Encontro com os novos Ministros Provinciais e Custódios

O encontro aconteceu em Roma de 10 a 18 de abril e reuniu os novos Ministro e Custódios Provinciais na Cúria Geral da Ordem e contou com momentos de formação, peregrinação a Assis, conversas com o Ministro Geral e os irmãos que compõe o Governo.

Notícias

20.05.2024 17:49:30 | 2 minutos de leitura

Encontro com os novos Ministros Provinciais e Custódios

          De 10 a 18 de abril, o Definitório Geral reuniu-se com os novos Ministros Provinciais e Custódios da Ordem na Cúria Geral. O encontro envolveu 21 frades de diferentes países e teve como objetivo a formação de novos Ministros e Custodios, o conhecimento mútuo e a escuta fraterna, elementos fundamentais para a vida da Ordem.

         No primeiro dia, o Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, partindo do chamado do profeta Elias (1 Reis 17:1-24), deteve-se sobre o significado do chamado ("Não somos os salvadores da Província... antes, somos chamados a acompanhar uma parte do seu caminho"), o confronto entre ideal e realidade ("A margem entre o ideal evangélico e a realidade concreta é muitas vezes muito tênue e sofremos porque não é fácil encontrar aqui mesmo um espaço de ação e de mudança"), a escuta do Espírito ("A escolha renovada da nossa identidade de irmãos e menores, centrada na relação com Deus e na vida de comunhão fraterna para a missão entre e com os pobres, é isso que o Espírito nos pede com força"), dando depois três indicações de como agir no futuro, feito de luzes, mas também de sombras.

         O dia terminou com a oração das vésperas e a Eucaristia celebrada pelo Vigário Geral, Frei Ignacio Ceja, que em sua homilia também lembrou a importância do chamado, "como animadores dos irmãos", para serem testemunhas da beleza da vocação, ajudando-se mutuamente a realizá-la, sem temer as dificuldades que certamente terão que ser enfrentadas, mas com paciência, o mesmo que Deus tem para com os homens. O Irmão Ignácio concluiu com uma referência à felicidade a que o Evangelho chama: "Felicidade verdadeira, profunda, que às vezes passa pela dor e pela renúncia, mas é fecunda na vida".

         Nos dias que se seguiram, realizaram-se reuniões com os vários Secretários e Funcionários da Cúria; Os novos ministros também tiveram uma conversa pessoal com o ministro geral, visitaram alguns escritórios da Cúria e da Pontifícia Universidade Antonianum. Um dia inteiro foi dedicado ao tema da Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, com o objetivo de introduzir uma política e código de conduta em cada Entidade da Ordem.


         Em sua homilia eucarística de 17 de maio, o Frei Massimo comentou o Evangelho de João: "Escutamos o diálogo entre o Ressuscitado e Simão, a quem Jesus confere o mandato de autoridade. O centro não é o poder, mas o amor, que amadurece na relação pessoal entre Jesus e Simão. O nosso é um ministério de amor e misericórdia, segundo São Francisco. Porque? Vem de uma relação pessoal com Jesus, que significa conhecimento, familiaridade, amizade, recíproca, um hábito que cresceu em meio a muitos acontecimentos, inclusive a traição. Jesus chama Pedro pelo nome e pede-lhe "mais amor". Pedro não pôde dar a vida pelos irmãos. Na verdade, a autoridade não nasce da boa vontade."

         No sábado, 18, os novos ministros concluíram o encontro com uma peregrinação a Assis.

Fonte: ofm.org
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma