Festa de Nossa Senhora das Dores em Canindé convida os fiéis a aprofundar o mistério da Eucaristia

A Festa acontece na conhecida Igreja das Dores e tem sua programação transmitida pela TV Santuário de São Francisco das Chagas, sempre às 18h.

Notícias

07.09.2022 13:41:31 | 4 minutos de leitura

Festa de Nossa Senhora das Dores em Canindé convida os fiéis a aprofundar o mistério da Eucaristia

         Em Canindé, além da missão junto ao Santuário de São Francisco das Chagas os frades exercem um serviço a mais de 200 anos junto a Paróquia que tem o mesmo padroeiro, mas que celebra de 6 a 15 de setembro a Festa da padroeira da Igreja Matriz, Nossa Senhora das Dores. Os Festejos deste ano têm como tema, Mãe das Dores ensina-nos a viver da Eucaristia.

        A reflexão feita durante todos estes dias, deseja proporcionar a todos os fiéis um maior amor a Jesus Eucarístico e uma das formas de fazer com que tal interesse por este sacramento aconteça, é a programação dos Festejos que traz um momento Eucarístico do dia 7 a 14 sempre às 11h onde junto com cânticos, orações e a benção os fiéis aprofundam ainda mais sua vida neste mistério da fé.

        A programação religiosa segue às 18h com a Meditação das sete dores de Nossa Senhora, seguida da Celebração Eucarística. Após um momento religioso os fiéis encontram várias formas de contribuir com os festejos, inclusive com algumas obras da paróquia como a reforma do telhado do Centro Pastoral.

        A Missa de abertura foi presidida pelo pároco Frei Edson da Silva Mendes e dirigindo algumas palavras depois da Liturgia da Palavra lembrou ao povo que é preciso amar cada vez mais e escutar a Palavra de Deus assim como fez os Apóstolos escolhidos pelo Senhor narrados no Evangelho. “É preciso a gente se entregar ao serviço que Deus nos chamou, pois estes homens passaram pelo mundo fazendo o bem como fez Jesus,” frisou o celebrante.

        Virgem da Esperança

        A cada noite da Novena será refletido as diversas invocações dirigidas a Nossa Senhora das Dores. No primeiro dia o título refletido foi: Virgem da Esperança. “Nossa Senhora é a mulher da esperança, pois ela teve esta confiança e realizou em sua vida aquilo que o Senhor deu como missão. Viu seu Filho nascer e até no alto da cruz, Nossa Senhora esperou contra toda esperança ao ver seu filho ensanguentado e crucificado”, lembrou o frade.

        Frei Edson recordou ainda que, “assim como tantas mães, Maria traz esperança em seu coração. Ela trazia a certeza que mesmo diante de tantas tribulações o seu Filho ressuscitaria para nunca mais morrer”. E pediu “Nós devemos crescer nessa esperança, a esperança cristã de dias melhores, de uma vida mais santa entregue nas mãos de Deus.” Fazendo ainda um resgate histórico em sua homilia, Frei Edson apresentou que o povo brasileiro é um povo de esperança. “Desde 1500 quando a esquadra de Cabral chegou ao Brasil, vinha junto com os navegantes a imagem de Nossa Senhora da Esperança, pois naquele tempo os homens não sabiam se voltariam para suas famílias, mas traziam consigo a devoção mariana que já era presente em Portugal para ter bom êxito na missão.” Frisou o frade. A partir deste contexto, o pároco lembrou que “A primeira imagem cultuada em nosso País traz esse título e assim nosso País traz esta esperança porque aprendeu de Maria a confiar em Deus”.

        Imagem Peregrina e um ícone visita a casa das Famílias dos paroquianos

        Neste ano a programação da Festa traz ainda a visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora das Dores juntamente com um ícone desta mesma devoção vindo de Jerusalém Terra Santa visitando a casa das Famílias dos paroquianos.

        Segundo o pároco Frei Edson, a visita é uma forma de fazer com que os canindeenses não percam esta devoção a Virgem Maria tão singular. “O ícone da mãe dolorosa veio direto de Jerusalém e nos unimos aos frades que estão junto ao Santo Sepulcro fazendo com que ela esteja cada vez mais junto das dores de nossas famílias."

        O frade convidou ainda a todos os fiéis para visitarem as famílias e participarem da recitação do Santo Terço sempre às 16h nas casas das famílias. 

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: PASCOM - Paróquia São Francisco das Chagas Canindé, CE
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma