebrado em instâncias locais, é a expressão da grande fraternidade franciscana mundial.

Reunidos, os participantes estão refletindo a partir de três núcleos fundamentais:

- "Renovar a visão", perguntando-se: em quais características do carisma devemos nos abrir hoje?

- "Caminhar de acordo com um estilo profético de fraternidade na minoridade"

- "Abraçar o futuro", a partir do testemunho-missão de quem servimos.

       Como fruto dos trabalhos desses dias, será produzido um material que será entregue aos irmãos delegados do Conselho Plenário da Ordem, responsáveis por traçar as diretrizes para a celebração do próximo Capítulo Geral, programado para 2027.

       Entre os representantes da Conferência está Frei Wellington Buarque, OFM, que compartilha conosco, abaixo, suas impressões dos primeiros dias do encontro.


       Desde o dia 02 de junho, Assis tem sido palco de um importante evento para toda a Ordem, que celebra seu Capítulo Geral das Esteiras. Este Capítulo traz em si uma novidade, pois, além de trazer presente os Centenários que estamos celebrando, pela primeira vez em nossa história se realiza de forma sinodal, como um coroamento de todo um processo de escuta que vem sendo vivido por toda a Ordem desde o nível local (nas Fraternidades de nossas Províncias e Custódias), passando pelo nível Provincial, tendo sido compartilhado pela Conferência, em agosto do ano passado, culminando no Capítulo Geral que agora celebramos. Tal processo, construído de forma coletiva e inclusiva, e que conta com a participação de Religiosas, leigos e leigas, se insere dentro do grande convite à sinodalidade que o Papa Francisco nos havia feito, em seu Pontificado, e que foi abraçado pela Ordem, quando o Ministro Geral, com seu Definitório, propôs essa metodologia para a realização deste Capítulo. 

Assim, dentro deste espírito sinodal de escuta e de abertura ao que nos diz o Espírito hoje, os Provinciais e Custódios de nossa Conferência escolheram, em sua reunião de agosto do ano passado, uma Comissão que agora representa a participação de nossa Conferência no Capítulo das Esteiras, contando com 4 frades, 3 leigos e uma Irmã Franciscana: Frei Fernando Ferrario (Argentina), Frei Wellington Buarque, Frei Jose Aécio (ambos do Brasil), Irmã Cláudia Morais, SMIC (Brasil), Frei Salvador Oliver (Chile), Moema Miranda, OFS (Brasil), Igor Bastos (Movimento Laudato Sì - Brasil) e Josefina Allende (Argentina). 

Nos dois primeiros dias do Capitulo, se deram as apresentações da realidade da vida e missão das Províncias e Custódias das onze Conferências em que a Ordem está constituída. De nossa Conferência surgiu a iniciativa de apresentar, junto à síntese dos Documentos Finais de nossas entidades, um vídeo que trouxe um olhar de uma análise de conjuntura, que ajudou os Capitulares a se situarem no contexto social, econômico e religioso em que se encontram nossas entidades e no qual temos exercido nossa missão e vivido o carisma franciscano. 

Agora, nestes dias, nós, Capitulares temos nos detido no núcleo central do Capítulo, que tem sido o processo sinodal de escuta, que tem se desenvolvido através da metodologia do World Café, que consiste na mobilidade dos participantes em diversas mesas de trabalho, revezando entre elas em tempos de intercâmbio, refletindo algumas perguntas que foram elaboradas e enviadas previamente pelo Definitório Geral, constantes num Instrumentum laboris, publicado nas três línguas oficiais da Ordem, que traz uma síntese dos Documentos Finais do Capítulo das Esteiras celebrado em cada Conferência. As perguntas objetivam pôr o enfoque no aprofundamento das questões que possam levar a assumir as opções mais importantes e prioritárias em nosso caminho para viver o carisma em vista do futuro. 

Seguimos com a Celebração do Capítulo das Esteiras, tendo em mente e no coração, que nos disse Frei Fernando Aparecido, Presidente de nossa Conferência, na Carta de saudação que enviou à nossa Delegação, por ocasião de nossa chegada para o início do Capítulo: “que esta rica experiência seja para todos nós, que bebemos deste salutar carisma em nossa Conferência, um grande ensejo para continuar o caminho sinodal, renovando a nossa visão e abraçando o futuro de nossa missão com testemunho e sem medo”. 

Para mais informações, acesse

Fonte: Serviço de Comunicação Provincial | Frei Wellighton Buarque, OFM
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma