Frades da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil se reúnem em Lagoa Seca para Primeiro Retiro Provincial 2022

Notícias

18.07.2022 21:27:48 | 1 minutos de leitura

Frades da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil se reúnem em Lagoa Seca para Primeiro Retiro Provincial 2022

O convento de Santo Antônio de Ipuarana – Lagoa Seca, recebeu, ao longo desta segunda-feira (18/07), frades que vieram de diversas partes do Nordeste com o proposito de viver o seu retiro anual. Esse momento é de vital importância para um reencontro com a graça de Deus que fala a nós no silêncio e no recolhimento.

A programação desta segunda-feira contou com um dia de acolhimento aos frades que chegavam ao longo do dia. Depois de um alegre jantar que viu aquecer o frio de Lagoa Seca pelo caloroso reencontro da fraternidade provincial, os frades se dirigiram ao auditório do convento para dar início ao retiro que acontecerá entre 18 e 23 de julho de 2022.

Frei João Amilton dos Santos, Ministro Provincial, após a oração inicial que invocava o Espírito Santo sobre todos nós, fez uso da palavra e admoestou a fraternidade a estar por inteira nesse propósito de recolhimento e oração não permitindo que as tarefas cotidianas nos tirem a graça de viver esse momento de maneira plena. Frei Sérgio Moura, Vigário Provincial, fez votos de bom retiro a todos os confrades e passou a palavra ao Frei Inácio Dellazari que ajudará a todos na possibilidade de fazer essa parada e, em comunhão com toda a Igreja do Brasil que celebrará seu XVIII Congresso Eucarístico Nacional, refletir sobre a Eucaristia na perspectiva franciscana.

Frei Dellazari introduziu o tema nos fazendo compreender o valor da Eucaristia para todos os aspectos da vida. Vida eucarística. É preciso, portanto, aprofundar a nossa compreensão numa perspectiva ampla pois a Eucaristia é banquete que nos reúne para uma vida nova, para a fraternidade e minoridade de um Deus que sempre mais se entrega aos seus irmãos num gesto genuíno desses mesmos valores franciscanos que na Eucaristia encontramos.

Depois das motivações iniciais uma benção foi dirigida aos confrades e se rezou à Virgem Maria. Depois todos foram motivados a recolher-se em silêncio orante já vivenciando a dinâmica dos próximos dias.

Fonte: Frei José Hélio
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma