Encontro Vocacional em Fortaleza reflete sobre o chamado de Deus presente nas Sagradas Escrituras
Da passagens dos textos bíblicos a realidade prática, os vocacionados acompanhados por Frei Marcondes em Fortaleza refletiram no último final de semana de junho sobre como se dar o chamado de Deus, ainda hoje.
Notícias
27.06.2023 14:26:53 | 3 minutos de leitura

Com a temática: “o chamado de Deus”, nos dias 24 e 25 de junho aconteceu no Convento Nossa Senhora das Dores no bairro Otávio Bonfim em Fortaleza, CE o encontro vocacional do mês de junho, ministrado pelo Promotor Vocacional Frei Marcondes Uchôa e acompanhado dos demais frades que compõem aquela Fraternidade.
Participaram do encontro os Aspirantes: Ismael Lima, Wedson Carvalho e Vaslen Freitas. Com as reflexões propostas pelo formador, os aspirantes puderam contemplar a palavra de Deus tão amada por Nosso Pai São Francisco à luz de algumas passagens do Santo Evangelho que traziam presente como Deus se manifestava as pessoas a quem ele queria chamar para cumprir um propósito, diretamente a alguns profetas como, Moisés, Jeremias e Isaías. A importância desse caminho de estudos propõe um olhar direcionado para as formas de como Deus se comunica na história para estender ao seu povo expressões de amor e misericórdia.
Os estudos iniciaram-se no contexto da “vocação de Deus”, no sentido de que Deus se manifesta sempre em um tempo, lugar e circunstância para acompanhar e salvar o seu povo. Do antigo ao novo testamento a presença de Deus é constante e se manifestou especialmente na encarnação do Verbo, na Sagrada Eucaristia e na Paixão de Nosso Senhor, tríplice devoção de Pobrezinho de Assis. Na sequência desse período formativo, os vocacionados puderam se debruçar sobre a proposta de uma atividade de leitura da palavra, para realizar um exercício de interpretação pessoal das leituras bíblicas e depois fazer este mesmo exercício de maneira coletiva para chegarem a uma ideia comum.
Na tarde do sábado, dia da celebração da Natividade de São João Batista, ocorreu uma visita à Casa da Pastoral do Povo da Rua, órgão acompanhado regularmente pelos Frades menores de Fortaleza. Na ocasião se celebrou com grande júbilo junto ao povo da rua os 15 anos da Casa Dom Luciano Mendes, cedida pela Arquidiocese de Fortaleza para dar suporte a Pastoral e ainda os 58 anos de vocação sacerdotal de Pe. Lino Allegri. Seu exemplo inspirou os Aspirantes que voltaram para o convento com um sentimento de responsabilidade e amor pelos mais necessitados.
No domingo, iniciado com a Santa Missa nas primeiras horas da manhã, continuou-se as reflexões com a apresentação do relatório comum feito pelos aspirantes no dia anterior sobre as proposições já citadas. Um momento muito especial também marcou este dia, quando em meio à programação estava uma partilha espontânea e descontraída com o Guardião do Convento, Frei Walter Schreiber, que expressou sua experiência, indicou caminhos e deu valiosas “dicas” de como viver da melhor maneira o período de discernimento vocacional.
E ao final foram marcadas as próximas datas dos futuros encontros do corrente ano. Encerramos este momento pedimos ao Bom Deus que abençoe e conduza o caminho desses jovens com a oração de São Francisco diante do Crucifixo de São Damião. “Ó glorioso Deus altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me, Senhor, bom senso e discernimento, a fim de que possa cumprir a tua verdadeira e santa vontade. Amém.”
Fonte: Aspirantes do Regional Ceará - Vaslen Freitas