Em mensagem, Conferência Franciscana Brasil e Cone Sul convida a uma prece pela Paz
A mensagem é assinada pelo Secretário de Evangelização da Conferência Frei Edgar Alves pelo Presidente, Vice Presidente e Secretário do grupo que reúne as Províncias e Custódias da Ordem dos Frades Menores no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Notícias
16.10.2023 18:20:22 | 3 minutos de leitura

A prece do Salmo 112 "Orai pela paz de Jerusalém!" ganha eco na mensagem enviada para toda a Conferência Franciscana OFM dos Ministros Provinciais do Brasil e Cone Sul. Diante da a notícia da guerra entre Gaza e Israel, a Conferência "se solidarizar com todos que estão sofrendo na Terra Santa, em especial, nossos irmãos franciscanos da Custódia da Terra Santa, onde também se encontram alguns irmãos missionários de nossa Conferência" e convida a todos para contribuir com a Paz "através da oração e gestos de solidariedade."
A mensagem que é assinada pelo Secretário de Evangelização da Conferência Frei Edgar Alves, pelo Presidente Frei Daniel Freitas, Vice Presidente Frei Fernando dos Santos, e Secretário Frei Marino, reforça ainda o apelo feito pelo Papa Francisco a oração e o jejum e pede para que as fraternidades rezem pela paz e se comprometam "com a construção de um mundo fraterno para que a Terra Santa e aqueles que se encontram nas mesmas condições de conflito, instabilidade e violência possam encontrar o caminho do respeito aos direitos humanos, onde a justiça, o diálogo e a reconciliação são as ferramentas indispensáveis para a construção da paz".
Leia a mensagem na íntegra:
Conferência Franciscana OFM dos Ministros Provinciais do Brasil e Cone sul
"Orai pelo paz de Jerusalém!Prosperarão aqueles que te amam. Haia paz dentro de teus muros e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: haja paz em ti! Por causa da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem" (Salmo 122, 6-8)
Prezados irmãos, Paz e Bem!
1) A nossa Conferência Brasil Cone Sul deseja se solidariza com todos que estão sofrendo na Terra Santa, em especial, nossos irmãos franciscanos da Custódia da Terra Santa, onde também se encontram alguns irmãos missionários de nossa Conferência. Naquele sábado, 7 de Outubro 2023,acordámos com a notícia de uma nova guerra entre Gaza e Israel. Uma guerra que logo se revelou muito feroz. Acompanhamos com muita aflição os dias seguintes.
2) Não sabemos quanto tempo essa guerra vai durar. Mas, sabemos que podemos contribuir com a paz, através da oração e gestos de solidariedade. Nosso seráfico pai São Francisco de Assis acreditava que o perdão é capaz de gerar a paz nos corações. Conta-se que certa vez, incomodado com a notícia de que o prefeito e o bispo de Assis eram inimigos, compôs um verso e pediu a dois frades que levassem uma cópia para as duas autoridades. O verso dizia: "Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que se perdoam pelo teu amor e suportam enfermidade e tribulação; bem aventurados aqueles que as sustentam em paz; porque por ti, Altíssimo, serão coroados". Depois disso, os dois se entenderam e fazer as pazes. Para São Francisco, o cristão não pode ficar indiferente diante de uma situação de conflito ou de injustiça. Todos são chamados a dar sua colaboração para que reine a paz entre os homens.
3) Assim, pedimos que rezem e jejuem pela paz. O Papa Francisco também recomendou isto: "Acompanho com apreensão e dor o que está acontecendo em Israel, onde a violência explodiu ainda mais ferozmente, causando centenas de mortos e feridos. pelas vítimas, rezo por elas e por todos aqueles que vivem horas de terror e angústia. Por favor, parem com os ataques e as armas e compreendam que o terrorismo e a guerra não levam a nenhuma solução, mas apenas à morte e ao sofrimento de muitos inocentes A guerra é uma derrota: toda guerra é uma derrota! Rezemos pela paz em Israel e na Palestina! Neste mês de Outubro, dedicado não só às missões, mas também à oração do Rosário, não nos cansemos de invocar, por Conferência franciscana OFM dos Ministros Provinciais do Brasil e Cone Sul intercessão de Maria, o dom da paz sobre os muitos países do mundo marcados por guerras e conflitos" (Angelus, 10/08/2023).
4) Em nossas fraternidades, somos convidados a reza pessoalmente e em fraternidade, pela paz. Que Deus converta os corações cheios de ódio em ternura. Ajude-nos, Senhor, a nos comprometermos com a construção de um mundo fraterno para que a Terra Santa e aqueles que se encontram nas mesmas condições de conflito, instabilidade e violência possam encontrar o caminho do respeito aos direitos humanos, onde a justiça, o diálogo e a reconciliação são as ferramentas indispensáveis para a construção da paz.
5) Promover a paz é, portanto, o maior desafio que temos que enfrentar como cristãos e cristãs nos dias de hoje. Paz que é fruto da justiça e da misericórdia. Vivamos este momento com confiança e esperança. Peçamos ao Senhor que torne possível iniciativas de diálogo, de encontro e entendimento, em vista da construção da amizade social.
Que nosso Pai São Francisco interceda junto a Jesus Cristo por um rápido fim desta guerra
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil