Em meio à celebração do VIII Centenário da Regra e Natal de Greccio, Ministro Geral envia mensagem para o Dia de Santa Clara
Como de costume, todos os anos por ocasião da Solenidade de Santa Clara, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores envia uma mensagem para as Clarissas do mundo inteiro. Este ano a mensagem ganha profundas reflexões sobre celebrações franciscanas importantes.
Centenário Franciscano
10.08.2023 11:55:10 | 3 minutos de leitura

Foram muitos os bilhetes e cartas enviadas por Clara a Francisco, e de Francisco a Clara. Alguns temos acessos e outros não, O importante é lembrar que a sintonia existente entre os dois era fruto de um cuidado e de uma busca de permanecerem com os olhos fixos para o Ponto de Partida. De várias formas, esta sintonia é real ainda em nossos dias com a proximidade existente entre a Primeira Ordem de São Francisco e as Irmãs Clarissas. Uma forma de expressar esta proximidade está nas mensagens escritas e enviadas a cada ano pela passagem da Solenidade do Trânsito e Festa de Santa Clara.
O Ministro Geral Frei Massimo Fusarelli, em meio às celebrações do VIII Centenário da Regra Bulada e Natal de Greccio dirigiu uma mensagem as Clarissas de todo o mundo lembrando "o vínculo interior entre as Regras de Francisco e a de Clara; o mistério da Encarnação que nos ajuda a aprofundar o carisma hoje, também graças ao trabalho de revisão das Constituições; o Centenário do Cântico Ouvi, pobrezinhas, ou Audite Poverelle, escrito por Francisco juntamente com o Cântico das Criaturas em 1225."
A partir dos três pontos de reflexão a mensagem convida a reflexão acerca do vínculo interior frutos do Espírito existente entre as duas formas de vida que tem como ponto de convergência o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. No segundo ponto o ministro lembra o processo que está sendo realizado de revisão das Constituições e frisando o Natal de Greccio, o frade recorda a necessidade de "aprofundar o carisma de forma encarnada, ou seja, atenta à nossa realidade pessoal, comunitária e histórica". Como último ponto Frei Massimo lembra o bilhete de São Francisco às Damas Pobres conhecido como "Ouvi, pobrezinhas, pelo Senhor chamadas" que celebrará 800 anos em 2025 e convida a uma profunda reflexão do mesmo.
Ao final do texto, o Ministro ressalta que esta Solenidade “seja uma oportunidade para aderir novamente à aliança que o Senhor estabeleceu conosco em Cristo e confirmou para nós com a Regra; oportunidade de nos encontrarmos em torno do essencial do carisma para este tempo e para fazer nosso o canto de louvor e bênção de Francisco em um momento difícil para ele, como muito doloroso para nós é o tempo que estamos vivendo."
[CLIQUE AQUI] Leia na íntegra a Mensagem
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Imagem: Irmãs Clarissas de Canindé