800 Anos dos Estigmas de São Francisco: Romaria a Canindé Celebra Fé e Fraternidade

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil realiza sua 1ª Romaria Provincial

Notícias

09.09.2024 18:16:39 | 2 minutos de leitura

800 Anos dos Estigmas de São Francisco: Romaria a Canindé Celebra Fé e Fraternidade

Entre os dias 6 e 8 de setembro de 2024, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil realizou uma 1ª Romaria Provincial, em Canindé no Ceará, para celebrar o 8º centenário do dom dos estigmas de São Francisco. Inspirados pela experiência mística vivida pelo santo no Monte Alverne, em 1224, centenas de fiéis, os frades e romeiros se reuniram em um gesto de fé e fraternidade.

O evento reuniu participantes de diferentes lugares em uma verdadeira jornada de redescoberta espiritual. Apesar das longas horas de viagem até o Santuário de São Francisco das Chagas, o encontro em Canindé proporcionou momentos de profunda partilha entre os frades, o povo local e os romeiros. Todos buscavam reviver a busca de São Francisco por um sentido maior na vida, encontrado no Evangelho de Jesus Cristo.

Frei Marconi Lins de Araújo, OFM, destacou o caráter transformador da experiência: "Cada encontro com o Senhor, mesmo que momentâneo, tem sabor de eternidade". As palavras do Frei ecoaram a oração de Jesus no Evangelho de João: "Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17,3).

Além de reviver os 800 anos dos estigmas, a romaria também apontou para o futuro. No próximo ano, a Província já planeja outra grande celebração, em comemoração aos 800 anos do "Cântico das Criaturas". Segundo os organizadores, o caminho de Canindé deve se tornar um marco permanente no calendário provincial, simbolizando não apenas uma jornada física, mas também um compromisso espiritual com a paz, a fraternidade e o cuidado com toda a Criação.

A Romaria a Canindé reafirma a mensagem atemporal de São Francisco, cujos ensinamentos continuam a inspirar aqueles que buscam uma vida mais próxima do Evangelho. O evento foi um convite à reflexão sobre a construção de um mundo mais justo, onde homens e mulheres convivam em harmonia entre si e com a natureza.

Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma