Clarissas e Frades de outras Províncias participam do V Congresso de Formação e Estudos

O V Congresso de Formação e Estudos que acontece no Convento Santo Antônio na Paraíba, conta com a participação de 56 irmãos e irmãs que se reúnem neste tempo forte para refletir, discutir e pensar a formação Provincial.

28.07.2022 11:00:56 | 3 minutos de leitura

 Clarissas e Frades de outras Províncias participam do V Congresso de Formação e Estudos

        Os frades provindos de vários lugares de nosso território Provincial, conta com a ajuda de convidados que com suas experiências na Formação enriquecem as discursões e reflexões presentes nos dias de Congresso de Formação e Estudos. A presença destes religiosos expande ainda mais o senso de pertença a Família Franciscana e a busca de caminhar em unidade com os apelos dos nossos tempos para o carisma Franciscano.


Entre os convidados estão as Irmãs Clarissas, que provindas do Convento Santa Clara de Campina Grande PB, entre o convívio fraterno e plenárias colaboram com sua presença e partilhas dos trabalhos na formação. Para Ir. Francisca que juntamente com Ir. Clarisse participam do Congresso, é uma alegria poder participar deste momento que é histórico, único e especial por proporcionar esta união entre as Ordens para um maior crescimento através do conhecimento. "Não tenho palavras para descrever este momento tão especial e comunhão com a primeira Ordem através de nossas convivências e partilhas de nossas realidades formativas" partilha a religiosa que é Mestra de Noviças.


Outro convidado presente no encontro e que desenvolve um serviço na Formação na Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção, Frei Miguel Kleinhans, OFM, a presença do religioso no Congresso mostra ainda as relações existente com a experiência do Postulantado e do Noviciado Comum realizado pelas duas entidades. Em entrevista ao nosso site o frade falou que espera com este Congresso, estreitar ainda mais os laços e o entendimento entre as duas Províncias a respeito da Formação inicial e permanente e ressaltou ainda a importância de enriquecer o conhecimento com as assessorias presentes. Além de Frei Miguel, Frei Pacheco Ramos que é Ministro Provincial da Província do Maranhão e Piauí deve também participar do Encontro. 


Frei Fernando Ferrario, OFM, Delegado para Formação e Estudos da Conferência Franciscana CFMB (Brasil) e Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguay), Córdoba, Argentina, foi um dos assessores do Congresso de Formação e durante sua fala apresentou uma visão da Ordem sobre a formação e os estudos destacando e fazendo recordar  o que é próprio da identidade franciscano, recordando que Francisco antes de tudo viveu de forma prática tudo aquilo que o Altíssimo e assim o projeto Franciscano deve se sustentar hoje, vivendo e só depois institucionalizando, para não se correr o risco de matar a experiência. "A nossa formação deve recuperar a dimensão prática." frisou o frade.

  

Como convidados, unidos em oração e acompanhando pelos canais digitais, logo percebemos um número expressivo de irmãos e irmãs que se unem a Província Franciscana de Santo Antônio neste momento para re-pensar a formação para uma vida renovada, uma fé apaixonada e uma missão encarnada.


Fonte: Comunicação Provincial | Contribuição: Frei Luiz Antônio, OFM
Mais em
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma