Mensagem de Páscoa do Ministro Provincial 2025
Neste ano em que a Igreja celebra o Jubileu da Esperança, somos convidados a aprofundar a nossa fé no mistério da Ressurreição que é a fonte e o alimento da nossa esperança. Apesar dos sinais de morte que turvam a nossa visão, somos exortados a contemplar o horizonte da nossa história com um olhar pleno de graça e esperança: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?" (Lc. 24,5)
Artigos
17.04.2025 19:15:08 | 3 minutos de leitura

Prezados Confrades,irmãs Clarissas e Concepcionistas,e irmãos da Família Franciscana,Paz e Bem!
Ao percorrer a caminhada quaresmal que desemboca nas celebrações pascais, a Igreja nos faz um profundo apelo à escuta atenta da Palavra, à vivência plena da oração e à prática perene da caridade no intuito de intensificar o nosso caminho de purificação interior e compromisso exterior. O itinerário quaresmal, por meio da penitência, deve ser encarado como um processo de preparação para o mergulho no mistério Pascal de Jesus e no Mistério da sua ressurreição. A Páscoa, por sua vez, nos impele a fazermos uma revisão de vida à luz do Mistério da Ressurreição e perceber que, diariamente, o Senhor realiza em nós e conosco uma nova história. Nessa história, a nossa existência é testemunha da bondade de Deus que faz novas todas as coisas (cf. Ap. 21,5).
Neste ano em que a Igreja celebra o Jubileu da Esperança, somos convidados a aprofundar a nossa fé no mistério da Ressurreição que é a fonte e o alimento da nossa esperança. Apesar dos sinais de morte que turvam a nossa visão, somos exortados a contemplar o horizonte da nossa história com um olhar pleno de graça e esperança:
"Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?" (Lc. 24,5).
Apesar de tantas realidades de morte ainda existentes em nosso meio: pobreza, desigualdade, intolerância e discriminação, a fé n'Aquele que está vivo no meio de nós nos motiva e desafia a proclamar as sementes da vida, esperança e luz.
Meus irmãos e irmãs, a nossa fé é pascal, ela é uma fé viva! Com os olhos sempre fixos no Senhor e os ouvidos atentos à sua Palavra, sejamos sinais da presença do Ressuscitado entre nós. Podemos dizer que um desses sinais é a celebração da nossa história, vida e missão na celebração dos 440 anos da chegada dos primeiros frades franciscanos em Olinda, Pernambuco, e com eles o início do processo organizacional e estrutural da presença dos frades franciscanos em solo brasileiro. Essa é a celebração de uma história que embora com suas sombras e desafios é também bendita e repleta da luz do Ressuscitado.
Eu desejo que nossas presenças franciscanas sejam lugares privilegiados de conversão e reconciliação e que em cada lugar sejam dissipadas as trevas da morte e propagadas as alegrias e esperanças do Cristo Ressuscitado!
Feliz Páscoa!
"Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?" (Lc. 24,5).
Fonte: Frei Rogério Lopes, OFM