Comunicações do Noviciado Comum

Acompanhe alguns relatos do Noviciado composto pelas Província Franciscanas de Santo Antônio do Brasil e Nossa Senhora da Assunção das atividades realizadas em agosto e setembro.

Notícias

21.09.2022 07:30:00 | 5 minutos de leitura

Comunicações do Noviciado Comum

O calendário preparado para a etapa do Noviciado, com as atividades marcadas pela oração, formação e o trabalho são regados de experiências concretas e vivências do que é própria da realidade franciscana do Nordeste do Brasil. A inserção junto ao trabalho da comunidade de Lagoa Seca e em sintonia com as atividades das Províncias os noviços vivem o tempo da provação mergulhando no desejo daquilo que é proposto na Ratio Formationis, de viver segundo espírito de São Francisco, conhecendo e experimentando mais profundamente a forma de vida franciscana

Estágio Apostólico no Santuário de Canindé

Durante os dias 03 a 10 de agosto o Noviciado Franciscano deu uma pausa na rotina para vivenciar 08 dias de Estágio Apostólico no Santuário São Francisco Chagas em Canindé-CE. 
      
A fraternidade local recebeu os noviços e formadores com alegria e abertura de espírito e  auxiliou no que foi possível para o bom andamento do estagio. Frei Antônio guardião do convento, falou um pouco dos desafios de animar a fraternidade local e administrar toda estrutura complexa do Convento, nos apresentou toda área do convento, Centro Franciscano de Acolhimento e Eventos (CEFRAE), Zoológico e Museu. Frei Joãozinho guiou os noviços para conhecer a Basílica, falando de toda sua historia desde a sua construção, passando pelos cuidados pastorais da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, e os quase 100 anos da presença da Ordem dos Frades Menores (Província Santo Antonio) a frente dos cuidados do referido Santuário. Frei Gilmar (Reitor do Santuário) apresentou a evangelização dos frades na parte pastorais e a administração da complexa infraestrutura que tem o Santuário. Frei Edson (Pároco), mostrou as estruturas paroquiais e distinção da paróquia/santuário/convento. Tivermos, também, a oportunidade de conhecer algumas comunidades rurais da paróquia, bem como um encontro muito agradável com as nossas Irmãs Clarissas, onde falaram um pouco do carisma da II Ordem e historia da fundação do Mosteiro de Canindé. Outro encontro muito proveitoso foi com as Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição (SMIC), falando um pouco do carisma da Congregação e o auxílio aos frades nos cuidados com o Hospital Regional da Cidade da Fé. 


Um destaque todo especial vai para o contato que os noviços tiveram com os romeiros que chegaram a Canindé nesses dias do Estágio. Podemos observar o carinho e amor que eles tem para com o Pai Seráfico e como veem nos frades os representantes de São Francisco. Este contato revigorou a nossa vocação, dando verdadeiro sentido a nossa vida franciscana. Os romeiros que lá chegam são pessoas simples, chagadas e acreditam que encontrarão cura para suas dores aos pés de São Francisco das Chagas. Foi fantástico ver que depois de 800 anos,  São Francisco e seu carisma evangelizam e convertem tantos corações para a messe do  Senhor Deus.


Festividades do Dia da Província de Nossa Senhora da Assunção


      O Noviciado Franciscano situado em Lagoa Seca-PB, no dia 15 de agosto, data na qual a Província Nossa Senhora da Assunção (PRONOSA) festeja seu dia e por ser o dia da sua Padroeira, rezou e festejou esta data tão significativa. Os frades que compõem a fraternidade local e pertencem a Província da Assunção, Frei Ronaldo, OFM, Frei Adonias, OFM, Frei Edmilson, OFM e Frei Victor, OFM tiveram a oportunidade de alegrar-se com a festa em comemoração a Província. Os demais frades felicitaram boas festas aos integrantes da PRONOSA em um clima de alegria fraterna e agradecimento a Deus pelo belo momento de convivência e entrosamento que as duas entidades vivenciam no noviciado Comum. 

Rogamos sempre ao bom Deus que pela intercessão de Pai Seráfico, nossas Províncias possam ser sempre abençoadas e que possamos sempre alargar nossa visão no sentindo de que somos ORDEM DOS FRADES MENORES, nesse sentindo a etapa do Noviciado Comum é uma experiência marcante para aprofundar o senso de pertença a Ordem. 
Boas festas.


Celebração da Festa da Impressão das Chagas em Família

“Vejam como é bom, como é agradável os irmãos viverem unidos”. (Sl 133,1)

E foram movidos pela união fraterna que no Convento Ipuarana (Lagoa Seca/PB) alguns membros da Família Franciscana se encontraram para celebrar a Impressão das Chagas de nosso pai São Francisco (17 de setembro). A data é importante para nós porque neste dia, recordamos o momento em que mergulhado em profunda contemplação, São Francisco recebeu a graça de ter impressas em seu corpo as chagas de Cristo. 

Antes da Santa Missa, foi possível perceber estampada no rosto de cada um a alegria de reencontrar velhos amigos e de conhecer outras pessoas que inspiradas pelo “pobrezinho de Assis”, levam uma vida de seguimento do Cristo Crucificado. Antes da bênção final, alguns irmãos e irmãs puderam expressar a alegria que sentiram em participar desse momento tão significativo e dando continuidade a essa expressão, o grupo pôde se reunir no refeitório antes do almoço festivo, onde cânticos foram entoados com acompanhamento de pandeiros que ressoaram ao compasso da ciranda. O momento fez lembrar nossas Constituições Gerais que, no artigo 51 nos diz: “Os irmãos pratiquem oportuna e amável hospitalidade com todos, mas especialmente com os irmãos e as irmãs de toda a Família Franciscana”.

Estiveram presentes os aspirantes da nossa Província de Santo Antônio do Brasil, a Ordem Franciscana Secular (OFS), a Pequena Família Franciscana (PFF), as Franciscanas de Dillingen, as Franciscanas Hospitaleiras e as Religiosas da Instrução Cristã que embora tendo um carisma distinto, são presença marcante em nosso convento dando exemplo da unidade da Vida Religiosa em nosso Regional Nordeste II.

Para nós Noviços foi uma oportunidade muito rica para testemunharmos mais uma vez a beleza que tem o carisma que a cada dia vamos abraçando.
Rendemos graças!
Para finalizar, cito mais uma vez o Salmo:
“É como o orvalho do Hermon, descendo sobre os montes de Sião”. (Sl 133,3).

Fonte: Noviciado Comum | Frei Adonias Abdias, OFM | Frei Elizeu Félix, OFM
Imagem: Noviciado Comum
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma