Festa de São Gonçalo é celebrada em São Francisco do Conde com Novena Peregrina

A comunidade religiosa em São Francisco do Conde celebra seu padroeiro São Gonçalo do Amarante, de 18 a 28 de janeiro e tem como tema central: "Celebrando São Gonçalo para crescer na vocação, comunhão e missão."

Notícias

19.01.2023 15:08:09 | 2 minutos de leitura

Festa de São Gonçalo é celebrada em São Francisco do Conde com Novena Peregrina

        Junto com a construção do Convento Santo Antônio no pequeno lugarejo localizado no recôncavo baiano na cidade de São Francisco do Conde, foi se formando uma cidade que logo também sentiu a necessidade da construção de uma capela que foi dedicada a um frade dominicano português que viveu no século XIII, São Gonçalo do Amarante. Desde esta época, a devoção foi se espalhando por entre o povo franciscano e firmada entre as tradições da comunidade local.
 
        As expressões de fé perpassou pelos séculos e hoje ainda movimenta a fé ao santo em torno da Igreja Matriz localizada no centro da cidade. Na certeza que esta devoção também se espalha pelas diversas comunidades do município, a Festa dedicada ao santo dominicano neste ano, ganhou um formato diferente. O novenário acontece pelas comunidades da Paróquia convidando a refletir sobre o principal objetivo do processo sinodal convocado pelo Papa Francisco e o ano vocacional celebrado no Brasil que convida a crescer na vocação, comunhão e missão.

        Frei Rogério Rodrigues, pároco da comunidade local, ressaltou que o objetivo deste formato de novenário é fazer com que a comunidade localizada no centro do município, se desinstale do seu comodismo, saia da rotina diária e se dirija às comunidades. Outro ponto de novidade é a maior quantidade de dias, tendo em vista que antes era celebrado um Tríduo em honra ao padroeiro. 

        Seguindo a sua homilia, o pároco refletiu sobre o tema da festa convidando a partir dos verbos presentes aos paroquianos assumirem com alegria o testemunho de vida do padroeiro, para que assim haja um crescimento da fé e um comprometimento com o batismo e a comunidade em geral. "Não percamos a oportunidade de celebrar São Gonçalo buscando crescer vocacionalmente nesta busca da comunhão e se tornando cada vez mais missionário no testemunho da vocação do chamado que nós recebemos." concluiu Frei Rogério.

        A programação do Novenário que deu início neste último dia 18 com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz, segue até o dia 28 de janeiro. A partir de hoje as celebrações e novena são divididas pelas comunidades, São Bento, Santa Rita, Nossa Senhora de Fátima, Sagrada Família e Jesus Misericordioso. Em outros dias (22, 25,26, 27 e 28) as celebrações acontecem na Igreja Paroquial com transmissão pelos meios de Comunicação.

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: PASCOM - Paróquia São Gonçalo do Amarante
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma