Fonte de São Francisco é reinaugurada no Convento de Olinda

A Fonte, que fica localizada no sítio do Convento, remetida ao Santo padroeiro da Ecologia, é um convite em meio ao passeio para o cuidado com a Criação.

Notícias

26.04.2023 13:44:10 | 3 minutos de leitura

Fonte de São Francisco é reinaugurada no Convento de Olinda

Vários espaços do Convento São Francisco, localizado em Olinda Pernambuco, convidam a um mergulho na história, na oração e na cultura do nosso País.  Além destes pontos, o Convento ainda proporciona uma contemplação da Criação de Deus que se revela também a partir das arvores, água, animais e belas paisagens que circundam o primeiro Convento franciscano do Brasil. 

Saindo um pouco da estrutura da Igreja Conventual, do Claustro, das dependências, da estrutura Física do Convento, damos de Cara, no “pátio”, com uma belíssima vista do mar, permitindo logo sentir a brisa que corre e refresca o passeio. A porta de entrada para o sítio do Convento é uma Fonte que chama atenção para a necessidade de uma maior reflexão sobre o Cuidado com a Criação. Esta mesma fonte, dedicada a São Francisco, foi reinaugurada no último domingo (23), com a ajuda de alguns benfeitores, tornando-se mais um espaço dentro do Passeio que permite uma reflexão concreta e necessária. 
A fonte tem um formato de um tau e foi cavada pelas próprias mãos do Frei Beda Wickermann, OFM. Segundo o guardião, Frei César Lindemberg, este espaço será um Ambiente que irá favorecer, através do contato com o jardim e com alguns animais, tais como patos, pavões e peixes, uma reflexão aos turistas e visitantes sobre a responsabilidade do cuidado com a Casa Comum. 

A benção do novo espaço aconteceu após a Missa das 9h, que foi presidida por Monsenhor Lino, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde está localizada o Convento, e se tornou um momento de conscientização e, ao mesmo tempo, de homenagem ao trabalho realizado pelo frade menor. “Reconhecemos o esforço de Frei Beda. Por anos esta fonte foi um sinal de diálogo, encontro, e queremos que esta fonte nunca cesse no dia a dia daqueles que visitam o nosso Convento, em especial no Brasil em que hoje vivemos e que tão bem o projeto de Frei Beda continua a ajudar”, afirmou Frei César. 

Uma das primeiras visitantes da fonte foi a pequena Marcela e sua Família, que na ocasião recebeu o Batismo na Igreja Conventual. O pedido da Família foi para que ao final da Celebração a pequena fosse consagrada a São Francisco no espaço recém-inaugurado. Assim, a água, que esteve no centro da reflexão, foi lembrada com todo o seu significado, desde sua ligação com os sacramentos e a liturgia da Igreja, como por exemplo a água que é derramada sobre o corpo durante o rito do Batismo como sinal de vida nova (LS 235), passando pelo desejo de Francisco de Assis de imitar a sua transparência e pureza e ainda na importância de uma consciência concreta quanto ao cuidado com ela.

Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma