Apresentação e discussão dos relatórios marcam o terceiro dia de Capítulo

Após uma programação marcada por partilhas e reflexões sobre o tema do Capítulo e a mensagem do Ministro Geral, o terceiro dia de capítulo contou com a leitura e discussão do relatório do Visitador Geral e do Ministro Provincial.

Notícias

10.01.2024 17:26:22 | 8 minutos de leitura

Apresentação e discussão dos relatórios marcam o terceiro dia de Capítulo

           “Estamos dando continuidade ao nosso processo capitular. Agora vamos escutar e refletir nossa missão para assim tomar atitudes concretas a nossa caminhada.” Assim, Frei Flávio Guerra deu início a leitura do seu relatório, destacando o seu bom êxito na visita às 14 fraternidades da Província encerrada no último dia 23 de agosto de 2023.

           Frei Flávio apresentou os dados numéricos atuais dos frades: “A província de Santo Antônio no Brasil é constituída de 117 frades. O número dos frades por faixa etária é o seguinte: com mais de 70 anos 41 frades. Entre 61-70 anos, 13 frades; entre 51 a 60 anos, 9 frades; entre 41-50 anos, 15 frades; entre 31 a 40 anos, 15 frades; mais de 31 anos, 2 frades. A província tem 26 irmãos leigos e 14 frades na fase de professos temporários. Do total de 117 frades, 7 não estão no território da província. Nos dados acima, o que chama a atenção é o número elevado de frades acima dos 70 anos. E um bom número de frades acima de 61 anos. Disso resulta, de um lado, preocupação com a saúde de um número considerável de frades. E de outro, o número reduzido de frades diante das grandes demandas da província.”.

           Partindo dos temas próprios de nossa espiritualidade, como vida de oração e devoção, vida fraterna, minoridade, pobreza e solidariedade, evangelização e missão e o que compete a caminhada provincial como formação e estudos, economia, assistência espiritual da JUFRA e OFS etc., o Visitador foi apresentando um panorama completo e conciso.
Ao término, Frei Flávio ressaltou que mesmo com limitações, tentou “apresentar as luzes presentes na vida e na missão da Província Santo Antônio no Brasil". Ao mesmo tempo, apontei os desafios da mesma. Fiz questão de iluminar a vida e a missão da província com pontos chaves de nosso carisma franciscano. “E apresentei várias propostas concretas para que a província supere suas fragilidades em todas as dimensões de sua vida e missão”. A leitura do relatório foi seguida da apreciação dos irmãos.
           Frei João Amilton: A meta principal do Capítulo Provincial é recordar e reavivar nossa identidade de Frades Menores, concretizar nossas capacidades de escutar, aprender e mudar com dignidade e sinceridade a vontade do coração, da inteligência e dos passos que vamos dar.

           O segundo relatório do dia foi apresentado por Frei João Amilton, Ministro Provincial, apresentando os desafios e as realidades de temas como a vida em fraternidade, a realidade dos confrades na Alemanha, formação, evangelização e missão, patrimônio, economia, secretaria provincial, comunicação e cuidado e proteção de menores e vulneráveis. De início, o frade partilhou a celebração das últimas duas datas significativas da Ordem, o oitavo centenário da Regra onde o mesmo lembrou que este “é um tempo favorável para centrar nossa prática de vida sintonizada em São Francisco, seu testemunho de desprendimento ao Santo Evangelho e ir ao encontro do povo de Deus, sedento de paz, justiça e vida digna” e ainda os 800 anos da criação do primeiro Presépio convidando a todos a levar em frente o anúncio como fizeram os pastores: Jesus nasceu e vive no meio de nós.
Ao final deixou uma mensagem de agradecimento: “Agradeço aos confrades da nossa Província pela confiança que me deram para assumir por oito anos a direção da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, como Ministro Provincial e pela paciência perante os altos e baixos que enfrentamos. Com a graça de Deus e a intercessão de São Francisco e nosso Padroeiro Santo Antônio cumprimos com essa etapa” concluiu.
Frei Gilmar Nascimento: A primeira Evangelização começa em nossas fraternidades.

           No início dos trabalhos da tarde, Frei Gilmar Nascimento apresentou o relatório do Secretariado Provincial de Evangelização e Missão. O Secretariado envolve a frente de Missões, frente das paróquias, frente da Família Franciscana, da Terra Santa, Comunicação e JPIC. A cada frente, foram apresentados os passos dados, os desafios e as fraquezas. Entre as atividades realizadas neste triênio pelo secretariado, está a Partilha dos serviços: em cada encontro os representantes dos serviços partilharam a caminhada com os avanços e desafios, o estudo dos documentos: durante o triênio alguns documentos da Ordem sobre Evangelização e Missão foram parcialmente estudados, a saber: Ite, Nuntiate, O Reino de Deus está próximo e as Decisões do Capítulo Geral OFM (2021), referente à Missão e Evangelização, o plano Provincial de Evangelização que foi prorrogado sua construção por conta do processo de elaboração a Ratio Evangelizationis e a Atualização de alguns documentos.
Frei Walter Schreiber: A formação deve ser entendida por nós como uma forma de evangelização.

           Dando seguimento a apresentação dos relatórios, Frei Walter Schreiber apresentou o referente a Secretaria Provincial de Formação e Estudo. Um dos destaques deste triênio foi a realização nos dias 24 a 30 de julho de 2022, no Convento de Lagoa Seca, PB, do V Congresso de Formação e Estudos com o tema: “Repensar a Formação para uma Vida Renovada, uma Fé Apaixonada e um Missão Encarnada” e teve como objetivo avaliar e ouvir os frades a respeito da formação e estudos na Província, além de perceber através dos assessores o chão em que a formação se encontra hoje: sociedade, Igreja e Ordem.

           Frei Walter apresentou ainda as diversas realidades das etapas de formação que vão desde a Pastoral do Cuidado das Vocações (SAV) até a Formação permanente que é responsável pela realização de encontros, retiros e cursos. Ainda neste capítulo serão realizadas discussões e reflexões acerca do Plano Trienal para Formação Permanente, sobre o projeto de experiência fraterno-missionária e entre outros.

Relatório do Departamento de Administração e Economia

           Seguindo as leituras dos relatórios, Frei Rogério Lopes, ecônomo provincial apresentou o Relatório do Departamento de Administração e Economia. No início de sua partilha, o frade apresentou o que está escrito no Documento da Administração Franciscana da Economia que diz: “O tema da economia é muito importante para o seguimento de Jesus e de Francisco. Pela economia passam escolhas fundamentais da nossa vida que deveriam ser marcadas pelo voto de pobreza que professamos e por um estilo de vida sóbrio, fraterno e solidário.” O frade apresentou as fontes de renda atualmente da Província, o serviço e o uso dos recursos recebidos.

           Entre os números e dados financeiros de forma transparente e claro, Frei Rogério ressaltou o desejo de “contribuir para que possamos gerar os recursos necessários no intuito de assegurar a continuidade das nossas atividades, e também fortalecer o senso de pertença de cada confrade para com a realidade econômica da nossa Província.” Entre os desafios do departamento, foram apresentadas propostas para que a economia da província favoreça acima de tudo a vida fraterna.
Departamento Provincial do Patrimônio Histórico (DPPH)

           Fazendo parte do Departamento econômico da Província, a equipe responsável pelo Departamento do Patrimônio Histórico apresentou o relatório destacando neste triênio os cuidados com a bibliotecas do Conventos coloniais, como Olinda, Recife, Salvador e ainda o Convento Santo Antônio de Ipuarana, que contam grandes acervos de livros e obras raras que merecem um cuidado e restauração. Outro trabalho apresentado foi o processo de digitalização dos documentos e a parceria com o Centro Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil, Portugal e Espanha que conta com a construção de um banco de dados com as informações históricas da Província.
Frei Guilherme: Nossa fraternidade na Alemanha se sente unida como parte da Província

           Frei Guilherme Ruhe apresentou o relatório do Convento de Bardel na Alemanha, o mesmo apresentou que atualmente são 5 frades e a fraternidade se sente muito ligada à Província, não só por conta das ajudas financeiras, mas pela comunhão carismática existente. O frade contando com a ajuda de tradução de Frei Walter Schreiber foi partilhando a atual realidade dos frades no país europeu e a contribuição do Convento de Bardel localizado na região de Westfallem para a espiritualidade e atividades culturais com a apresentação de concertos e Celebração Eucarística, meditações no tempo da Quaresma e do Advento e ainda a contribuição na Escola que celebra 100 anos este ano.

Fonte: Frei Roberto Alves | Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Imagem: Frei Lorrane Clementino, OFM
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma