Comitê Salve o Convento (em São Francisco do Conde) vai ao Iphan em Brasília

Notícias

25.05.2023 20:24:58 | 2 minutos de leitura

Comitê Salve o Convento (em São Francisco do Conde) vai ao Iphan em Brasília

O Comitê Salve o Convento participou de uma audiência nesta quarta-feira (24) com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, Leandro Grass, em Brasília, para tratar do projeto executivo, elemento primordial para as obras de restauro do Convento de Santo Antônio, marco zero da fundação do município de São Francisco do Conde, há quatro séculos.

O Convento, tombado pelo IPHAN desde 1941, esteve inserido nos momentos históricos do município, a exemplo da campanha pela consolidação da independência do Brasil na Bahia.

Em Brasília, lutando pela preservação do patrimônio histórico, Frei Rogério Rodrigues, OFM, Ana Clara Ferreira, Josaira Xavier, Átila Santana, membros do Comitê, além do vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz, o Nem do Caípe, o secretário da cultura e  turismo Robert Alexandre e Honorina Gonçalves, Diretora de Patrimônio Histórico da SECULT, como também membro do Comitê.

Também participou da audiência a deputada federal Ivoneide Caetano que, a pedido do bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu de Oliveira, solicitou ao IPHAN que recebesse o colegiado.

O presidente do IPHAN, Leandro Grass, enviou a documentação entregue pelo Comitê ao departamento responsável pelo custeio dos estudos e elaboração do projeto executivo, e informou que é grande a possibilidade de iniciar a confecção ainda este ano, ou, talvez, no ano que vem.

Intervenção do Bispo - Através da articulação direta do Bispo diocesano que se sensibilizou com a situação precária do monumento, a deputada Ivoneide Caetano esteve em São Francisco do Conde, visitando o Convento de Santo Antônio e a Matriz de São Gonçalo, no último dia três de abril, de onde saiu encantada, pela beleza do monumento histórico, e triste, pelo estado crítico de conservação. Durante a passagem pelo local Ivoneide se comprometeu em ajudar o Comitê Salve o Convento a buscar o restauro. A visita resultou na ida a Brasília.

Fonte: Frei Rogério Rodrigues da Silva, Comitê Salve o Convento
Imagem: Comitê Salve o Convento
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma