1º DOMINGO DA QUARESMA: Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a Ele prestarás culto

Acompanhe uma breve Reflexão de Frei Marconi Lins, sobre o texto do Evangelho Mateus 4,1-11 deste primeiro Domingo da Quaresma

Artigos

26.02.2023 10:48:42 | 3 minutos de leitura

1º DOMINGO DA QUARESMA: Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a Ele prestarás culto

Iniciamos na Quarta-feira de Cinzas o tempo quaresmal que vai até a Quinta-feira Santa, com a Missa da tarde, chamada in Coena Domini, exclusive. Assim, num tempo suficiente de quarenta dias, atentos à Palavra de Deus, proposta pela Liturgia, numa atitude orante, atentos às necessidades dos irmãos e irmãs, pela caridade, e abstendo-nos pelo jejum dos excessos, somos chamados a nos retirar para o nosso interior e nos perguntar sobre a qualidade de nossa vida batismal, nossa vida unida à do Senhor. Na Vigília Pascal, centro do Mistério Pascal do Senhor, renovaremos nossas promessas batismais e aí podemos dizer como São Francisco diante do Evangelho: ”É isto que eu quero, isso que procuro, é isso que desejo fazer de todo o coração”.

Neste ano A, as leituras dominicais nos oferecem um itinerário batismal. Aproveitemos para rever nossa compreensão do sacramento do Batismo, pelo qual mergulhamos na vida do Senhor e nos tornamos membros do corpo eclesial: somos de Cristo, somos a Igreja viva na qual o Senhor anuncia a boa-nova do Reino e nos dá a vida abundante do Pai, pelo Espírito. 

No mundo, somos afligidos pela tentação! Jesus também o foi! Com Ele, vencemos as insídias do maligno, nutridos pelo Pão da Palavra e do próprio Senhor, Pão da Vida. Para isso, também nos abstemos dos excessos e das tentações do consumismo pelo jejum, e nos tornamos mais sensíveis à fome dos irmãos e irmãs no Brasil e no mundo, como nos adverte a Campanha da Fraternidade deste ano. O alimento é um direito dado por Deus aos Seus filhos e filhas, também dado a todo ser vivo! ”Para a humanidade, a fome não é só uma tragédia, mas também uma vergonha”, afirmava o Papa Francisco, nas comemorações dos 75 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. A fome existe onde o homem está cheio de si e não há lugar em seu coração para Deus. Aí o maligno se apossou da alma humana e a subjugou à escravidão do egoísmo que leva à morte eterna. Que este tempo quaresmal seja vivido por nós intensamente e nos vários exercícios penitenciais em nossa comunidade eclesial (encontros de reflexão da Campanha da Fraternidade, Via-Sacra, caminhadas e celebrações penitenciais, sacramento da penitência, partilha solidária com os mais necessitados, Coleta Solidária da CF 2023 no Domingo de Ramos, 2 de abril, estudo e reflexão das leituras dominicais).

”Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois Ele diz: ‘No momento favorável, Eu te ouvi e no dia da salvação, Eu te socorri’. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação”(2Cor 6,1s).

Fonte: Frei Marconi Lins, OFM
Mais em Artigos
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma