Convento de Ipuarana volta a acolher Encontro de Frades Idosos da Província
O Convento Santo Antônio, que carrega uma história afetiva da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, acolheu nos dias 19 e 20 de abril o Encontro de Frades Idosos.
Notícias
22.04.2023 17:52:58 | 4 minutos de leitura

Após um período mais crítico da Pandemia da Covid19, voltou a acontecer no Convento Santo Antônio de Ipuarana em Lagoa Seca na Paraíba o Encontro de Frades Idosos. Na perspectiva da Formação Permanente, este é um momento para animar e nutrir a própria vocação nas dimensões da vida humana, cristã e franciscana. O encontro aconteceu nos últimos dias 19 e 20 de abril e contou com convívios fraternos, partilhas de vida, orientações profissionais para ajudar a viverem melhor, momentos livres e de passeio, bem como a celebração do dom da vida e da vocação de cada confrade no contexto do Ano Vocacional e dos Jubileus de nossa Ordem: 800 anos da Regra Bulada e do Natal de Greccio.
O espaço do Convento de Ipuarana além de aconchegante traz à memória os trabalhos, estudos e a missão de tantos frades que já passaram pelas terras paraibanas e que frequentaram encontros e Capítulos Provinciais. A casa que agora também acolhe os frades idosos para um maior cuidado acolheu os 18 frades presentes proporcionando um olhar esperançoso para a vocação de cada um.
Logo na abertura do encontro, o Visitador Geral Frei Flávio Guerra através de uma mensagem de áudio saudou a todos os participantes lembrando que a partir da inspiração de São Francisco, os frades pudessem encontrar saídas franciscanas para uma melhor qualidade de vida. A acolhida também foi realizada pelo Ministro Provincial Frei João Amilton, que integrou o grupo durante todo o encontro e ainda por Frei Sérgio Moura que está à frente da Formação Permanente. A programação do primeiro dia contou ainda com uma Bate papo com Profissionais das áreas da Saúde partilhando de forma dinâmica sobre a qualidade de vida e como acolher a faixa etária que estão vivendo, momentos de oração e recreio,
A programação do segundo e último dia deu início com um Passeio ao Engenho Triunpho – Areia na Paraíba. Na oportunidade, além de visitar a cidade turística, os frades conviveram com as Irmãs Franciscanas de Dillingen que por muitos anos contribuíram com a missão dos franciscanos no Convento de Ipuarana. Do almoço oferecido pelas religiosas à visita às dependências da estrutura, as memórias vieram à tona com um gosto de esperança. O roteiro do último dia do curso deu continuidade ainda com a formação de Frei Faustino dos Santos: “Nos 800 anos da Regra Bulada e do Natal de Greccio”.
O encontro foi finalizado de forma celebrativa, ao redor do altar em ação de graças pelos jubileus de natividade, vida religiosa e sacerdotal dos frades que compõem a Fraternidade Provincial:Frei Manuel ferro 35 anos de sacerdócio e 43 de vida religiosaHermano José 57 anos de sacerdócio e 63 de vida religiosaFrei Hilton 44 anos de vida religiosaDom Martinho 56 anos de sacerdócio 62 de vida religiosa e 44 de bispoFrei Amilton 49 anos de vida religiosa 36 e sacerdoteFrei Walter 33 anos de sacerdócio 44 evita religiosaFrei Aluísio 50 anos de vida religiosa e 37 de sacerdócioFrei Jonaldo 50 anos de vida religiosa e 45 de sacerdócioFrei Osmar 58 anos de vida religiosa 44 de sacerdócioFrei Domingos 52 anos de vida religiosa 40 de sacerdócio Frei Anésio 90 anos de vida e 72 de vida religiosaFrei Salvador 68 anos de vida religiosaFrei Hermano 60 anos de vida religiosa 54 de SacerdócioFrei Protásio 91 anos de vidaFrei Agostinho 63 anos de vida religiosaFrei Zezinho 31 anos de vida religiosa e 22 de sacerdócioFrei Donatos 70 anos de vida religiosaFrei João José 90 anos de vida
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil