Em Ipojuca, devotos iniciam o ano com Festa de Santo Cristo

Os Festejos de Santo Cristo teve início no último dia 22 de dezembro e seguiu até o último dia 1 de janeiro com dias festivos em honra ao glorioso Santo celebrado por Romeiros e fiéis.

Notícias

03.01.2023 14:07:09 | 1 minutos de leitura

Em Ipojuca, devotos iniciam o ano com Festa de Santo Cristo

        O final de 2022 e o início de 2023 em Ipojuca, Pernambuco, têm um sentido especial com a celebração da tradicional Festa do Glorioso Santo Cristo. A devoção antiga na região movimenta romeiros e devotos ao redor do Santuário dedicado a Nosso Senhor. O convento datado do ano de 1606 guarda uma relíquia para os fiéis, a imagem de Santo Cristo que cheia de muitas histórias e lendas representa para o povo a fé.

        A data da Festa que é celebrada no primeiro dia do ano e para se preparar bem para o dia dedicado ao Senhor, os devotos participam de uma Festa marcada por 11 dias de novenas, celebrações, procissões e momentos culturais. A Festa, que concluiu no último dia 1º de Janeiro, deu início no dia 22 de dezembro de 2022 e convidou a refletir o tema: Santo Cristo, Filho de Maria, caminho, verdade e vida.

        No dia 27, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que exortou os fiéis a partir do dia de São João Evangelista ao amor. "A liturgia que acabamos de ouvir, que põe um texto da páscoa de Jesus dentro nas oitavas do Natal, mostra a profunda ligação entre estas duas Festas litúrgicas. Os panos estão no sepulcro e na manjedoura de Belém. O amor perpassa esses dois eventos e nos ensina que também é preciso amar. O Natal é a Festa do Amor." frisou o prelado. Dom Fernando lembrou ainda da oportunidade que a Festa gera na comunidade de um compromisso com o projeto de Cristo e pediu a todos, "Vamos permitir que nosso coração se transforme em um coração novo a partir da Palavra de Deus e assim com o Santo Cristo aprendamos a amar."

        A programação de encerramento da Festa aconteceu no último domingo, contando com a Celebração Solene às 10h e outra Celebração às 16h presidida pelo Ministro Provincial da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Frei João Amilton dos Santos. No patamar do Convento, a comunidade se reuniu e ouviu na homilia do frade franciscano que lembrou que existe somente um caminho e como peregrinos devemos seguir tendo como meta a verdade e a vida. "Jesus abre espaço para o mundo viver em paz e caminhar em busca de vida fraterna", lembrou Frei João Amilton.

        O dia festivo seguiu ainda com o Sorteio dos fiéis que ficarão responsáveis pelos andores e bandeira na Festa deste ano de 2023 e ainda de uma procissão percorrendo algumas ruas da comunidade sendo acompanhada de cantos e orações, e ainda da Banda de Música Santa Cecília embalando os passos dos peregrinos.

        O contraponto do fim da Festa com o começo de mais um ano civil, se torna propício para o início de um caminho que a partir de toda a reflexão feita durante os dias de celebrações conduz para o Filho de Maria que na Cruz é a verdade e a vida.

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: PASCOM - Paróquia São Miguel Ipojuca, PE
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma