Encontros Vocacionais no Regional do Ceará e Rio Grande do Norte e da Bahia

Acompanhe a partilha do vocacionado Wedson Carvalho e Victor Franklin acerca dos encontros vocacionais realizados no último dia 22, 23 e 24 de Março no Convento de Santo Antônio em Canindé no Ceará e no Convento São Francisco em Salvador na Bahia respectivamente.

Notícias

26.03.2024 15:09:38 | 2 minutos de leitura

Encontros Vocacionais no Regional do Ceará e Rio Grande do Norte e da Bahia

          Entre os dias 22 á 24 de março (sexta á domingo) ocorreu em Canindé o  encontro vocacional do SAV Ceará-Rio Grande do Norte com os animadores Frei Elivânio e Frei Roberto e os vocacionados Eduardo (Mossoró), Giovani (Mossoró), Vaslen (Canindé) e Wedson (Mossoró). O encontro se destina a jovens que buscam conhecer e trilhar o caminho de uma vida consagrada (vocação religiosa e de vida fraterna) de modo especial com a fonte e exemplo de São Francisco de Assis o nosso Pai Seráfico. Sendo assim os encontros são uma porta de entrada e de conhecimento utilizada pela Província de Santo Antônio no Brasil da Ordem dos Frades Menos (OFM) para os jovens os quais Deus chamou de modo ardente a buscar empregar uma vida dedicada ao amor, a fraternidade, ao trabalho e a oração bem notando as observâncias da vida e regra de São de Francisco de Assis.

          Na ocasião no dia 22 (sexta-feira) a primeira ação do encontro após a boa e calorosa acolhida dos jovens foi a oração da Via-Sacra com a comunidade de Santa Luzia. Tomando nota que o pilar da contemplação da paixão do Divino Jesus é essencial na vida de um frade menor. Logo após a imersão nos mistérios da paixão os jovens retornaram ao convento e conheceram lugares de oração, refeição, recreação e também os devidos aposentos.

          Na alvorada do dia 23 (sábado) os 4 jovens dedicaram as suas primeiras palavras, pensamentos e atividades para o Senhor Jesus com a oração das laudes com a fraternidade de Canindé, tendo assim o sentido da vida em fraternidade e sempre recordando do verdadeiro oferecimento (doação) de si para o trabalho sabendo que as forças não esta na carne de quem trabalha mas na alma de quem é enamorado de Deus, não podendo esquecer-se também no início da manhã e ao decorrer desse dia da Mãe de Jesus a advogada de nossa ordem A Virgem Maria da Imaculada Conceição.


          Logo após começamos nossos estudos sobre as temáticas iniciais do chamado de Deus a uma vocação sob o olhar da legenda dos três companheiros ageografia de São Francisco e a palavra do santo padre João Paulo II ("A vida como vocação" mensagem do santo padre para o XXXVIII dia mundial de oração pelas vocações). Iniciamos as leituras e contemplamos entre nós e também no mais íntimo dos corações, com a boa e abrasante graça de Deus se perdurou pela manhã completa até a hora da retirada para o refeitório. Assim ficando como palavra contemplativa para ao logo do dia a dia: ‘Não perca de vista seu ponto de partida, conserve o que você tem, faça o que está fazendo e não o deixe mas, em rápida corrida, com passo ligeiro e pé seguro, de modo que seus passos nem recolham a poeira, confiante e alegre, avance com cuidado pelo caminho da bemaventurança. Não confie em ninguém nem consinta em nada que queira  afastá-la desse propósito, que seja tropeço para o cumprimento de seus  votos ao Altíssimo na perfeição em que o Espírito do Senhor a chamou.’ (Na Segunda Carta a Inês de Praga, 11-14)

          No refeitório com toda a fraternidade reunida na hora  plena de sábado comemoramos o aniversario natalício do Frei  José Domingos de Barros e o vocacionado Wedson Carvalho. Sendo nós vocacionados banhados com as inúmeras graças das fontes francisclarianas nos momentos de contemplação e nas conversas pessoais com os animadores vocacionais decidimos visitas as damas pobres de São Francisco, as nossas Irmãs Clarissas (OSC) de Canindé. Onde rendeu muita graça, desejo de santidade, palavra de perseverança, risadas sinceras e oração com as virtuosas irmãs.

          No poente do dia, agraciados pela visita ao convento das irmãs nos dirigimos a santa missa na igreja matriz de Nossa Senhora das Dores. Retornamos ao convento para o nosso recreio, onde tivemos um momento de troca de experiências, diálogos com histórias de vida e muita alegria, para finalizar a longa noite sendo nós movidos pelo espírito de boa espera da semana santa começamos a manufaturar os ramos que seriam utilizados no outro dia.

          No santo dia do Senhor (24) todos nós fomos em direção ao Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé para a santa missa de ramos e a grande abertura da semana santa a grandiosíssima semana de nossa fé. Além disso pudemos conhecer o santuário e suas instalações. O encontro encerrou-se após a boa manhã e uma conversa geral no horário da tarde, ende pudemos ver os pontos negativos e positivos, além de analisar o andamento e metas dos próximos encontros vocacionais. Após o almoço e um descanso durante a tarde retornamos em paz porém pensativos a nossa rotina, vendo a nobreza da pobreza, a alegria das dificuldades em fraternidade e as contradições e impossíveis que o Divino Senhor pode realizar.


Vocacionados da Bahia  refletem sobre a vida em fraternidade

          Nos dias, 08, 09 e 10 de março, aconteceu no Convento São Francisco em Salvador - BA, o primeiro encontro vocacional franciscano do ano de 2024. Ao lado dos nossos promotores vocacionais Frei Mateus Jansen e Frei José Carlos, houve a acolhida dos vocacionados de Campo Formoso que irão participar dos encontros em Salvador. 

          Neste período de comunhão fraterna, tivemos momentos de formações no sábado, a qual foi mencionado o tema: " Chamados a viver uma fraternidade de Menores", nos trouxe uma experiência de conhecimento do carisma e nos fez conhecer um pouco a vida em fraternidade. Esteve presente no encontro o  psicólogo, que esta junto conosco nos avaliando e dialogando sobre o nosso bem-estar emocional durante todo o processo. No domingo aconteceu também o primeiro encontro da CFFB (Conferência da Família Franciscana no Brasil), com o tema: A cruz Franciscana, expressão e modelo de amor livre. Foram momentos cheios de alegria, onde pudemos conhecer mais de perto a família franciscana.  Rendemos graças ao nosso  Bom Senhor pela vida de cada membro desta família e roguemos para que continue os dando força e saúde. 

Fonte: Vocacionados Wedson Carvalho e Victor Franklin
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma