Festejos de São Francisco dão início a partir deste sábado no território Provincial

Carregando fortes marcas do carisma franciscano as comunidades da Provincial buscam através de celebrações e momentos sociais propagar o carisma deixado pelo Santo de Assis.

Notícias

23.09.2022 09:21:18 | 3 minutos de leitura

Festejos de São Francisco dão início a partir deste sábado no território Provincial

       No próximo dia 4 de outubro celebramos com alegria o dia do fundador da Ordem dos Frades Menores e inspirador de tantos na busca da vivência da Paz e do Bem. Francisco nasceu em Assis em 1181|82 e após ouvir a voz de Deus que o chamava para o seu seguimento deixou a casa paterna e com os irmãos tomou como regra de vida o Evangelho de Jesus Cristo. Celebrar este santo tão popular no calendário da Igreja e que tem um espaço especial também na vida daqueles que não professam a fé católica, é celebrar o testemunho e se comprometer em seguir o seu exemplo.

       Presente no Brasil há mais de 500 anos, os Frades Menores buscam celebrar e alimentar a devoção a São Francisco a partir da propagação do carisma. Umas destas maneiras de celebração são os festejos dedicados ao santo que fazem parte da programação religiosa das Paróquias franciscanas de nossa Província espalhadas do Ceará a Bahia. Cada tema refletido, cada momento celebrado é uma oportunidade de renovação da fé e de um compromisso com o Evangelho.
Confira algumas programações abaixo e como você pode encontrar uma Festa de São Francisco perto de você:

Paróquia São Francisco de Assis em Campina Grande, PB: A Festa tem início no próximo dia 24 de setembro e segue até o dia 4 de outubro com o tema “Vai Francisco, e reconstrói a minha Igreja” com as celebrações a partir das 19h.

Convento São Francisco em Olinda, PE: A programação está dividida em quatro dias repletos de atividades. A Festa começa no dia 1º de outubro com Pedal Francisco, exposição, benção dos animais, atrações culturais e Santa Missa e segue até o dia 4.

Convento São Francisco em Salvador, BA: O novenário começa no dia 25 de setembro com as celebrações às 17h e segue até o dia 4 de outubro. A reflexão deste ano será em torno do tema “Na mesa com São Francisco, queremos aprender a partir e repartir o pão.".

Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas em Canindé, CE: Por conta do período eleitoral, a Festa dará início no dia 6 de outubro e seguirá até o dia 16 do mesmo mês. Após dois anos de celebrações virtuais, o Santuário de portas abertas acolhe os romeiros e devotos que chegarão para refletir o tema “São Francisco nos ensina a viver a sabedoria do Evangelho".

Paróquia Nossa Senhora das Dores em Fortaleza, CE: A Festa tem seu início marcado para o próximo dia 25 de setembro e segue até o dia 4 de outubro convidando a todos a refletir “A exemplo de São Francisco nossa missão é educar para a vida de comunhão e participação”. A programação conta com as celebrações sempre às 19h além do momento de convívio fraterno após as novenas com música e barracas.

Paróquia Imaculada Conceição em Mossoró, RN: As festividades acontecem na Comunidade Belo Horizonte que fica localizada no território paroquial e tem seu início marcado para este sábado (24) seguindo até o dia dedicado a São Francisco. O tema refletido será “São Francisco ensina-nos a ver Cristo na pessoa do irmão”

Paróquia Santo Antônio em Aracaju, SE: A festa que tem início no dia 25 de setembro e segue até o dia 4 de outubro tem como tema “São Francisco, mestre a cultura do cuidado e do encontro”. Às 18h30 os fiéis que frequentarem a Igreja do Espírito Santo recitarão a Coroa Franciscana e em seguida participará da Santa Missa trazendo todos os dias um gesto concreto para celebração.

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: PASCOM - Paróquia Nossa Senhora das Dores Fortaleza, CE
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma