É Tempo forte de Missão
O mês de outubro é conhecido no calendário da Igreja como o mês missionário. Seguindo a proposta da Igreja para este ano e seguindo o que é próprio do carisma franciscano, as paróquias de nossa Província se revestem do propósito de uma Igreja em saída.
Notícias
26.10.2023 21:43:16 | 3 minutos de leitura

O mês de outubro é um tempo forte missionário na Igreja. Sabendo que suas origens e raízes estão na evangelização, a Igreja convida a cada ano neste mês em especial a momentos que fomentem missões nas comunidades. O tema escolhido para a Campanha Missionária 2023 é: ““Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema retirado do texto bíblico dos discípulos de Emaús “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35). O convite central é fazer o movimento de saída, que coloca a igreja-local e a missão ad gentes que ultrapassam os limites geográficos e chegam a todos.
Em mensagem para o 97° Dia Mundial das Missões celebrado no último domingo (22), o Papa Francisco frisa vários aspectos do texto bíblico que ilumina a campanha deste ano. No primeiro aspecto o santo padre frisou que A Palavra de Deus ilumina e transforma o coração na missão, lembrando a importância das Sagradas escrituras na vida do missionário. O segundo aspecto “Jesus na Eucaristia é ápice e fonte da missão”, lembrando que a Eucaristia é fonte e ápice da vida e missão da Igreja. O último aspecto o Papa convida para uma eterna juventude duma Igreja sempre em saída, recordando o dinamismo, o fervor e a conversão missionária.
O apelo missionário está ainda na base do carisma franciscano. Após o encontro com o Evangelho, Francisco se sentiu interpelado com seus irmãos a vivê-lo e testemunhá-lo a todos, saindo do território de Assis e chegando a todo o mundo inclusive com aqueles que viviam realidades diferentes. Este mesmo carisma continua interpelando os trabalhos missionários nas paróquias e comunidades de nossa Província. Como é o caso da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Fortaleza no Ceará que realizou do dia 18 a 22 de outubro a semana missionária como visita a todas as comunidades da paróquia provocando nos leigos e toda a comunidade a vivência batismal.
A jovem Maria Jennifer que faz parte do Ministério da Visitação e da JUFRA na Paróquia localizada na capital cearense participou de todos os dias de missão e sentiu que sua fé foi renovada a partir do contato com as pessoas, ao ouvir seus problemas e partilhar de suas alegrias. “Senti que faltava em minha caminhada cristã, uma experiência missionária desta”, frisou a jovem.
Na paróquia Santo Antônio em Aracaju Sergipe algumas missas que acontecem na Igreja Matriz no mês de outubro ocorrem nas ruas do território paroquial as quartas, sextas e sábados. As celebrações litúrgicas se estendem ainda para momentos fraternos da comunidade onde a fé e o alimento são partilhados. A Paróquia São Francisco em Campina Grande na Paraíba também celebra o mês missionário com uma programação semanal, de 23 a 29 de outubro com momentos oracionais sempre às 19h pelas comunidades da paróquia.
A programação missionária segue ainda na Paróquia São Gonçalo em São Francisco do Conde na Bahia, a programação deu início no dia 22 e segue até o dia 29 de outubro com uma programação que começa cedo e envolve mutirões de evangelização, momentos oracionais e celebrações eucarísticas.
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Imagem: PASCOM - Paróquia Nossa Senhora das Dores | Paróquia São Francisco | Paróquia São Gonçalo | Paróquia Santo Antônio