Campanha da Fraternidade tem início na quarta feira de cinzas em todo o Brasil
Em um dos países que mais produz alimentos no mundo e tem 33 milhões de pessoas com insegurança alimentar, 60º Campanha da Fraternidade convida para reflexão sobre a fome.
Notícias
23.02.2023 18:05:11 | 2 minutos de leitura

Pela terceira vez, a Igreja do Brasil convida a todos os fiéis a refletirem durante o tempo quaresmal sobre o tema da Fome. Com os tristes números que encontramos nos jornais que mostram a realidade da fome no Brasil, a Igreja deseja "sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo" (Texto Base). O tema escolhido foi “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”
A cada ano, no tempo Quaresmal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe um exercício concreto para este tempo que é marcado pela oração, o jejum e a Caridade. Há 60 anos, as Campanhas buscar gerar na vida de todos que são alcançados por sua mensagem comunhão, serviço e partilha.
O grande desejo do Papa Francisco sobre a CF 2023
Em vista da celebração da Campanha da Fraternidade deste ano, o Papa Francisco enviou uma mensagem ao povo brasileiro, lembrando que "no tempo da Quaresma, somos chamados por Deus a trilhar um caminho de verdadeira e sincera conversão" e que "Ao preparar-nos para a celebração dessa entrega amorosa na Páscoa, encontramos na oração, na esmola e no jejum, vividos de modo mais intenso durante este tempo, práticas penitenciais que nos ajudam a colaborar com a ação do Espírito Santo, autor da nossa santificação."
O Santo Padre apresentou ainda dois grandes desejos para este momento especial. O primeiro que "a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima. leve não somente a ações concretas — sem dúvida, necessárias — que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome.
O segundo desejo do pontífice, é a "conscientização pessoal ressoe em nossas estruturas paroquiais e diocesanas, mas também encontre eco nos órgãos de governo a nível federal, estadual e municipal, bem como nas demais entidades da sociedade civil, a fim de que, trabalhando todos em conjunto, possam definitivamente extirpar das terras brasileiras o flagelo da fome. Lembremo-nos de que “aqueles que sofrem a miséria não são diferentes de nós."
O Papa concluiu sua mensagem datada do dia 21 de dezembro de 2022, confiando a todo o povo brasileiro aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida e como penhor de abundantes graças celestes que auxiliem as iniciativas nascidas a partir da Campanha da Fraternidade e de modo especial àqueles que se empenham incansável- mente para que ninguém passe fome.
Cristo Redentor se reveste do Cartaz da CF 2023
No último 22 de fevereiro, um dos pontos mais visitados, a sétima maravilha do muno, recebeu a projeção em sua estrutura, do Cartaz da Campanha da Fraternidade 2023. A Imagem do Cristo Redentor, localizada no alto do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro acolheu e convidou a todos para a reflexão deste tema que diferente da mesma, ainda não é enxergado por muitos.
A parceria Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e da Assessoria de Comunicação da CNBB e pode ser acompanhada pelas mídias digitais das entidades.

Fonte: Comunicação Provincial