Conheça o Caderno que reúne reflexões, discursões e compromisso com a Política
A publicação conta com textos baseados na Encíclicas do Papa Francisco, que estudado e discutido em grupos, busca abrir os horizontes da Boa Política para mais gente da Igreja
Notícias
26.08.2022 15:30:45 | 3 minutos de leitura

Estamos há 36 dias do primeiro turno das Eleições Nacionais 2022. No próximo dia 2 de outubro os mais de 156 milhões de brasileiros poderão se dirigir até as urnas para escolha de deputados federais e estaduais, governadores, senadores e presidentes. A partir de hoje, 26 de agosto, as propagandas eleitorais gratuitas começam a ser veiculadas no rádio e na TV. Na hora de acompanhar as propostas dos candidatos (as) e fazer o discernimento em quem irá votar, é precisar ter uma consciência e fazer uma reflexão acerca do objetivo comum. Uma dica de material para se fazer bem esse processo, é a Cartilha preparada por uma rede de organizações, Comissões Episcopais Pastorais para o Laicato e para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, serviços, pastorais sociais e organismos da Igreja, Rede Brasileira de Fé e Política, com o apoio da CNBB e que faz um convite para um maior Encantamento pelo Política.
Este processo de Encantamento está muito próximo daquilo na qual o Papa Francisco tem insistido suas reflexões nesta área. e em sua recente carta Encíclica "Fratelli, Tutti", o santo padre dedica um capítulo intitulado de A Política Melhor. com 43 parágrafos repletos de reflexões sobre uma política voltada para o serviço do bem comum. O Papa reafirma e convida a todos mais uma vez a revalorizar a política, que «é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas de caridade, porque busca o bem comum» (Fratelli Tutti, 180) O pontífice, recebeu por meio de Dom José Valdeci Mendes dos Santos, bispo de Brejo (MA) a publicação e o bispo lembrou que deu para perceber a alegria no rosto do Papa em ver a Igreja do Brasil se preocupando com esta reflexão.
A Cartilha foi lançado em Maio deste ano e na mensagem de apresentação do material, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da CNBB, afirma que este caderno, "é mais uma possibilidade formativa enquanto contribuição importante no âmbito da educação política cidadã, pela verdade na política, reunindo densas lições de nosso amado Papa Francisco, para inspirar estudos, reflexões e atitudes que tenham no horizonte este propósito: ajudar cada pessoa a se reconhecer importante, essencial, na edificação de um mundo com as feições do Reino de Deus, todos à procura dele em plenitude."
A publicação que é destinada especialmente a pessoas atuantes nas comunidades e paróquias, como animadoras e animadores de celebrações, catequistas, ministras e ministros da Palavra, participantes de grupos e movimentos, e agentes de pastoral em geral está organizada em cinco capítulos, que trazem uma reflexão acerca da, A universalidade do Amor Cristão; A amizade social e a ética na política, As grandes causas do Evangelho, Cuidar da Casa Comum, e por último, 2022 – Eleições e Democracia.
A Cartilha, faz parte de um Projeto nomeado Encantar a Política – Eleições 2022, que também conta com um hotsite (www.cnlb.org.br) que oferece entre outros materiais sobre o tema como pequenos vídeos, cards para as redes sociais, podcasts, artigos e declarações.
[CLIQUE AQUI] e baixe o material
Fonte: Comunicação Provincial | Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Imagem: Divulgação