CFB e Cone Sul prepara Capítulo de Irmãos de vocação Laical e Congresso Missionário

Reunidos desde o último dia 24, os frades que fazem parte da Conferência do Brasil e Cone Sul, refletiram sobre os trabalhos a serem encaminhados pelas entidades e entre eles alguns encontros gerais.

Notícias

27.04.2023 16:05:35 | 2 minutos de leitura

CFB e Cone Sul prepara Capítulo de Irmãos de vocação Laical e Congresso Missionário

De 24 a 27 de abril de 2023, realizou-se em Franca, Brasil, no Convento de Santa Maria dos Anjos, a Assembleia de Ministros Provinciais e Custodios da Conferência Franciscana do Brasil e do Cone Sul.

O objetivo da Assembleia, conforme explicou Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, Custódio da Custódia do Sagrado Coração e vice-presidente da Conferência, "foi compartilhar as experiências vividas nas respectivas entidades e, sobretudo, racionalizar, com as secretarias e escritórios da Conferência, os trabalhos definidos na Assembleia ampliada realizada em março do ano passado em São Paulo/SP, Brasil".

Frei César Külkamp, Definidor Geral da Área, compartilhou as atividades realizadas durante os 4 dias do encontro: "A atmosfera na Conferência é muito boa, assim como o compartilhamento e vimos que os serviços de animação da Conferência estão indo em um bom ritmo. Nestes dias tivemos encontros com os serviços de Animação, Missão e Evangelização, da Pastoral Educativa muito significativos para a Conferência". E para o futuro, o Frei César acrescentou: "Os Ministros discutiram atividades futuras, como a preparação dos Capítulos dos Irmãos de vocação laical e do Capítulo dos Mats, que terão lugar em cada entidade da Conferência, além do Congresso Missionário sobre novas formas de evangelização a ser realizado no Peru em junho de 2023".
A realização de um Capítulo Geral para os irmãos de Vocação Laical foi um mandato do último Capítulo Geral da Ordem realizado em 2021, diante dos desafios quanto a identidade franciscana. O documento final afirma que:  Ministro Geral, com seu Definitório, deve organizar um encontro internacional de frades leigos, preparado por encontros em diferentes níveis (de Conferências e continentais), em coordenação com o SGME e SGFS, a fim de traçar percursos quanto à contemplação, à formação e às iniciativas pastorais e de evangelização, que indiquem modalidades novas para exprimir nosso carisma.

A Conferência de Ministros Provinciais e Custódios do Brasil e do Cone Sul foi criada pelo Ministro Geral em 2020, resultado da fusão de duas conferências franciscanas abrangendo os seguintes países: Brasil, Argentina, Chile e Paraguai.

Fonte: ofm.org | Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Imagem: Custódia Sagrado Coração de Jesus
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma