Experiência Fraterna na Fazenda do Sol em Campina Grande/PB.

O Noviciado partilha a experiência Na Fazenda do Sol, um instituição que acolhe jovens dependentes químicos.

Notícias

01.06.2022 21:00:39 | 3 minutos de leitura

Experiência Fraterna na Fazenda do Sol em Campina Grande/PB.

       O Noviciado Comum teve a oportunidade de fazer uma experiência de profunda convivência e troca de experiências com os jovens acolhidos pela Fazenda do Sol em Campina Grande. A instituição trabalha no resgate e tratamento de dependentes químicos de todo Estado da Paraíba, bem como de cidades vizinhas de outros Estados. O encontro aconteceu no dia 17 de maio e foi promovido como proposta formativa e missionária da etapa.

A maioria dos noviços não havia tido oportunidades anteriores de interação com pessoas nessa situação, por isso o encontro serviu como inspiração e motivação na caminha vocacional de cada um. O momento iniciou com uma interação entre os grupos e teve seu ponto alto com as conversas que cada noviço pôde estabelecer com os acolhidos, onde mergulharam nas histórias de vida e nas situações que os levaram a chegar na situação atual. Além de exercitar a escuta e a acolhida de cada um como dom precioso, se teve também a possibilidade de falar sobre a vida e a vocação de São Francisco, como proposta de conversão e mudança de vida. Neste sentido, a figura de Francisco emergiu como um modelo de acolhida, ele que em sua época abraçou e acolheu as lepras existências de seu contexto.

A vida cotidiana dos acolhidos está pautada em três princípios, que eles mesmos fizeram questão de aludir. A oração, o trabalho e a convivência dão a tônica do dia a dia na Fazenda. Dentre esses pilares a vida de oração foi mais tocada e enfatizada, pois, segundo eles, é ela quem dá o sustento e as bases mais sólidas para encarar o período de tratamento. Também os acolhidos são inseridos na vida da Igreja e dos Sacramentos, tendo a oportunidade de realizar uma restauração completa de suas vidas, haja vista que são curados do corpo e do espírito. Também são capacitados profissionalmente por meio de cursos e atividades que visam reintegrá-los na vida social no pós-tratamento.

A visita culminou com a celebração Eucarística, onde o Pão da Vida foi partilhado por todos. Os acolhidos cantaram, ao final, o hino da instituição, momento de grande comoção para todos os presentes, inclusive para as pessoas da comunidade que integram a vida do lugar.

  Além disso, o Noviciado foi provocado, ao longo da quaresma, em fazer um gesto concreto de desprendimento, onde cada noviço se despojou de algum objeto, ou peça de vestuário, em favor dos mais necessitados. Todo o arrecadado foi entregue na fazendo no final do encontro junto com materiais de higiene pessoal partilhado pela comunidade que frequenta o convento de Lagoa Seca.

Noviciado Franciscano

Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma