Serviço Provincial fortalece trabalhos de comunicação nas Paróquias e Conventos
Em um esforço para fortalecer a atuação pastoral e a comunicação institucional, o Serviço de Comunicação Provincial promoveu um encontro que reuniu representantes das PASCOM e assessores de comunicação dos conventos e paróquias pertencentes à província.
Notícias
30.06.2025 15:32:10 | 3 minutos de leitura

Interação, conexão e diálogo são elementos essenciais que conferem verdadeiro sentido e significado à missão da comunicação. Pautado nesses princípios e buscando fortalecê-los no território provincial, o Serviço de Comunicação se reuniu, no último dia 18 de junho, de forma on-line com membros das PASCOM (Pastoral da Comunicação) e Assessorias de Comunicação, para reafirmar seu compromisso com uma comunicação franciscana alicerçada nos valores do Evangelho.
Frei Gilmar Nascimento, Secretário de Evangelização e Missão Provincial, participou do encontro e destacou a missão do Serviço de Comunicação: estreitar relações e articular ações com os grupos presentes nas Paróquias e Conventos franciscanos, formando uma rede eficaz de evangelização. Ao citar o documento final do Sínodo sobre a Sinodalidade, o frade chamou atenção para o cuidado da comunicação como "anti-influência digital", fazendo referência a práticas que não favorecem o anúncio do Evangelho na internet, mas se pautam apenas por métricas digitais.

Sobre esse tema, Frei Gilmar apontou elementos de uma “desinfluência” presente nas redes, como: A busca por visibilidade voltada apenas para números de seguidores; A futilidade, que liquida ou barateia a mensagem do Evangelho, sem apresentar conteúdos sólidos e profundos da fé; A falsidade, que contradiz os valores cristãos, disseminando mentiras e desinformação e por fim, a agressividade, que transforma o ambiente digital em um espaço contrário à vivência do mandamento do amor.
Citando novamente o documento sinodal, o Secretário resumiu a missão da Igreja no continente digital como “sendo chamada a ser sinal de contradição, escândalo, loucura e subversão frente à lógica dominante no mercado da comunicação digital.”
Na sequência do encontro, os participantes partilharam suas realidades pastorais, apresentando os desafios e as luzes quando o assunto é evangelização no campo digital. De contextos com estruturas já consolidadas àqueles que ainda estão iniciando os trabalhos de comunicação, todos puderam perceber que a troca de experiências e as formações promovidas pelo Serviço Provincial pode contribuir ainda mais para uma atuação mais sólida e articulada nas fraternidades locais.
Como ações concretas, os frades que compõem o Serviço de Comunicação, coordenado por Frei Dennys Santana, com a participação de Frei Samuel Reis e Frei Roberto Alves, apresentaram propostas a serem desenvolvidas ainda neste triênio. Entre elas estão: Encontros regionais e provinciais, ampliação da circulação de informações e conteúdo de cada fraternidade nos meios oficiais da Província como site, meios impressos etc, tendo como objetivo, cada vez mais mostrar no ambiente digital o verdadeiro rosto da Província.

Fonte: Serviço de Comunicação Provincial - Frei Roberto Alves, OFM