Encontros da Ordem em Assis convidam à refletir a missão “na esteira” da Esperança

Encontros do Capítulo das Esteiras e Conselho Plenário da Ordem movimentam a caminhada da Ordem convidando a refletir sobre a missão franciscana rumo ao Capítulo geral de 2027

Notícias

10.06.2025 09:53:24 | 5 minutos de leitura

Encontros  da Ordem em Assis convidam à refletir a missão “na esteira” da Esperança

      Em um dia cheio de significado para a Ordem dos Frades Menores, o Capítulo das Esteiras concluiu-se no Domingo de Pentecostes . 

      O dia começou com a apresentação e votação do Documento Final ; posteriormente, o Secretário do Capítulo, Frei Juan Isidro Aldana , agradeceu a todos os participantes e colaboradores que o tornaram possível. 

      Mais tarde, o Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli , em seu discurso final, expressou sua satisfação com o andamento do Capítulo, enfatizando que este encontro havia aberto "uma nova luz sobre o próprio carisma". O Ministro enfatizou a importância de manter viva esta dinâmica sinodal dentro da Família Franciscana, de diálogo e escuta, indicando que esta experiência influenciará a preparação do próximo Capítulo Geral.


      O Capítulo concluiu-se com a solene Eucaristia na Basílica de Santa Maria dos Anjos, presidida pelo Vigário Geral, Frei Ignacio Ceja . Durante a homilia, ele recordou o profundo significado de celebrar este momento na Porciúncula, onde São Francisco pediu que os Ministros da Ordem se reunissem a cada três anos. Ele também acrescentou: “Reunimo-nos esta semana aqui perto da Porciúncula, durante estes dias da novena de Pentecostes, para nos ouvirmos, dialogarmos e discernirmos em espírito sinodal sobre a nossa vida e missão hoje, para que possamos ser verdadeiramente um sinal profético para o nosso mundo.”

      O Capítulo reuniu 150 participantes de diferentes partes do mundo, entre religiosos e leigos, que trabalharam juntos em espírito sinodal para discernir a vida e a missão da Ordem no mundo de hoje. Este encontro demonstrou que, como enfatizou o Frei Cesare Vaiani , “o Espírito de Pentecostes nos ajudou” a superar as barreiras linguísticas e culturais.

Conselho Plenário rumo ao Capítulo Geral de 2027

      Na solenidade de Pentecostes, a Porciúncula acolheu o início do Conselho Plenário da Ordem (CPO), que teve início imediatamente após a conclusão do Capítulo das Esteiras .

      O encontro começou com o relatório do Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, OFM, que enfatizou que o CPO nasceu da graça do Capítulo Internacional das Esteiras, concluído no mesmo dia. Durante sete dias, frades, religiosos e leigos da Família Franciscana de todos os continentes refletiram sobre o carisma, a fraternidade (comunhão) e a missão em nosso tempo.

      O Ministro-Geral enfatizou que “não podemos nos limitar a manter o que recebemos, nem continuar a nos contentar com ajustes marginais. Precisamos da audácia de repensar nossa forma de ser uma Fraternidade internacional e local, nossa estrutura e nossa capacidade de maior colaboração”.


      O Frei Massimo também falou sobre a necessidade de renovar a formação inicial e os encontros com os jovens, de realizar uma revisão da Ratio Formationis Franciscanae e de adaptar o Definitório Geral à nova geografia franciscana. Indicou ainda que temas cruciais são esperados para o Capítulo Geral de 2027, como a identidade franciscana na mudança de época, o Governo da Ordem e o papel das Conferências na autêntica corresponsabilidade.

      Em seguida, Irmã Chiara Codazzi apresentou uma síntese do Documento Final do Capítulo das Esteiras, destacando a importância da abertura ao Espírito Santo como protagonista do caminho. “Foi Ele quem inspirou a forma de vida franciscana e só Ele pode vivificá-la, renová-la e abrir novos horizontes”.

      Este Conselho Plenário marca um momento importante para discernir os passos necessários para o futuro da Ordem, especialmente em vista do Capítulo Geral de 2027.

      O segundo dia de Trabalhos do CPO explorou temas fundamentais para o futuro da Ordem. O dia começou com a celebração das Laudes e da Eucaristia em grupos linguísticos nas capelas da Basílica de Santa Maria dos Anjos. Durante a manhã, o Vigário Geral, Frei Ignacio Ceja, apresentou uma avaliação detalhada dos mandatos e orientações do Capítulo Geral de 2021. Posteriormente, o Frei Cesare Vaiani , Definidor Geral, abordou o tema do acompanhamento no decrescimento e na transformação das Entidades. Sua análise concentrou-se no fenômeno da diminuição numérica e suas implicações estruturais, apresentando uma reflexão histórica sobre como a Ordem respondeu a esses desafios nas últimas décadas.

Ao meio-dia, o Definidor Geral , Frei John Wong, fez uma análise da estrutura das Conferências da OFM, enfatizando seu papel como fórum de coordenação e colaboração regional. Essas estruturas servem como pontos de encontro para os Ministros Provinciais se reunirem e discutirem questões de importância para a Ordem. As intervenções foram concluídas com o Definidor Geral, Fr. Konrad Cholewa , que apresentou uma reflexão sobre o número de Definidores Gerais e o funcionamento do Definitório, levantando questões importantes sobre a estrutura de governo e sua adaptação às necessidades atuais da Ordem.


O trabalho do dia foi concluído com sessões de grupos de trabalho, permitindo aos participantes aprofundar os temas apresentados e preparar propostas concretas para o futuro da Ordem.




Fonte: ofm.org | Org: Frei Roberto Alves
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma