Ordem dos Frades Menores inaugura Escritório de proteção de menores e pessoas vulneráveis na Cúria Geral

A inauguração deste espaço aconteceu no último dia 12 de setembro em Roma e será um local para realização dos trabalhos da Comissão responsável sobre os abusos de menores e pessoas vulneráveis

Notícias

14.09.2022 08:00:00 | 3 minutos de leitura

Ordem dos Frades Menores inaugura Escritório de proteção de menores e pessoas vulneráveis na Cúria Geral

Na presença do Ministro-Geral, Frei Massimo Fusarelli, dos Definidores e outros irmãos da Cúria, foi oficialmente inaugurado o Escritório de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, com uma bênção. Monsenhor Isauro Covili, OFM, Bispo de Iquique no Chile, abençoou o Escritório na Cúria Geral.


Antes da bênção, o Frei Albert Schmucki, Diretor Geral e Diretor do Escritório, explicou aos presentes o trabalho que a Comissão vem fazendo desde a sua criação:


"Após um ano de trabalho, posso dizer que, apesar do enorme desafio de introduzir políticas em todas as entidades da Ordem e nas estruturas onde os frades trabalham, já fizemos algum progresso." O escritório surgiu em resposta ao mandato específico do último Capítulo Geral, onde foi decidido que cada entidade elaboraria um código de conduta escrito para que todas as estruturas onde os irmãos vivem e trabalham sejam espaços seguros para todas as pessoas.


Frei Albert também compartilhou: "Existem províncias e custódias que enviaram os rascunhos de suas políticas para pedir o parecer da Comissão, bem como há casos de reclamações que pedem sugestões à Comissão. Nossa grande esperança está acima de todos os irmãos que, em várias partes do mundo, estão sendo formados na animação da proteção dos menores".


A Comissão de Proteção foi criada pelo Definitório Geral em setembro de 2021 e é composta pelos Fr. Albert Schmucki, Br. Aidan McGrath, Br. Theophil Czarniak, Frei Joe Cavoto, Frei John-Paul Tan, Frei Daniel Fleitas Zeni, Frei Frederick Odhiambo e Frei Byron Antonio Chamann, como secretário.


Sobre a Comissão


O trabalho da Comissão para a Proteção de Menores foi apresentado ao Capítulo Geral de 2021 com o propósito específico de avançar com “propostas concretas e legislou-se para deixar clara a obrigação de todos os frades e Entidades da Ordem de cooperar plenamente na prevenção, denúncia e colaboração com todas as autoridades civis e eclesiásticas competentes na tarefa de garantir justiça e transparência no tratamento das denúncias de abuso em toda a Ordem”. (Documento Final do Capítulo Geral, nº 19)


As atividades surgem em especial após a nova maneira como a Igreja decide trabalhar este assunto a partir de um Encontro com o Papa Francisco realizado em fevereiro de 2020, onde entre as decisões tomadas estava a de criar em cada diocese ou nas Ordens religiosas um escritório para receber denúncias, o que implica também a obrigação para sacerdotes ou religiosos de denunciarem às autoridades eclesiásticas competentes quando souberem de abuso ou suspeitarem de abuso. 


Dentro da Ordem diante do último Capítulo Geral foi assinado como propósito para que cada Entidade compreendam o significado da Proteção de menores e tomem as medidas concretas necessárias para abordá-la. 


Fonte: OFM.ORG | Comunicação Provincial
Imagem: Ordem dos Frades Menores
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma