Encontro de frades de Vocação Laical acontece em Ipuarana refletindo sobre os 800 anos da Regra Bulada no contexto sinodal
O encontro já tem tradição no calendário e reuniu nos dias 17, 18 e 19 frades provindos de todo o território provincial para momentos de convivência, reflexão e oração partindo do da regra que é a medula do evangelho para os menores.
Notícias
20.07.2023 08:46:39 | 3 minutos de leitura

Vindos de vários lugares da província, frades de vocação laical, noviços e outros irmãos de Ordem se reuniram no Convento Santo Antônio de Ipuarana na perspectiva de como uma grande teia traçar em um caminho de unidade em meio a um contexto sinodal uma reflexão a respeito deste modo de vida dentro da Ordem dos Frades Menores a partir do tema: “Celebrando os 800 anos da Regra de São Francisco no contexto sinodal”. O encontro deu início na tarde do dia 17 e seguiu até o dia 19 de julho.
A assessoria do encontro foi realizada por Dom Frei Severino Batista, OFMCap que entre tantas partilhas convidou os religiosos a verem a Regra como Palavra de Deus e a entender a vida de frades menores é uma vida de comunhão, participação e missão, sendo assim segundo o frade capuchinho é preciso cada vez mais encarnar no dia a dia o que é próprio do carisma: ser irmãos. Lembrando as palavras de Frei Michael Perry sobre a necessidade de uma comunicação e diálogo fraterno dentro da Ordem entre os diversos grupos, Dom Severino enfatizou que é preciso entender cada vez mais a identidade de nossa Ordem, que não é uma ordem de clérigos, mas de irmãos e carregando esta convicção, nos tornamos cada vez mais sinodais.
Resgatando os fatos históricos em torno da composição da Regra oficial e o que levou a escrita de cada capítulo, o assessor lembrou aquilo que os franciscanólogos dizem com unanimidade: “A Regra Bulada, trata de uma obra de Arte, uma arte do Espírito. Pois diante de tantos processos é possível ver que foi o Ministro Geral que conduziu todo a sua construção” e passando por cada capítulo do texto o frade frisou que a celebração do centenário franciscano deve nos levar a conhecer melhor a Regra Franciscana, refletir sobre qual lugar tem em nossa vida e até que ponto estamos assumindo em nossa vida cotidiana.
Os dias de programação proporcionaram ainda um encontro entre gerações. Nos espaços a contribuição e partilha mútua de frades mais idosos, com frades noviços tornou o encontro um verdadeiro despertar vocacional trazendo à tona que mesmo em meio às diferenças dentro da Ordem, a regra comum une a todos no espírito de Francisco de Assis.
A programação do encontro contou ainda um momento de visita ao Santuário de Padre Ibiapina, localizado em Solânea na Paraíba. Ao chegar ao espaço memorial dedicado ao santo, os frades puderam conhecer melhor a vida dedicada ao Servo de Deus com a ajuda das Irmãs da Caridade do Preciosíssimo Sangue que realizam um trabalho na localidade. A visita foi concluída com a participação na Santa Missa na capela dedicada a Santa Ana, que tradicionalmente é celebrada pelos fiéis com um tom festivo a cada dia 19, lembrando o dia do falecimento do padre.
O olhar dos Irmãos de vocação Laical se dirige também agora para os encontros que serão realizados em nível de Conferência e Mundial. De 5 a 11 de novembro deste ano, acontece em São Paulo com a realização da CFMB e Cone Sul o encontro para Irmãos Leigos e em 2025 em nível de Ordem.

Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil