Arte e Fé na encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus
Os diversos grupos teatrais e juvenis em nosso território Provincial buscam traduzir através da arte o maior ato de amor à humanidade: A Paixão de Cristo.
Notícias
05.04.2023 08:55:33 | 3 minutos de leitura

A chegada da Semana Santa nos conduz ao ápice de nossa fé cristã. Celebrar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, nos leva a uma profunda contemplação do imenso amor do Pai por toda a humanidade na entrega de seu único Filho. A liturgia, as celebrações, os momentos oracionais nos convidam a mergulhar ainda mais nesta espiritualidade, assim também como as diversas encenações que acontecem nas Igrejas, praças e teatros, que traduzem através da arte os últimos passos de Jesus e sua ressurreição.
Bem sabemos que Francisco de Assis, através de sua cortesia e cultura francesa arraigada, era um homem que cantava os louvores da criação, assim também como um grande poeta e que buscavam expressa de forma viva o grande mistério de Deus, como por exemplo, o primeiro presépio de Greccio. Seguindo esta veia artística de nosso carisma, os santos franciscanos ao longo da história, buscaram transmitir a todos de forma visível os sinais da Paixão de Cristo com a construção e divulgação das estações da Via Crucis etc.
Hoje ainda, esta realidade é visível em nossas diversas casas espalhadas por nosso território Provincial. Na busca de transmitir aos olhos e levar uma profunda reflexão ao coração, grupos teatrais apresentam a encenação da Paixão de Cristo convidado a cada vez mais amar o Amor que ainda não é amado.
Paróquia Nossa Senhora das Dores, Fortaleza CE
Desde o mês de Janeiro, com oficinas, eventos para arrecadação de recursos e ensaios, o grupo de teatro Paixão das Artes se preparou para a apresentação de mais uma Paixão de Cristo que aconteceu no último dia 1º de Abril. Com cerca de 50 integrantes entre elencos, apoio e coordenação, os participantes mostraram em forma de Estações, a centralidade destes dias santos na Praça Farias Brito em Frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.
Para Geraldo Rocha, diretor do espetáculo, partilha que "Trazer, através do teatro/evangelização, a todos que estavam ali ou participando da encenação ou produzindo ou assistindo a possibilidade de rever dentro de si mesmos o quanto ainda é forte o gesto de Jesus de se imolar por nós e de tudo suportar para salvar a muitos, é algo grandioso que ultrapassa até mesmo tudo que o elenco pôde apresentar, porque é despertar a experiência de Deus que tem em cada um abrindo caminhos de auto redenção”.
Convento Santo Antônio, Recife PE
Em Recife, a apresentação teve um tom especial e foi destinada a um público especial. O Grupo de Teatro Paixão de Cristo de Casa Amarela, que geralmente se apresenta no Sítio da Trindade, se apresentou no último dia 3 de Abril na Rua do Imperador em Frente ao Convento Santo Antônio do Recife para a população em situação de rua.
A fraternidade foi a responsável pelo convite ao grupo teatral que não mediu esforços e trouxe toda a estrutura para este momento especial. Em entrevista à TV Local, Frei Edilson Maurício, guardião do Convento, falou que os irmãos em situação de rua, precisam também se alimentar da arte, da cultura e da religiosidade. "Eles são protagonistas", frisou o frade menor.
A fachada do Convento recebeu uma iluminação especial e se tornou cenário da apresentação que foi concluída com um momento de oração e a benção sobre os presentes. Para tornar um teatro ainda mais real e perto do público, durante a cena da Ceia, Jesus também partilhou o pão com os presentes, lembrando ainda os gestos refletidos na Campanha da Fraternidade 2023.
Paróquia Imaculada Conceição, Pesqueira/PE
Continuando em Pernambuco, no interior do estado, o Grupo Teatral Amigos de São Francisco com o apoio da Prefeitura Municipal realizou no último dia 2 de Abril a primeira de duas apresentações ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição na cidade de Pesqueira.
As apresentações contam com uma grande estrutura e sempre busca trazer momentos de reflexão em sintonia com a Campanha da Fraternidade de cada ano. O tema refletido este ano dentro da encenação foi o lema da CF deste ano "Dai-lhes vós mesmo de comer" (Mt 14, 16). O grupo realiza a encenação deste de 1983 sendo que no início, o grupo dramatizava as estações da Via Sacra ao longo do Caminho do Cruzeiro em Pesqueira. Em 1995 as encenações passaram a acontecer no pátio do Convento e atualmente conta com cerca de 90 integrantes.
A próxima apresentação acontece no próximo dia 7 de abril e deve reunir centenas de pessoas para acompanhar de perto os últimos momentos de Cristo.
Paróquia Imaculada Conceição, Mossoró RN
O “Grupo de Teatro Evangelizar é preciso”, foi o responsável pela encenação da Paixão de Cristo nas Comunidades da Paróquia Imaculada Conceição em Mossoró que já acontecem há mais de 20 anos. A primeira apresentação aconteceu no último dia 1º de Abril na Comunidade Santa Clara e a segunda na Capela São Francisco no dia 2. A última apresentação aconteceu no Alto da Conceição na lateral da Igreja Matriz.
O diferencial desta encenação, que contou com três meses de ensaio e produção, é a rotatividade por algumas comunidades que compõem o território da Paróquia, aproximando os fiéis deste momento profundo de evangelização e vivência da Semana Santa.
Outras paróquias ainda realizam ao longo desta semana outras apresentações, como por exemplo, a Comissão Paroquial da Juventude em Canindé apresenta em duas datas a Paixão de Cristo, dia 7 de Abril às 19h30 e dia 9 de abril às 19h30 na Quadra Paroquial ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.


Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Imagem: Pastorais da Comunicação das Paróquias e Conventos