Festa de São Francisco em Salvador convida fieis a partilha

A Festa que deu início no dia 25 de setembro repleta de atividades e teve sua conclusão no dia 4 de outubro contando com uma multidão frequentando a programação solene.

Notícias

05.10.2022 23:48:03 | 3 minutos de leitura

Festa de São Francisco em Salvador convida fieis a partilha

São Francisco de Assis com sua simplicidade conquistou o coração de todos e, por isso, é um dos santos mais venerados pelos católicos e que é reverenciado até por outras religiões. Como fundador de três ordens religiosas e baluarte de tantas congregações, grupos, movimentos, cidades e paróquias, ele se torna um exemplo a ser seguido por aqueles que querem viver fielmente o Evangelho de Cristo.


Os festejos ao Pobrezinho de Assis estão espalhados por inúmeros cantos do mundo e a Fraternidade de Salvador, que o tem como seu patrono, não poderia deixar passar em branco. Durante o novenário iniciado no dia 25 de setembro, foram celebradas missas, houve quermesses e um encontro muito especial com representantes de inúmeras religiões.


Ocorrido na quinta-feira dia 29 de setembro e iluminado pelo tema da festa que nos exortava a "Na mesa com São Francisco, queremos aprender a partir e repartir o Pão", foi um momento muito significativo já a partir do ambiente que tinha ao centro uma mesa com pratos vazios, recordando as tantas fomes que os menores da sociedade sofrem ainda hoje. Pudemos escutar inúmeras falas muito significativas como a de uma representante dos povos originários que fazia ecoar o grito daqueles que já estavam aqui quando os europeus chegaram para colonizar o nosso território; de uma jovem do MST que nos recordava a fome de tanta gente que não tem terra para tirar o sustento; e até de uma senhora que carrega no corpo as marcas e as dores de quem vive em situação de rua…


Com esse encontro interreligioso, revivemos o que o próprio Francisco viveu e, mediante o seu exemplo, chegamos ao dia de sua solenidade: dia 04 de outubro. Em Salvador, celebramos a Eucaristia em três horários, sendo que a missa das dez horas da manhã foi presidida por Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar de Salvador. A igreja esteve repleta de gente durante todo o dia, onde também participaram das orações do Ofício dos Pai-Nossos e da Coroa Franciscana.


Dentre as novidades, houve o gesto concreto da festa em que os fiéis se comprometeram a trazer alimentos para aqueles que têm fome, enquanto os frades lhes retribuíam com uma miniatura de São Francisco, talvez como uma forma de recordar que esse compromisso de dar pão a quem tem fome é bem maior que nós imaginamos.


Por fim, os festejos encerraram com uma procissão que saiu da Igreja da Ordem Terceira de São Domingos, no Terreiro de Jesus, percorrendo algumas ruas do Centro Histórico e concluindo com a Missa de encerramento na Igreja Conventual presidida por Frei Pedro Júnior, guardião da Fraternidade local. Estavam presentes membros de algumas congregações franciscanas, frades menores capuchinhos, irmãos e irmãs da OFS, da Pia União de Santo Antônio, da Irmandade de São Benedito e da Devoção de São Jorge, dentre tantos outros que abrilhantaram a festa.

Fonte: Frei Bruno Henrique, OFM
Imagem: Frei Luiz Antônio, OFM
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma