Corações ardentes, pés a caminho: Ano Vocacional tem início na Província

A Igreja do Brasil celebra pela terceira vez o Ano Vocacional que tem início neste domingo (20) e segue até o dia 26 de novembro de 2023.

Notícias

20.11.2022 10:56:24 | 1 minutos de leitura

Corações ardentes, pés a caminho:  Ano Vocacional tem início na Província

        A Igreja do Brasil celebra o terceiro ano Vocacional, que entre tantos objetivos comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado a esta reflexão e ao mesmo tempo a oração e a promoção das vocações no Brasil. O ano tem início neste domingo (20) e segue até o dia 26 de novembro de 2023 com o tema: "Vocação: Graça e Missão" e o lema "Corações ardentes, pés a caminho" Lc 24,32-33.  

        Em comunhão com toda a Igreja, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil deu início a este ano com a celebração da Eucaristia celebrada no Convento São Francisco em Salvador na Bahia. A Celebração foi presidida pelo Ministro Provincial Frei João Amilton dos Santos, o Animador Vocacional Provincial Frei César Lindemberg, o Secretário de Formação Frei Walter Shereiber e ainda Frei Arnaldo Mota Sá. Na ocasião os frades participam ainda do último Conselho de Formação deste ano. 

        Celebrando a Solenidade de Cristo Rei do Universo, Frei João Amilton dirigiu as palavras a Comunidade lembrando o chamado de Cristo que é apresenta o seu reinado com Amor, justiça e misericórdia. Partindo a primeira leitura, o frade lembrou que Deus sempre escolhe pessoal para conduzir o seu povo nos caminhos do amor, da paz e da justiça para chegarmos em plenitude a glória do Pai. Na segunda leitura onde se apresenta um hino que narra a realeza de Cristo, o Ministro Provincial que a partir do testemunho de Cristo, nós também somos chamados a ser fortes e corajosos diante da missão que o Senhor nos chamou sendo comprometidos com os que mais sofrem.

        A partir do Evangelho narrado por São Lucas, Frei Amilton destacou que é na cruz que Jesus é zombado pelos fariseus, mas também é na cruz que Ele é reconhecido como aquele que passou o mundo fazendo o bem e completo "nós sabemos que existe a realeza terrestre e a realeza celestes, Infelizmente a realeza deste mundo quer ter poder total neste mundo. Quem são eles? Corruptos, vaidosos, gananciosos e prometem o que não cumprem. A realeza celeste é daquele que se compadece conosco, é humilde pois não veio neste mundo para condenar, mas para perdoar, veio ao mundo não para ser servido, mas para servir. Seu reino é baseado na misericórdia e se une a nossa pobre humanidade."

        Ao final da celebração, Frei César Lindember apresentou a todos uma mensagem acerca do Ano Vocacional lembrando que falar do ano vocacional não é só falar da vocação religiosa, mas da vocação que é chamado de Deus para todos e frisou que a vocação é dom de Deus, é chamado na qual somos convocados por Deus para que possamos promover um ambiente para o despertar das mais diversas vocações. 

        A partir do tema escolhido para este ano, o promotor vocacional provincial lembrou o texto bíblico que ilumina a reflexão deste ano apresentando Jesus que chamou e enviou os que ele mesmo quis: "O texto remete aos discípulos de Emaús. Assim como eles, muitas vezes os nossos corações também ardem quando vemos Jesus e assim também os nossos pés devem estar a caminho anunciando o Cristo Ressuscitado. Assim todos nós somos chamados a viver este ano vocacional resgatando a vocação como dom. Com graça, despertando no mundo uma vocação de Paz e amor." 

        As palavras finais do frade menor foi um convite para que todos pudessem invocar a presença da Mãe de Deus, advogada da Ordem dos Frades Menores por todas as vocações na Igreja e aqueles que contribuem com a caminhada vocacional de muitos jovens, rezando a tradicional oração mariana que remete ao sim da Virgem Maria.
 

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: Frei Luiz Antônio, OFM
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma