100 anos da presença dos Frades Menores em Canindé será celebrado no próximo domingo

A celebração acontecerá no próximo domingo (26) e ocasião deve ainda ser lembrada em outras atividades durante todo o ano.

Notícias

24.03.2023 08:48:02 | 3 minutos de leitura

100 anos da presença dos Frades Menores em Canindé será celebrado no próximo domingo

         Em um dia de domingo, 26 de março de 1923, os frades menores da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil chegavam para assumir os serviços no Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas em Canindé. Aquele domingo de Páscoa, há 100 anos, é lembrado hoje também em um domingo, em meio ao período quaresmal.  A celebração do centenário da presença dos frades menores, enche a cidade do sertão central do Ceará e toda a fraternidade provincial de um tom pascal. 

         Nesta perspectiva celebrativa, no próximo domingo (26), o fazer memória desperta a esperança na fraternidade que continua o apostolado em um dos maiores Santuário franciscanos do Mundo. Uma vez que os frutos colhidos, ao longo deste século, atestam a ação de Deus no meio do povo, e esta manifestação divina se renova e se faz sensível na vida e na atuação de cada frade menor que tem a possibilidade de viver e trabalhar em Canindé.

A programação iniciará com as 24 horas para o Senhor, que acontecerá na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores no próximo sábado, iniciando às 7h, com a participação de vários grupos e pastorais; no domingo (26), a Celebração Eucaristia festiva acontece às 18h na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. 

          Durante todo o ano, outros momentos serão realizados, lembrando o Centenário. Os devotos e romeiros que chegarem ao Santuário poderão também fazer memória e celebrar o marco histórico, que desde o início tem seu fundamento no acompanhamento e no cuidado às romarias. 

          A presença dos frades em Canindé é marcada pelo empenho deles na administração dos sacramentos, organização paroquial e ainda nos trabalhos junto às comunidades. Em cada rua e esquina facilmente é possível perguntar aos canindeenses e romeiros algum trabalho ou realização dos franciscanos na cidade, logo ouvindo um fato, ou anedota, dos homens religiosos, que se entrelaça com a história do município. A missão realizada pelos frades deixou marcas ainda nas cidades vizinhas, tornando-se, ao longo do tempo, uma referência na Arquidiocese de Fortaleza.

Desta maneira, muito mais que festejar a chegada física dos seguidores de São Francisco, o centenário nos convida a olhar a fé simples e profunda de cada romeiro e romeira, que encontra no pobrezinho de Assis um companheiro de caminhada, capaz de compreender e compartilhar as chagas e os sofrimentos dos homens e das mulheres do nordeste.

Para mais informação acesse: santuariodecaninde.com

Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Imagem: Santuário de Canindé
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma