A Palavra de Deus em Francisco de Assis: vocacionados do Ceará refletem a importância da Sagrada Escritura no carisma franciscano

Os vocacionados se encontraram no Convento do franciscanos em Fortaleza e através de momentos formativos, oracionais e de convivência se aprofundaram na temática do encontro.

Notícias

19.09.2022 10:35:59 | 1 minutos de leitura

A Palavra de Deus em Francisco de Assis: vocacionados do Ceará refletem a importância da Sagrada Escritura no carisma franciscano

       Realizou-se nos dias 09, 10 e 11 de setembro, nas dependências do Convento de Nossa Senhora das Dores, em Fortaleza, mais um encontro vocacional do Regional Ceará. Com o tema “A Palavra de Deus em Francisco de Assis”, o encontro celebrou o mês da Bíblia e teve como intuito central refletir o lugar que a Sagrada Escritura ocupa no carisma franciscano. Fizeram-se presentes os vocacionados Caio Renan, Yago Rodrigues, Roque Freitas e Ismael Lima, que foram acolhidos pelo promotor vocacional Frei Willames (sobrenome) na noite da sexta-feira (09), e participaram da novena festiva alusiva à Nossa Senhora das Dores.

      No sábado (10), a programação do encontro começou cedinho, às 6h30, com a Lectio Divina junto aos frades na capela do Convento. Após a oração e o café da manhã, os vocacionados seguiram para o momento de formação à luz do tema do encontro, que foi ministrada pelo Frei Walter Schreiber, OFM, Guardião do Convento Nossa Senhora das Dores.

      Dentre tantas reflexões suscitadas durante a formação, destacamos a compreensão sobre o Francisco que buscava na fonte bíblica a essência de sua fé, de sua vida de oração e evangelização, e na vida da Ordem como um todo. Com isso, somos chamados a não apenas conhecer Jesus e o Evangelho, mas segui-lo e vivê-lo todos os dias de nossa caminhada. Para tal, é preciso buscar a intimidade e a identificação com Jesus a partir da compreensão e da vivência do Evangelho, ao ponto de nos confundirmos com o próprio Cristo. Francisco representa e traduz aquilo que Jesus vivia, o que nos fala o Evangelho. Ao compreendermos e assimilarmos a mensagem salvífica e o testemunho de fé e de vida do santo de Assis, abraçamos uma fé não abstrata, mas que se concretiza na relação com os outros.

      À luz do Evangelho de Jesus Cristo segundo a comunidade de Lucas 4, 8-15, somos chamados a sermos terra boa e capaz de produzir bons frutos, ouvindo a Palavra e acolhendo-a em nossos corações, estando nela todo o fundamento e orientação da nossa vida e missão.

      Na parte da tarde, tivemos um momento de deserto para leitura franciscana seguida da partilha entre os vocacionados. Este primeiro dia foi concluído com o momento do recreio, onde todos saíram para passear e jantar no shopping. No domingo (11), o encontro iniciou na Santa Missa, às 6h30. Toda a manhã foi reservada para as conversas pessoais e, posteriormente, avaliação do encontro. Importante dizer que todas as orações do encontro foram preparadas e conduzidas pelos próprios vocacionados.

Fonte: Vocacionados Regional Ceará
Imagem: Vocacionados Regional Ceará
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma